O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente.
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31516 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade apresentar as atividades realizadas no projeto de pesquisa Trabalho docente em redes públicas do estado da Paraíba: condições e relações de trabalho. O referido projeto pretendeu, ao longo da sua realização, compor o perfil do trabalho docente, considerando as condições e as relações de trabalho instauradas nas redes públicas de ensino em municípios da 3ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba e, mais especificamente, nos municípios de Campina Grande e Fagundes. O estudo adotou, como categorias simples, relativas ao conteúdo do objeto, a flexibilização das relações trabalhistas, a fragilização da profissionalização e a intensificação do trabalho do professor. Como procedimentos teórico-metodológicos, foram utilizados estudos teóricos, análises de documentos – os Planos de Carreira – que regulamentam a profissão docente nos referidos municípios e entrevistas semiestruturadas com professores das redes públicas de ensino nos municípios de Campina Grande e de Fagundes. Com base nos elementos coletados, constatamos que, também nos municípios estudados, o trabalho docente vem passando por um avançado processo de precarização, o que tem prejudicado significativamente o exercício da docência nas escolas públicas. |
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O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente.The precariousness process and their effects on teaching.Profissão docente - precarizaçãoPrecarização - profissão docenteTrabalho docentePlanos de carreira - docentesTeaching profession - precariousnessPrecariousness - teaching professionTeaching workCareer plans - teachersEducação.O presente trabalho tem por finalidade apresentar as atividades realizadas no projeto de pesquisa Trabalho docente em redes públicas do estado da Paraíba: condições e relações de trabalho. O referido projeto pretendeu, ao longo da sua realização, compor o perfil do trabalho docente, considerando as condições e as relações de trabalho instauradas nas redes públicas de ensino em municípios da 3ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba e, mais especificamente, nos municípios de Campina Grande e Fagundes. O estudo adotou, como categorias simples, relativas ao conteúdo do objeto, a flexibilização das relações trabalhistas, a fragilização da profissionalização e a intensificação do trabalho do professor. Como procedimentos teórico-metodológicos, foram utilizados estudos teóricos, análises de documentos – os Planos de Carreira – que regulamentam a profissão docente nos referidos municípios e entrevistas semiestruturadas com professores das redes públicas de ensino nos municípios de Campina Grande e de Fagundes. Com base nos elementos coletados, constatamos que, também nos municípios estudados, o trabalho docente vem passando por um avançado processo de precarização, o que tem prejudicado significativamente o exercício da docência nas escolas públicas.The present work has as objective to show the accomplished activities in research project Teaching work in Paraíba public schools: conditions and work relations. The referred project intended, during their realization, to do a profile of teaching work, considering the established conditions and work relations in teaching public schools in municipalities belonged to 3rd Paraíba Regional Teaching and, most specifically, in the municipalities of Campina Grande and Fagundes. The study adopted, as simple categories, relates to object subject, the malleable in work relations, the professional weakness and the intensification of teacher work. As theoretical and methodological procedures, was utilized theoretical studies, documents analyses – the Profession Plans – that regulates the teaching in referred municipalities and almost structured interviews with public schools teachers in municipalities of Campina Grande and Fagundes. Based in collected elements, it was evidenced that, also in studied municipalities, the teaching work is passing for progressive precariousness process, that has meaningfully prejudiced the teaching exercise in public schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T17:42:30Z2023-08-212023-08-21T17:42:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31516OLIVEIRA, Mônica Martins de Oliveira; RODRIGUES, Melânia Mendonça. O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31516porOLIVEIRA, Mônica Martins de Oliveira.RODRIGUES, Melânia Mendonça.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T17:43:20Zoai:localhost:riufcg/31516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T17:43:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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