Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Laiza Kamila dos Santos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285
Resumo: Apresentamos neste estudo uma reflexão acerca das concepções e práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB, adotando como temática central a avaliação da aprendizagem. Neste sentido, será evidenciado como se constitui as concepções das professoras acerca da avaliação da aprendizagem, problematizando sobre suas práticas avaliativas no contexto escolar. Nosso objetivo central é analisar as práticas de avaliação da aprendizagem compreendidas e materializadas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB. Apresenta-se como problemática: em que perspectiva os professores dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem e praticam a avaliação no contexto de sala de aula? Teoricamente nos fundamentamos dos teóricos como: Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), entre outros. Já enquanto percurso metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, e pesquisa de campo de caráter qualitativo. A coleta dos dados deu-se a partir da observação sistemática e da entrevista semiestruturada, respaldadas pela análise de conteúdo de Bardin (1977), a qual busca considerar todo o contexto, ou seja, a partir das entrevistas obtidas, analisar o universo de significados no sentido de objetivar racionalidades nas falas das depoentes. Diante a pesquisa realizada, os resultados obtidos apresentam as concepções atribuídas das professoras a avaliação da aprendizagem como processos de conhecimentos adquiridos em sua formação inicial e suas vivências escolares durante a educação básica, evidenciando que suas práticas profissionais não se constituem totalmente dos seus entendimentos sobre avaliação.
id UFCG_843bed7fbbd2401b2579dd7bcfce5fd7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6285
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.Learning assessment: conceptions and practices in the early years of elementary School.Avaliação da aprendizagemEnsino fundamental - séries iniciaisPráticas de avaliação - concepçãoFormação docenteConcepção e práticas avaliativas - séries iniciaisLearning assessmentElementary School - Early gradesEvaluation Practices - DesignTeacher trainingConception and evaluative practices - initial seriesEducação.Apresentamos neste estudo uma reflexão acerca das concepções e práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB, adotando como temática central a avaliação da aprendizagem. Neste sentido, será evidenciado como se constitui as concepções das professoras acerca da avaliação da aprendizagem, problematizando sobre suas práticas avaliativas no contexto escolar. Nosso objetivo central é analisar as práticas de avaliação da aprendizagem compreendidas e materializadas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB. Apresenta-se como problemática: em que perspectiva os professores dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem e praticam a avaliação no contexto de sala de aula? Teoricamente nos fundamentamos dos teóricos como: Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), entre outros. Já enquanto percurso metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, e pesquisa de campo de caráter qualitativo. A coleta dos dados deu-se a partir da observação sistemática e da entrevista semiestruturada, respaldadas pela análise de conteúdo de Bardin (1977), a qual busca considerar todo o contexto, ou seja, a partir das entrevistas obtidas, analisar o universo de significados no sentido de objetivar racionalidades nas falas das depoentes. Diante a pesquisa realizada, os resultados obtidos apresentam as concepções atribuídas das professoras a avaliação da aprendizagem como processos de conhecimentos adquiridos em sua formação inicial e suas vivências escolares durante a educação básica, evidenciando que suas práticas profissionais não se constituem totalmente dos seus entendimentos sobre avaliação.We present in this study a reflection about conceptions and teachers’ practices from the initial years in an elementary public school located in Cajazeiras PB, Adopting the learning evaluation like the central theme. In this sense, it will be evident how teachers’ conceptions about the learning evaluation are constituted, problematizing about their evaluative practices in the school context. Our main objective is to analyze the learning evaluation practices understood and materialized by teachers from the initial years in an elementary public school in Cajazeiras PB. Do we present like problematic: in what perspective do teachers in the early years of elementary school understand and practice evaluation in the classroom context? Theoretically, we were supported by theorists such as Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), among others. As a methodological way was made bibliographic survey and field research of qualitative character. Data collection was performed based on systematic observation and semi-structured interviews, supported by Bardin's content Analysis (1977), Which seeks to consider the whole context, that is, from the interviews obtained, analyze the universe of meanings in order to objectify rationalities attributed in the statements of the interviewees. Before research carried out, the obtained results present the attributed conceptions of the teachers to the evaluation of learning as processes of knowledge acquired in their initial formation and their school experiences during basic education, evidencing that their professional practices do not constitute totally from their understandings about evaluation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311MACHADO, Viviane Guidotti.CAMPOS, Maria de Lourdes.SILVA, Laiza Kamila dos Santos.2019-06-192019-08-28T16:20:06Z2019-08-282019-08-28T16:20:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285SILVA, Laiza Kamila dos Santos. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental 2019. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:07:06Zoai:localhost:riufcg/6285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:07:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
Learning assessment: conceptions and practices in the early years of elementary School.
title Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Laiza Kamila dos Santos.
Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental - séries iniciais
Práticas de avaliação - concepção
Formação docente
Concepção e práticas avaliativas - séries iniciais
Learning assessment
Elementary School - Early grades
Evaluation Practices - Design
Teacher training
Conception and evaluative practices - initial series
Educação.
title_short Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Laiza Kamila dos Santos.
author_facet SILVA, Laiza Kamila dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
MACHADO, Viviane Guidotti.
CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Laiza Kamila dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental - séries iniciais
Práticas de avaliação - concepção
Formação docente
Concepção e práticas avaliativas - séries iniciais
Learning assessment
Elementary School - Early grades
Evaluation Practices - Design
Teacher training
Conception and evaluative practices - initial series
Educação.
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental - séries iniciais
Práticas de avaliação - concepção
Formação docente
Concepção e práticas avaliativas - séries iniciais
Learning assessment
Elementary School - Early grades
Evaluation Practices - Design
Teacher training
Conception and evaluative practices - initial series
Educação.
description Apresentamos neste estudo uma reflexão acerca das concepções e práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB, adotando como temática central a avaliação da aprendizagem. Neste sentido, será evidenciado como se constitui as concepções das professoras acerca da avaliação da aprendizagem, problematizando sobre suas práticas avaliativas no contexto escolar. Nosso objetivo central é analisar as práticas de avaliação da aprendizagem compreendidas e materializadas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB. Apresenta-se como problemática: em que perspectiva os professores dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem e praticam a avaliação no contexto de sala de aula? Teoricamente nos fundamentamos dos teóricos como: Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), entre outros. Já enquanto percurso metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, e pesquisa de campo de caráter qualitativo. A coleta dos dados deu-se a partir da observação sistemática e da entrevista semiestruturada, respaldadas pela análise de conteúdo de Bardin (1977), a qual busca considerar todo o contexto, ou seja, a partir das entrevistas obtidas, analisar o universo de significados no sentido de objetivar racionalidades nas falas das depoentes. Diante a pesquisa realizada, os resultados obtidos apresentam as concepções atribuídas das professoras a avaliação da aprendizagem como processos de conhecimentos adquiridos em sua formação inicial e suas vivências escolares durante a educação básica, evidenciando que suas práticas profissionais não se constituem totalmente dos seus entendimentos sobre avaliação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
2019-08-28T16:20:06Z
2019-08-28
2019-08-28T16:20:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285
SILVA, Laiza Kamila dos Santos. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental 2019. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285
identifier_str_mv SILVA, Laiza Kamila dos Santos. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental 2019. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389514199040