Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Francisco Andrade da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112
Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar a Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube como uma história de inclusão social na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, durante o final do século XX, considerando o esporte como prática de exercício físico e como mecanismo de construção da cidadania. Nossa idéia central foi elaborar uma história da escolinha, pensando-a como projeto social capaz de oferecer formação cidadã para os jovens cajazeirenses. No Brasil, o futebol é tomado como símbolo da identidade nacional por ser um esporte de grande apelo social e econômico. Por causa dessa importância cultural e do impacto econômico que provoca, o futebol se tornou um sonho de ascensão socioeconômica. Desse modo, as escolinhas de futebol ganharam destaque por serem locais de oportunidade para que crianças e adolescentes aprendessem o esporte e mostrassem suas habilidades futebolísticas para empresários do setor, consolidando-se no esporte e mudando suas vidas e de seus familiares. Assim sendo, na perspectiva de uma história social do esporte (PEREIRA, 1998), buscou-se analisar o papel da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube no sentido de promover inclusão social para crianças e adolescentes em Cajazeiras. Em termos metodológicos, desenvolvemos a pesquisa por meio da história oral, a partir das orientações de Delgado (2010), quando entrevistamos o fundador da escolinha e alguns de seus ex-alunos.
id UFCG_835d379f8a3fd11e7b05db2bf35f442b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27112
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.A history of the little school read sambatuck football club: football and social inclusion in cajazeiras at the end of the 20th century.Escola de futebol - Cajazeiras-ParaíbaLeia Sambatuck futebol clubeHistória social do esporteInclusão socialEsporteExercícios físicosFormação cidadãJovens CajazeirensesFutebol - Cajazeiras-ParaíbaHabilidades futebolísticasFootball school- Cajazeiras-ParaíbaLeia Sambatuck Football ClubSocial history of sportSocial inclusionSportPhysical exercisesCitizen trainingYoung CajazeirensesFootball - Cajazeiras-ParaíbaFootball skillsCajazeiras - PB - escola de futebolHistória.O objetivo do presente trabalho é apresentar a Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube como uma história de inclusão social na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, durante o final do século XX, considerando o esporte como prática de exercício físico e como mecanismo de construção da cidadania. Nossa idéia central foi elaborar uma história da escolinha, pensando-a como projeto social capaz de oferecer formação cidadã para os jovens cajazeirenses. No Brasil, o futebol é tomado como símbolo da identidade nacional por ser um esporte de grande apelo social e econômico. Por causa dessa importância cultural e do impacto econômico que provoca, o futebol se tornou um sonho de ascensão socioeconômica. Desse modo, as escolinhas de futebol ganharam destaque por serem locais de oportunidade para que crianças e adolescentes aprendessem o esporte e mostrassem suas habilidades futebolísticas para empresários do setor, consolidando-se no esporte e mudando suas vidas e de seus familiares. Assim sendo, na perspectiva de uma história social do esporte (PEREIRA, 1998), buscou-se analisar o papel da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube no sentido de promover inclusão social para crianças e adolescentes em Cajazeiras. Em termos metodológicos, desenvolvemos a pesquisa por meio da história oral, a partir das orientações de Delgado (2010), quando entrevistamos o fundador da escolinha e alguns de seus ex-alunos.The objective of the present work is to present the Escolinha Leia Sambatuck Football Club as a history of social inclusion in the city of Cajazeiras, in Paraiba, during the late 20th century, considering sport as a physical exercise practice and as a mechanism for building citizenship. Our central idea was to elaborate a history of the little school, thinking it as a social project capable of offering citizenship education to young people from Cajazeiras. In Brazil, football is taken as a symbol of national identity for being a sport of great social and economic appeal. Because of this cultural importance and the economic impact, it causes, football has become a dream of socio-economic ascension. In this way, the soccer schools gained prominence for being places of opportunity for children and adolescents to learn the sport and show their soccer skills to businessmen in the sector, consolidating themselves in the sport and changing their lives and their families. Therefore, from the perspective of a social history of sport (PEREIRA, 1998), we sought to analyze the role of the Escolinha Leia Sambatuck Football Club in order to promote social inclusion for children and adolescents in Cajazeiras. In methodological terms, we developed the research through oral history, based on the guidelines of Delgado (2010), when we interviewed the founder of the school and some of its former students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSALES NETO, Francisco Firmino.SALES NETO, F. F.http://lattes.cnpq.br/3836760295812952SANTANA, Rosemere Olímpio de.FARIAS, Leonardo Bruno.SILVA, Francisco Andrade da.2022-09-052022-09-13T13:29:26Z2022-09-132022-09-13T13:29:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112SILVA, Francisco Andrade da. Uma história da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em cajazeiras no final do século XX. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-03T20:25:45Zoai:localhost:riufcg/27112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-03T20:25:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
A history of the little school read sambatuck football club: football and social inclusion in cajazeiras at the end of the 20th century.
title Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
spellingShingle Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
SILVA, Francisco Andrade da.
Escola de futebol - Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck futebol clube
História social do esporte
Inclusão social
Esporte
Exercícios físicos
Formação cidadã
Jovens Cajazeirenses
Futebol - Cajazeiras-Paraíba
Habilidades futebolísticas
Football school- Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck Football Club
Social history of sport
Social inclusion
Sport
Physical exercises
Citizen training
Young Cajazeirenses
Football - Cajazeiras-Paraíba
Football skills
Cajazeiras - PB - escola de futebol
História.
title_short Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
title_full Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
title_fullStr Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
title_full_unstemmed Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
title_sort Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
author SILVA, Francisco Andrade da.
author_facet SILVA, Francisco Andrade da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SALES NETO, Francisco Firmino.
SALES NETO, F. F.
http://lattes.cnpq.br/3836760295812952
SANTANA, Rosemere Olímpio de.
FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Francisco Andrade da.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de futebol - Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck futebol clube
História social do esporte
Inclusão social
Esporte
Exercícios físicos
Formação cidadã
Jovens Cajazeirenses
Futebol - Cajazeiras-Paraíba
Habilidades futebolísticas
Football school- Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck Football Club
Social history of sport
Social inclusion
Sport
Physical exercises
Citizen training
Young Cajazeirenses
Football - Cajazeiras-Paraíba
Football skills
Cajazeiras - PB - escola de futebol
História.
topic Escola de futebol - Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck futebol clube
História social do esporte
Inclusão social
Esporte
Exercícios físicos
Formação cidadã
Jovens Cajazeirenses
Futebol - Cajazeiras-Paraíba
Habilidades futebolísticas
Football school- Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck Football Club
Social history of sport
Social inclusion
Sport
Physical exercises
Citizen training
Young Cajazeirenses
Football - Cajazeiras-Paraíba
Football skills
Cajazeiras - PB - escola de futebol
História.
description O objetivo do presente trabalho é apresentar a Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube como uma história de inclusão social na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, durante o final do século XX, considerando o esporte como prática de exercício físico e como mecanismo de construção da cidadania. Nossa idéia central foi elaborar uma história da escolinha, pensando-a como projeto social capaz de oferecer formação cidadã para os jovens cajazeirenses. No Brasil, o futebol é tomado como símbolo da identidade nacional por ser um esporte de grande apelo social e econômico. Por causa dessa importância cultural e do impacto econômico que provoca, o futebol se tornou um sonho de ascensão socioeconômica. Desse modo, as escolinhas de futebol ganharam destaque por serem locais de oportunidade para que crianças e adolescentes aprendessem o esporte e mostrassem suas habilidades futebolísticas para empresários do setor, consolidando-se no esporte e mudando suas vidas e de seus familiares. Assim sendo, na perspectiva de uma história social do esporte (PEREIRA, 1998), buscou-se analisar o papel da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube no sentido de promover inclusão social para crianças e adolescentes em Cajazeiras. Em termos metodológicos, desenvolvemos a pesquisa por meio da história oral, a partir das orientações de Delgado (2010), quando entrevistamos o fundador da escolinha e alguns de seus ex-alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05
2022-09-13T13:29:26Z
2022-09-13
2022-09-13T13:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112
SILVA, Francisco Andrade da. Uma história da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em cajazeiras no final do século XX. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112
identifier_str_mv SILVA, Francisco Andrade da. Uma história da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em cajazeiras no final do século XX. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744554846322688