Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
Resumo: | Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras. |
id |
UFCG_8207b384bf110f5d51631b49cba7e2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36314 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher MachoCinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher MachoEnsino de HistóriaCinema e ensino de HistóriaFilme Parahyba Mulher Macho - Tizuka YamasakiTizuka Yamasaki - Parahyba Mulher MachoHistória da ParaíbaHistoriadores e cinemaHistória e cinemaCinema e HistóriaCinema como documento históricoLeitura histórica de filmeLeitura cinematográfica da históriaTeaching HistoryCinema and History teachingFilm Parahyba Macho Woman - Tizuka YamasakiTizuka Yamasaki - Parahyba Female MaleHistory of ParaíbaHistorians and cinemaHistory and cinemaCinema and HistoryCinema as a historical documentHistorical film readingCinematic reading of the storyHistória.Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-06-27T11:02:29Z2024-06-272024-06-27T11:02:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314porAIRES, José Luciano de Queiroz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-27T11:03:25Zoai:localhost:riufcg/36314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-27T11:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho Cinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher Macho |
title |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
spellingShingle |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho AIRES, José Luciano de Queiroz. Ensino de História Cinema e ensino de História Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho História da Paraíba Historiadores e cinema História e cinema Cinema e História Cinema como documento histórico Leitura histórica de filme Leitura cinematográfica da história Teaching History Cinema and History teaching Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male History of Paraíba Historians and cinema History and cinema Cinema and History Cinema as a historical document Historical film reading Cinematic reading of the story História. |
title_short |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
title_full |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
title_fullStr |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
title_full_unstemmed |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
title_sort |
Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
author |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
author_facet |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Cinema e ensino de História Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho História da Paraíba Historiadores e cinema História e cinema Cinema e História Cinema como documento histórico Leitura histórica de filme Leitura cinematográfica da história Teaching History Cinema and History teaching Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male History of Paraíba Historians and cinema History and cinema Cinema and History Cinema as a historical document Historical film reading Cinematic reading of the story História. |
topic |
Ensino de História Cinema e ensino de História Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho História da Paraíba Historiadores e cinema História e cinema Cinema e História Cinema como documento histórico Leitura histórica de filme Leitura cinematográfica da história Teaching History Cinema and History teaching Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male History of Paraíba Historians and cinema History and cinema Cinema and History Cinema as a historical document Historical film reading Cinematic reading of the story História. |
description |
Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2024-06-27T11:02:29Z 2024-06-27 2024-06-27T11:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
identifier_str_mv |
AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744626420023296 |