As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811
Resumo: A prática da leitura constitui-se como práxis indispensável ao desenvolvimento da cidadania. E ainda, ao exercício profissional de todos numa sociedade que tem o letramento como condição básica para a inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções dos professores acerca da prática da leitura para a formação docente. Os objetivos específicos são: conhecer a concepção dos professores universitários acerca da importância da leitura para a formação docente; identificar a concepção dos graduandos de Pedagogia acerca da importância da leitura para o processo de formação inicial; investigar a concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da importância da leitura para o processo de formação continuada. Este trabalho é norteado pelo seguinte questionamento: como a leitura pode contribuir para o aprimoramento da formação docente? Quanto ao percurso metodológico a primeira parte da pesquisa constituiu-se de um levantamento bibliográfico. A segunda etapa foi uma pesquisa de campo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Cajazeiras/PB e o Centro de Formação de Professores (CFP). Participaram da pesquisa seis sujeitos, a saber: dois graduandos do curso de Pedagogia do CFP; duas professoras do CFP e duas professoras da educação básica. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Resultados: o estudo realizado nos permite ratificar que a leitura é um meio eficaz de contribuir efetivamente com a formação docente. Os dados encontrados nesta pesquisa mostraram que a leitura contribui para a formação docente em todos os segmentos aqui discutidos, tanto para adquirir novos saberes, quanto para ampliar outros, aumentar o vocabulário, criar novas estratégias de ensino, ter autonomia nas discussões e também é um dos meios de ascender no mercado de trabalho.
id UFCG_82186ffce0c0893ef6d647a80dd17bd0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5811
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.Teachers' conceptions about reading for teacher education.Formação de professoresPrática da leitura na formação docenteFormação continuadaTeacher trainingReading practice in teacher educationContinuing EducationEducação.A prática da leitura constitui-se como práxis indispensável ao desenvolvimento da cidadania. E ainda, ao exercício profissional de todos numa sociedade que tem o letramento como condição básica para a inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções dos professores acerca da prática da leitura para a formação docente. Os objetivos específicos são: conhecer a concepção dos professores universitários acerca da importância da leitura para a formação docente; identificar a concepção dos graduandos de Pedagogia acerca da importância da leitura para o processo de formação inicial; investigar a concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da importância da leitura para o processo de formação continuada. Este trabalho é norteado pelo seguinte questionamento: como a leitura pode contribuir para o aprimoramento da formação docente? Quanto ao percurso metodológico a primeira parte da pesquisa constituiu-se de um levantamento bibliográfico. A segunda etapa foi uma pesquisa de campo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Cajazeiras/PB e o Centro de Formação de Professores (CFP). Participaram da pesquisa seis sujeitos, a saber: dois graduandos do curso de Pedagogia do CFP; duas professoras do CFP e duas professoras da educação básica. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Resultados: o estudo realizado nos permite ratificar que a leitura é um meio eficaz de contribuir efetivamente com a formação docente. Os dados encontrados nesta pesquisa mostraram que a leitura contribui para a formação docente em todos os segmentos aqui discutidos, tanto para adquirir novos saberes, quanto para ampliar outros, aumentar o vocabulário, criar novas estratégias de ensino, ter autonomia nas discussões e também é um dos meios de ascender no mercado de trabalho.The practice of reading constitutes as indispensable action to the development of the citizenship. And still, at the professional exercise of all people in a society that has the literacy as basic condition for the insertion in the job market. This research has as general objective to analyze the contributions of the practice of reading for teachers training. The specific objectives are: to know the perception of the academicals teachers concerning to the importance of reading for teachers training; to identify the conception of the students in the final years of Pedagogy degree about the importance of reading for the initial education process; to investigate the conception of the teachers from the begins years of elementary school on the importance of the reading for the continuing education process. This work is orientated by the following question: how can reading contribute to the enhancement of teachers’ formation? Relating to the methodological course the first part of this research was constituted of a bibliographical survey. The second stage was a field research, of the exploratory type with qualitative approach. The locus of the research was a state public school of Cajazeiras town in Paraiba, and the Center of Formation of Teachers (CFP). Six subjects participated of this research: two students in the final year of Pedagogy degree of CFP; two teachers of CFP and two teachers of the basic education. The instrument of collection of data was the interview semi structured. Results: the carried out study allows us to assure that the reading is an effective way of contributing for the teaching formation. The data found in this research showed that the reading contributes to the teaching training in all of the segments here discussed, so much to acquire new knowledge, as to enlarge others, to increase the vocabulary, to create new teaching strategies, to have autonomy in the discussions and also, it is one of the means for reaching the job market.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.JOCA, Alexandre Martins.OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.20162019-08-15T13:28:03Z2019-08-152019-08-15T13:28:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de. As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T12:16:29Zoai:localhost:riufcg/5811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T12:16:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
Teachers' conceptions about reading for teacher education.
title As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
spellingShingle As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.
Formação de professores
Prática da leitura na formação docente
Formação continuada
Teacher training
Reading practice in teacher education
Continuing Education
Educação.
title_short As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
title_full As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
title_fullStr As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
title_full_unstemmed As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
title_sort As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente.
author OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.
author_facet OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática da leitura na formação docente
Formação continuada
Teacher training
Reading practice in teacher education
Continuing Education
Educação.
topic Formação de professores
Prática da leitura na formação docente
Formação continuada
Teacher training
Reading practice in teacher education
Continuing Education
Educação.
description A prática da leitura constitui-se como práxis indispensável ao desenvolvimento da cidadania. E ainda, ao exercício profissional de todos numa sociedade que tem o letramento como condição básica para a inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções dos professores acerca da prática da leitura para a formação docente. Os objetivos específicos são: conhecer a concepção dos professores universitários acerca da importância da leitura para a formação docente; identificar a concepção dos graduandos de Pedagogia acerca da importância da leitura para o processo de formação inicial; investigar a concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da importância da leitura para o processo de formação continuada. Este trabalho é norteado pelo seguinte questionamento: como a leitura pode contribuir para o aprimoramento da formação docente? Quanto ao percurso metodológico a primeira parte da pesquisa constituiu-se de um levantamento bibliográfico. A segunda etapa foi uma pesquisa de campo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Cajazeiras/PB e o Centro de Formação de Professores (CFP). Participaram da pesquisa seis sujeitos, a saber: dois graduandos do curso de Pedagogia do CFP; duas professoras do CFP e duas professoras da educação básica. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Resultados: o estudo realizado nos permite ratificar que a leitura é um meio eficaz de contribuir efetivamente com a formação docente. Os dados encontrados nesta pesquisa mostraram que a leitura contribui para a formação docente em todos os segmentos aqui discutidos, tanto para adquirir novos saberes, quanto para ampliar outros, aumentar o vocabulário, criar novas estratégias de ensino, ter autonomia nas discussões e também é um dos meios de ascender no mercado de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-15T13:28:03Z
2019-08-15
2019-08-15T13:28:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811
OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de. As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811
identifier_str_mv OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de. As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386431385600