O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Dayene Albino dos.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
Resumo: O trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta.
id UFCG_825067ffb1aed0284cb49c0c55d26140
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25082
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.Teaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”.Ensino de GeografiaLiteratura e GeografiaO Pequeno PríncipeCordel - o Pequeno PríncipeLiteratura de cordelPaisagemGeografia escolarRomance O Pequeno PríncipeTeaching GeographyLiterature and GeographyThe little PrinceCordel - the Little PrinceLiterature of twineLandscapeSchool geographyRomance The Little PrinceGeografiaO trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta.The work intends to present Literature not as a tool for teaching Geography, but as a revealer of geographical, historical, political, social and cultural processes, thus considering Literature as a kind of simile of the students' daily reality and a source of comprehension of the human experience. One of the paths for such accomplishment is the cultural approach to Geography, through phenomenological conceptions (mimetic and factual) mediated by the concept of landscape through a bibliographical research. In this sense, it is believed that Literature, as a constituent and revealer of culture, enables the intermediation for the perception of the mannature relationship, using the interpretation of literary works, investigating geographic aspects and the relations between beings in certain spaces, as well as all the visual aspects that surround such environments. Based on these observations, the aim is to show the importance of the concept of landscape through literary works for the teaching of Geography, through the novel "The Little Prince", by Antoine de Saint-Exupéry, in its adaptation through the Cordel Literature by Josué Limeira, thus seeking to establish a discussion that allows the recognition of experiences as a didactic instrument to promote learning. It was found that through the pedagogical content adopted, subjective and collective reflections, values the expansion of geographic knowledge from the verification of the proposed literary work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544LIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de.ALMDEIDA, M. S. P.SANTOS, Dayene Albino dos.20222022-05-10T16:43:52Z2022-05-102022-05-10T16:43:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-10T16:44:22Zoai:localhost:riufcg/25082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-10T16:44:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
Teaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”.
title O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
spellingShingle O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
SANTOS, Dayene Albino dos.
Ensino de Geografia
Literatura e Geografia
O Pequeno Príncipe
Cordel - o Pequeno Príncipe
Literatura de cordel
Paisagem
Geografia escolar
Romance O Pequeno Príncipe
Teaching Geography
Literature and Geography
The little Prince
Cordel - the Little Prince
Literature of twine
Landscape
School geography
Romance The Little Prince
Geografia
title_short O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
title_full O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
title_fullStr O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
title_full_unstemmed O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
title_sort O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.
author SANTOS, Dayene Albino dos.
author_facet SANTOS, Dayene Albino dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de.
ALMDEIDA, M. S. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Dayene Albino dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Literatura e Geografia
O Pequeno Príncipe
Cordel - o Pequeno Príncipe
Literatura de cordel
Paisagem
Geografia escolar
Romance O Pequeno Príncipe
Teaching Geography
Literature and Geography
The little Prince
Cordel - the Little Prince
Literature of twine
Landscape
School geography
Romance The Little Prince
Geografia
topic Ensino de Geografia
Literatura e Geografia
O Pequeno Príncipe
Cordel - o Pequeno Príncipe
Literatura de cordel
Paisagem
Geografia escolar
Romance O Pequeno Príncipe
Teaching Geography
Literature and Geography
The little Prince
Cordel - the Little Prince
Literature of twine
Landscape
School geography
Romance The Little Prince
Geografia
description O trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-05-10T16:43:52Z
2022-05-10
2022-05-10T16:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
identifier_str_mv SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744539024359424