O “Cangaceiro Deputado” e o “Deputado Cangaceiro”: Lampião como a solução para os dilemas do nordeste na perspectiva do cordel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA, Wescley Rodrigues.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34371
Resumo: Atualmente, evidenciamos no Nordeste brasileiro um processo de fragmentação das tradições locais. Podemos delimitar como um marco elementar do início de tal processo a década de 1950, quando a nível nacional e regional deu-se inicio, de forma mais efetiva, a modernização e intensificação da produção industrial e a abertura a cultura e capital estrangeira. Regionalmente esse desenvolvimento teve um papel preponderante, contribuindo, principalmente nos sertões, para o rompimento de todo um modo de vida que vinculava os sujeitos a terra. Foi também nesse período que tivemos uma intensificação da vida urbana, ocorrendo o deslocamento da importância das áreas rurais para as cidades. Essa mutação veio atrelada a uma forte migração de inúmeros camponeses que viam nas urbes uma nova forma de vida. Nesse contexto, gradativamente o mundo do consumo foi sendo implantado no Nordeste. No entanto, inúmeras vozes levantaram-se contra essas bruscas modificações no “modo de vida”, contestando a maneira como as tradições estavam sendo rompidas. O cordel foi uma dessas formas de resistência a instituição de padrões hegemônicos, apresentando-se, em alguns momentos, como um ferrenho crítico aos modelos que estavam sendo implantados. Assim, os cordelistas passaram a selecionar personagens históricos que representariam a essência nordestina, sendo eles elevados a espécie de bandeiras de resistência e defensores das tradições. Um desses personagens trabalhado pelos cordelistas foi o cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, que atuou no Nordeste por praticamente vinte anos, entre 1918 a 1938. No presente artigo buscamos trabalhar como o cordel mudou a representação feita sobre Lampião: de bandido sanguinário o cangaceiro passou a ser representado como a solução para todas as transformações que estavam acontecendo no Nordeste e que contribuíam para a desestruturação das tradições. Para alcançar tal objetivo, escolhemos dois cordéis: “Virgulino Lampião, Deputado Federá” (s/d) de Jessier Quirino e “A volta de Virgulino para consertar o sertão” (s/d), de José Honório da Silva,
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