Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000
Resumo: A dor orofacial (DOF) é apresentada como todo tipo de dor associada aos tecidos mineralizados e não mineralizados da cavidade oral e da face. Já a disfunção temporomandibular (DTM) é definida pela American Academy of Orofacial Pain (AAOP) como um conjunto de distúrbios que envolvem a articulação temporomandibular (ATM) e/ou músculos da mastigação. A DTM apresenta etiologia multifatorial, porém expõe os fatores anatômicos, neuromusculares e psicogênicos como principais. Alunos do ensino médio apresentam elevado risco de desenvolvimento de DTM devido à maior exposição aos fatores psicogênicos associados a esta. O Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) é um instrumento já validado utilizado no diagnóstico desta entidade, que mostrou resultados reprodutíveis para a população brasileira, permitindo a inclusão do Brasil em estudos epidemiológicos transculturais em DTM. Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar através do RDC/TMD a prevalência de sinais e sintomas de DTM em alunos do ensino médio da rede privada no ano de 2014. Método: O formulário RDC/TMD foi aplicado em uma população de 175 alunos, e os dados foram submetidos à análise estatística pelo programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 17, sendo apresentados de forma qualiquantitativa. Resultados: dor na face (23,43%), travamento com limitação de abertura (18,3%), estalido (32%), crepitação (18,9%), bruxismo ou apertamento noturno (10,3%), bruxismo ou apertamento diurno (19,4%), cansaço ou dor na mandíbula ao acordar (17,7%), zumbido (38,3%), alteração oclusal momentânea (18,3%), dor de cabeça/enxaqueca (54,9%). A dor na face foi majoritariamente classificada como recorrente (68.29%) e de intensidade leve. Conclusão: A população estudada apresentou uma alta prevalência de sinais e sintomas de DTM. Destes, o sinal mais referido foi o estalido e o sintoma mais frequente foi a dor de cabeça ou enxaqueca. A maior prevalência de sinais e sintomas de DTM ocorreu no sexo feminino e este apresentou dores que variaram de leves à intensas com episódios recorrentes.
id UFCG_812026599482667e74f4441c2cac4e6b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26000
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.Prevalence of signs and symptoms of temporomandibular disorders in private high school students.Disfunção temporomandibularDor orofacialTranstornos de articulação temporomandibularSíndrome da disfunção da articulação temporomandibularArticulação temporomandibularSaúde PúblicaTemporomandibular disorderOrofacial painTemporomandibular joint disordersTemporomandibular joint dysfunction syndromeEar-jaw articulationPublic healthOdontologiaA dor orofacial (DOF) é apresentada como todo tipo de dor associada aos tecidos mineralizados e não mineralizados da cavidade oral e da face. Já a disfunção temporomandibular (DTM) é definida pela American Academy of Orofacial Pain (AAOP) como um conjunto de distúrbios que envolvem a articulação temporomandibular (ATM) e/ou músculos da mastigação. A DTM apresenta etiologia multifatorial, porém expõe os fatores anatômicos, neuromusculares e psicogênicos como principais. Alunos do ensino médio apresentam elevado risco de desenvolvimento de DTM devido à maior exposição aos fatores psicogênicos associados a esta. O Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) é um instrumento já validado utilizado no diagnóstico desta entidade, que mostrou resultados reprodutíveis para a população brasileira, permitindo a inclusão do Brasil em estudos epidemiológicos transculturais em DTM. Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar através do RDC/TMD a prevalência de sinais e sintomas de DTM em alunos do ensino médio da rede privada no ano de 2014. Método: O formulário RDC/TMD foi aplicado em uma população de 175 alunos, e os dados foram submetidos à análise estatística pelo programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 17, sendo apresentados de forma qualiquantitativa. Resultados: dor na face (23,43%), travamento com limitação de abertura (18,3%), estalido (32%), crepitação (18,9%), bruxismo ou apertamento noturno (10,3%), bruxismo ou apertamento diurno (19,4%), cansaço ou dor na mandíbula ao acordar (17,7%), zumbido (38,3%), alteração oclusal momentânea (18,3%), dor de cabeça/enxaqueca (54,9%). A dor na face foi majoritariamente classificada como recorrente (68.29%) e de intensidade leve. Conclusão: A população estudada apresentou uma alta prevalência de sinais e sintomas de DTM. Destes, o sinal mais referido foi o estalido e o sintoma mais frequente foi a dor de cabeça ou enxaqueca. A maior prevalência de sinais e sintomas de DTM ocorreu no sexo feminino e este apresentou dores que variaram de leves à intensas com episódios recorrentes.The orofacial pain (OFP) is presented as every sort of pain associated with mineralized and non-mineralized tissues of the oral cavity and the face. As to the temporomandibular dysfunction (TMD), it is defined by the American Academy of Orofacial Pain (AAOP) as a set of disorders that involve the temporomandibular articulation and/or mastication muscles. The TMD has a multifactorial etimology, however, it exposes the anatomical, neuromuscular and psychogenic factors as the main ones. High school students show a high risk of developing TMD due to greater exposure to psychogenic factors associated with it. The Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) is an already validated instrument used in the diagnosis of this entity, which has shown reproducible results for the Brazilian population, hence permiting the inclusion of Brazil in the hall of the transcultural epidemiologic transcultural studies on DTM. Purpose: The purpose of the present study was to evaluate, through RDC/TMD the prevalence of signs and symptoms of TMD in high school students of the private system in 2014. Methodology: The RDC/TMD form was handed to a number of 242 students, and