O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 |
Resumo: | O trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta. |
id |
UFCG_825067ffb1aed0284cb49c0c55d26140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/25082 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.Teaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”.Ensino de GeografiaLiteratura e GeografiaO Pequeno PríncipeCordel - o Pequeno PríncipeLiteratura de cordelPaisagemGeografia escolarRomance O Pequeno PríncipeTeaching GeographyLiterature and GeographyThe little PrinceCordel - the Little PrinceLiterature of twineLandscapeSchool geographyRomance The Little PrinceGeografiaO trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta.The work intends to present Literature not as a tool for teaching Geography, but as a revealer of geographical, historical, political, social and cultural processes, thus considering Literature as a kind of simile of the students' daily reality and a source of comprehension of the human experience. One of the paths for such accomplishment is the cultural approach to Geography, through phenomenological conceptions (mimetic and factual) mediated by the concept of landscape through a bibliographical research. In this sense, it is believed that Literature, as a constituent and revealer of culture, enables the intermediation for the perception of the mannature relationship, using the interpretation of literary works, investigating geographic aspects and the relations between beings in certain spaces, as well as all the visual aspects that surround such environments. Based on these observations, the aim is to show the importance of the concept of landscape through literary works for the teaching of Geography, through the novel "The Little Prince", by Antoine de Saint-Exupéry, in its adaptation through the Cordel Literature by Josué Limeira, thus seeking to establish a discussion that allows the recognition of experiences as a didactic instrument to promote learning. It was found that through the pedagogical content adopted, subjective and collective reflections, values the expansion of geographic knowledge from the verification of the proposed literary work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544LIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de.ALMDEIDA, M. S. P.SANTOS, Dayene Albino dos.20222022-05-10T16:43:52Z2022-05-102022-05-10T16:43:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-10T16:44:22Zoai:localhost:riufcg/25082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-10T16:44:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. Teaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”. |
title |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
spellingShingle |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. SANTOS, Dayene Albino dos. Ensino de Geografia Literatura e Geografia O Pequeno Príncipe Cordel - o Pequeno Príncipe Literatura de cordel Paisagem Geografia escolar Romance O Pequeno Príncipe Teaching Geography Literature and Geography The little Prince Cordel - the Little Prince Literature of twine Landscape School geography Romance The Little Prince Geografia |
title_short |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
title_full |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
title_fullStr |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
title_full_unstemmed |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
title_sort |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
author |
SANTOS, Dayene Albino dos. |
author_facet |
SANTOS, Dayene Albino dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. AZEVEDO, S. L. M. http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 LIRA, Sonia Maria de. LIRA, S. M. ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. ALMDEIDA, M. S. P. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Dayene Albino dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Literatura e Geografia O Pequeno Príncipe Cordel - o Pequeno Príncipe Literatura de cordel Paisagem Geografia escolar Romance O Pequeno Príncipe Teaching Geography Literature and Geography The little Prince Cordel - the Little Prince Literature of twine Landscape School geography Romance The Little Prince Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Literatura e Geografia O Pequeno Príncipe Cordel - o Pequeno Príncipe Literatura de cordel Paisagem Geografia escolar Romance O Pequeno Príncipe Teaching Geography Literature and Geography The little Prince Cordel - the Little Prince Literature of twine Landscape School geography Romance The Little Prince Geografia |
description |
O trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-05-10T16:43:52Z 2022-05-10 2022-05-10T16:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744539024359424 |