Ensino médio em tempo integral na Paraíba e em Pernambuco: um estudo comparativo entre duas escolas públicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Mércia Íris de Andrade.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.santos2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4853
Resumo: A implantação do ensino em tempo integral traz consigo a inovação da educação nas escolas públicas do Brasil. A sua incorporação tornou-se meta nacional para ser atingida até o ano de 2024 em todo território nacional, com o objetivo de ampliar e modificar a realidade educacional e expandir as possibilidades de conhecimento e aprendizagem dos estudantes através de um currículo interdisciplinar que contemple os princípios de uma educação integral. Este trabalho analisa a realidade de duas escolas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral na Paraíba e Pernambuco, através do estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio José Gonçalves de Queiroz no Cariri paraibano na cidade de Sumé e da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima no Pajeú pernambucano na cidade de São José do Egito, a fim de compreender a realidade escolar, o progresso e os mecanismos desenvolvidos para promover uma educação integral, com base nos ideais que contempla as políticas públicas nacionais com recortes da política pública estadual sobre a educação integral, tendo como ênfase a construção da cidadania e capacitação dos jovens pautados nas multidimensões para o desenvolvimento humano.
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spelling Ensino médio em tempo integral na Paraíba e em Pernambuco: um estudo comparativo entre duas escolas públicas.Full-time secondary education in Paraíba and Pernambuco: a comparative study between two public schools.EducaçãoEscola públicaEnsino médio em tempo integralEducation  Public school  High school full timeA implantação do ensino em tempo integral traz consigo a inovação da educação nas escolas públicas do Brasil. A sua incorporação tornou-se meta nacional para ser atingida até o ano de 2024 em todo território nacional, com o objetivo de ampliar e modificar a realidade educacional e expandir as possibilidades de conhecimento e aprendizagem dos estudantes através de um currículo interdisciplinar que contemple os princípios de uma educação integral. Este trabalho analisa a realidade de duas escolas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral na Paraíba e Pernambuco, através do estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio José Gonçalves de Queiroz no Cariri paraibano na cidade de Sumé e da Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima no Pajeú pernambucano na cidade de São José do Egito, a fim de compreender a realidade escolar, o progresso e os mecanismos desenvolvidos para promover uma educação integral, com base nos ideais que contempla as políticas públicas nacionais com recortes da política pública estadual sobre a educação integral, tendo como ênfase a construção da cidadania e capacitação dos jovens pautados nas multidimensões para o desenvolvimento humano.The implementation of full-time education brings with it the innovation of education in public schools in Brazil, aiming to broaden and modify the educational reality and expand the possibilities of knowledge and learning of students through an interdisciplinary curriculum that contemplates the principles of an education integral. This work analyzes the reality of two public high schools in integral time in paraíba and pernambuco through the case study at the state school of higher education josé gonçalves de queiroz in the cariri paraibano in the city of sumé and the school of reference in high school oliveira lima in pajeú, pernambucano, in the city of são josé do egito, in order to understand the school reality, the progress and the mechanisms developed to promote an integral education, based on the ideals that contemplates the national public policies with cuts of the state public policy on integral education, with the emphasis on building citizenship and empowering young people based on multidimensions for human development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz.ARAÚJO, K. C. M. C.http://lattes.cnpq.br/9810382232847717SOUZA, Rozenval de Almeida e.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SANTOS, Mércia Íris de Andrade.20172019-07-11T13:59:03Z2019-07-112019-07-11T13:59:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.santos2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4853SANTOS, Mércia Íris de Andrade Santos. Ensino médio em tempo integral na Paraíba e em Pernambuco: um estudo comparativo entre duas escolas públicas. 2017. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T21:46:20Zoai:localhost:riufcg/4853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T21:46:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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