the data was statistically analyzed by the Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) software, version 17, and presented in a quali-quatitative manner. Results: facial pain (22.43%), clamping with opening limitation (18.3%), clicks (32%), crepitation (18.9%), bruxism or nightly clenching (10.3%), bruxism or daily clenching (19.4%), fatigue or jaw pain upon waking (17.7%), tinnitus (38.3%), momentary oclusal alteration (18.3%), headache/migrane (54.9%). Facial pain was mostly classified as recurrent (68.29%) and of mild intensity. Conclusion: The individuals in the sample had a high prevalence of signs and symptoms of TMD. The most related sign was the click and the most frequent symptom was headache or migraine. The higher prevalence of signs and symptoms of TMD occurred in females and it consisted in pain ranging from mild to severe with recurrent episodes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGGUEDES, Maria Carolina Bandeira Macena.GUEDES, M. C. B. M.FONSECA, Fátima Roneiva Alves.RODRIGUES, Rodrigo Araújo.VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho.2016-05-102022-06-28T17:29:54Z2022-06-282022-06-28T17:29:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho. Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-28T17:30:35Zoai:localhost:riufcg/26000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-28T17:30:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
Prevalence of signs and symptoms of temporomandibular disorders in private high school students.
title Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
spellingShingle Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho.
Disfunção temporomandibular
Dor orofacial
Transtornos de articulação temporomandibular
Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Articulação temporomandibular
Saúde Pública
Temporomandibular disorder
Orofacial pain
Temporomandibular joint disorders
Temporomandibular joint dysfunction syndrome
Ear-jaw articulation
Public health
Odontologia
title_short Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
title_full Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
title_fullStr Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
title_full_unstemmed Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
title_sort Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada.
author VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho.
author_facet VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUEDES, Maria Carolina Bandeira Macena.
GUEDES, M. C. B. M.
FONSECA, Fátima Roneiva Alves.
RODRIGUES, Rodrigo Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho.
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção temporomandibular
Dor orofacial
Transtornos de articulação temporomandibular
Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Articulação temporomandibular
Saúde Pública
Temporomandibular disorder
Orofacial pain
Temporomandibular joint disorders
Temporomandibular joint dysfunction syndrome
Ear-jaw articulation
Public health
Odontologia
topic Disfunção temporomandibular
Dor orofacial
Transtornos de articulação temporomandibular
Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Articulação temporomandibular
Saúde Pública
Temporomandibular disorder
Orofacial pain
Temporomandibular joint disorders
Temporomandibular joint dysfunction syndrome
Ear-jaw articulation
Public health
Odontologia
description A dor orofacial (DOF) é apresentada como todo tipo de dor associada aos tecidos mineralizados e não mineralizados da cavidade oral e da face. Já a disfunção temporomandibular (DTM) é definida pela American Academy of Orofacial Pain (AAOP) como um conjunto de distúrbios que envolvem a articulação temporomandibular (ATM) e/ou músculos da mastigação. A DTM apresenta etiologia multifatorial, porém expõe os fatores anatômicos, neuromusculares e psicogênicos como principais. Alunos do ensino médio apresentam elevado risco de desenvolvimento de DTM devido à maior exposição aos fatores psicogênicos associados a esta. O Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) é um instrumento já validado utilizado no diagnóstico desta entidade, que mostrou resultados reprodutíveis para a população brasileira, permitindo a inclusão do Brasil em estudos epidemiológicos transculturais em DTM. Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar através do RDC/TMD a prevalência de sinais e sintomas de DTM em alunos do ensino médio da rede privada no ano de 2014. Método: O formulário RDC/TMD foi aplicado em uma população de 175 alunos, e os dados foram submetidos à análise estatística pelo programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 17, sendo apresentados de forma qualiquantitativa. Resultados: dor na face (23,43%), travamento com limitação de abertura (18,3%), estalido (32%), crepitação (18,9%), bruxismo ou apertamento noturno (10,3%), bruxismo ou apertamento diurno (19,4%), cansaço ou dor na mandíbula ao acordar (17,7%), zumbido (38,3%), alteração oclusal momentânea (18,3%), dor de cabeça/enxaqueca (54,9%). A dor na face foi majoritariamente classificada como recorrente (68.29%) e de intensidade leve. Conclusão: A população estudada apresentou uma alta prevalência de sinais e sintomas de DTM. Destes, o sinal mais referido foi o estalido e o sintoma mais frequente foi a dor de cabeça ou enxaqueca. A maior prevalência de sinais e sintomas de DTM ocorreu no sexo feminino e este apresentou dores que variaram de leves à intensas com episódios recorrentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
2022-06-28T17:29:54Z
2022-06-28
2022-06-28T17:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000
VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho. Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000
identifier_str_mv VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho. Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em alunos do ensino médio da rede privada. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744546403188736