Solidão e ética da responsabilidade em Graciliano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Carlos Alberto Alves de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34227
Resumo: É comum a localização do egoísmo, da mente doentia, da negação do mundo, ausência do outro nas análises feitas ao romance Angústia. É sintomático o protesto de Silva, por exemplo, em sua dissertação, quando afirma que a ética é preocupação quase ausente em Angústia. É estranha a afirmação já que em Angústia a ética diante o rosto do outro é tema importante. A solidão de Luis da Silva, como daquele homem que tinha a cara triste, é descrita de forma real e denunciadora. Não podemos imaginar que a ética não tenha sido tratada no romance só porque a solidão seja tratada, só porque, apenas a solidão esteja ligada a ontologia. A questão da solidão aparece tratada no romance quase exclusivamente do ponto de vista ético e ontológico, o ser é indagado por questões da existência, mas o outro também o é. É a relação da solidão e ética na obra romanesca do Graciliano Ramos, que temos como problema de dissertação. Entretanto, aqui nesse texto lideramos com a tese acima citada apenas no romance Angústia, deslocando a idéia de um ser ontológico, egoístico, resultado ou efeito de uma modernidade tardia, para um ser ético; por excelência ontológico, mas sobretudo ético. Para tanto a coleção Fortuna Critica me apresentou algumas pistas, assim como os conceitos do filosofo Lévinas.
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