O processo de precarização e seus efeitos sobre a profissão docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mônica Martins de Oliveira.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RODRIGUES, Melânia Mendonça.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31516
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar as atividades realizadas no projeto de pesquisa Trabalho docente em redes públicas do estado da Paraíba: condições e relações de trabalho. O referido projeto pretendeu, ao longo da sua realização, compor o perfil do trabalho docente, considerando as condições e as relações de trabalho instauradas nas redes públicas de ensino em municípios da 3ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba e, mais especificamente, nos municípios de Campina Grande e Fagundes. O estudo adotou, como categorias simples, relativas ao conteúdo do objeto, a flexibilização das relações trabalhistas, a fragilização da profissionalização e a intensificação do trabalho do professor. Como procedimentos teórico-metodológicos, foram utilizados estudos teóricos, análises de documentos – os Planos de Carreira – que regulamentam a profissão docente nos referidos municípios e entrevistas semiestruturadas com professores das redes públicas de ensino nos municípios de Campina Grande e de Fagundes. Com base nos elementos coletados, constatamos que, também nos municípios estudados, o trabalho docente vem passando por um avançado processo de precarização, o que tem prejudicado significativamente o exercício da docência nas escolas públicas.
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