Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORTUNATO, Maria Lucinete.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34213
Resumo: Este trabalho discute as implicações políticas e epistemológicas que envolvem a relação entre historiografia e ensino de história na nossa contemporaneidade. Partiremos do princípio de que desde sua instituição disciplinar os saberes históricos foram se modificando e, consequentemente, proporcionando mudanças no ensino de História. Mudanças que reelaboram não apenas as práticas historiográficas em termos epistemológicos, mas, também as práticas didáticopedagógicas veiculadas na educação escolar. De acordo com essa compreensão, discutiremos as contribuições que o positivismo, o marxismo e a chamada Nova História têm dado para a constituição de metodologias de ensino no Brasil. O nosso objetivo é problematizar as concepções historiográficas que perpassam a produção do conhecimento histórico, o ensino de História e a educação escolar, tendo como parâmetro analítico a inferência das teorias do ensino de história, nas políticas públicas de educação e na educação escolar e priorizando a nossa contemporaneidade. A partir da década de 1990, registrou-se, no Brasil, um conjunto de discussões curriculares que redundou na elaboração e divulgação, pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998), os quais se constituíram como referência para que Estados e Municípios promovessem debates e reformulações em seus programas de ensino. As contribuições oriundas da chamada “Nova História” e a sua inferência na efetivação da proposta dos PCNs embora tenham sido bastante discutidas nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito a ampliação dos objetos, aos enfoques disponíveis para os historiadores através das novas linguagens utilizadas no ensino, aos problemas que se apresentam no que diz respeito as atividades didáticopedagógica e à relação teoria-prática na produção do conhecimento e na educação escolar se constituem como um campo fértil de debate, uma vez que nos permite vislumbrar articulações discursivas entre as expectativas de aprendizagem em História e as marcas identitárias que o ensino de história potencializa.
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