Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AIRES, José Luciano de Queiroz.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
Resumo: Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras.
id UFCG_8207b384bf110f5d51631b49cba7e2a9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36314
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher MachoCinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher MachoEnsino de HistóriaCinema e ensino de HistóriaFilme Parahyba Mulher Macho - Tizuka YamasakiTizuka Yamasaki - Parahyba Mulher MachoHistória da ParaíbaHistoriadores e cinemaHistória e cinemaCinema e HistóriaCinema como documento históricoLeitura histórica de filmeLeitura cinematográfica da históriaTeaching HistoryCinema and History teachingFilm Parahyba Macho Woman - Tizuka YamasakiTizuka Yamasaki - Parahyba Female MaleHistory of ParaíbaHistorians and cinemaHistory and cinemaCinema and HistoryCinema as a historical documentHistorical film readingCinematic reading of the storyHistória.Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-06-27T11:02:29Z2024-06-272024-06-27T11:02:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314porAIRES, José Luciano de Queiroz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-27T11:03:25Zoai:localhost:riufcg/36314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-27T11:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
Cinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher Macho
title Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
spellingShingle Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
AIRES, José Luciano de Queiroz.
Ensino de História
Cinema e ensino de História
Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki
Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho
História da Paraíba
Historiadores e cinema
História e cinema
Cinema e História
Cinema como documento histórico
Leitura histórica de filme
Leitura cinematográfica da história
Teaching History
Cinema and History teaching
Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki
Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male
History of Paraíba
Historians and cinema
History and cinema
Cinema and History
Cinema as a historical document
Historical film reading
Cinematic reading of the story
História.
title_short Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
title_full Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
title_fullStr Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
title_full_unstemmed Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
title_sort Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho
author AIRES, José Luciano de Queiroz.
author_facet AIRES, José Luciano de Queiroz.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Cinema e ensino de História
Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki
Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho
História da Paraíba
Historiadores e cinema
História e cinema
Cinema e História
Cinema como documento histórico
Leitura histórica de filme
Leitura cinematográfica da história
Teaching History
Cinema and History teaching
Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki
Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male
History of Paraíba
Historians and cinema
History and cinema
Cinema and History
Cinema as a historical document
Historical film reading
Cinematic reading of the story
História.
topic Ensino de História
Cinema e ensino de História
Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki
Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho
História da Paraíba
Historiadores e cinema
História e cinema
Cinema e História
Cinema como documento histórico
Leitura histórica de filme
Leitura cinematográfica da história
Teaching History
Cinema and History teaching
Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki
Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male
History of Paraíba
Historians and cinema
History and cinema
Cinema and History
Cinema as a historical document
Historical film reading
Cinematic reading of the story
História.
description Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-06-27T11:02:29Z
2024-06-27
2024-06-27T11:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
identifier_str_mv AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744626420023296