Tradições e modernidade: raptos consentidos na Paraíba (1920-1940).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Rosemere Olimpio de.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35526
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo contribuir para as discussões no campo da história das sensibilidades e das relações amorosas, tendo como base experiências de raptos consentidos ocorridos na Paraíba, no período de 1920 a 1940. Selecionados e organizados, diferentes estudos de casos em diversos municípios da Paraíba expõem histórias de amor interditadas, inscritas nos embates entre tradição e modernidade. A análise problematiza tramas nas quais razões e sentimentos evidenciam as relações sociais de gênero nas suas muitas interseções com as de classes, raças, etnias, cor de pele e gerações. Examina significados culturais e políticos dessas relações, evidenciadas em casos de raptos consentidos, bem como nas respectivas interdições a eles interpostas. Apoia-se, para tanto, nas seguintes fontes: processos-crime, revistas, jornais e literatura de cordel, as quais permitem traduzir nas tramas de cada caso, em discursos e práticas, razões e sentimentos que revelam um permanente embate entre valores civilizatórios que persistem e se transformam. Essa orientação aproximou a pesquisa de múltiplos discursos a respeito do amor na Paraíba daquele momento, evidenciando o entrechoque dessas práticas com valores morais presentes [debatidos] no discurso da imprensa, do judiciário, médico e literário. Também foi possível verificar como os sentimentos vivenciados interferiam nos códigos de escolha conjugal, ampliando-os para além dos interesses familiares, pessoais e materiais. As histórias de raptos foram examinadas como partes de um conjunto de contingências moldadas por valores e embates próprios a uma época, compondo saberes, regras de governo de si e de todos. Mudando costumes, elas expressam a formação de novas subjetividades, evidenciadas no largo uso de táticas, subterfúgios, percepções e ressignificações referidas às experiências amorosas.
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