O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita. |
id |
UFCG_84f5f5523e3b5f3f0e3108905b11afbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30721 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.The retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story.RetextualidadeGêneros textuaisCompreensão textualProdução textualLeituraCançãoRetextualityTextual genresTextual comprehensionReadingSongRetextualizaçãoLinguística.Letras - Língua Portuguesa.Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita.This research work aims to show that the process of retextualization is a innovative pedagogical practice that is attractive to students and fundamental to the development of reading, comprehension and textual production. It is believed that before of teaching practices still focused for traditional teaching, this proposal of intervention must gain breath, in the sense that the work with retextualization can be an excellent moment for the teaching-learning process. For this research is based mainly on the contributions of Marcuschi (2001, 2010), with regard to the retextualization process; Marcuschi (2008) and Cavalcante (2013) about textual genres; Bosi (2001) about the tale and Costa (2001) referring to the song genre. With regard to methodology, this research is bibliographical, under a qualitative approach, for not presenting methods and techniques statistics. It is also applied by presenting a proposal of activities to be development in the classroom. As a result, the work presented a didactic proposal, aimed at teachers of the 9th grade of Elementary School in perspective of the retextualization of orality for writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paivahttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284SOUSA, José Wanderley de.SILVA, Abdoral Inácio da.NORVINO, Thalis Alves.2023-06-222023-07-10T19:16:56Z2023-07-102023-07-10T19:16:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T17:52:23Zoai:localhost:riufcg/30721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T17:52:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. The retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story. |
title |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. |
spellingShingle |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. NORVINO, Thalis Alves. Retextualidade Gêneros textuais Compreensão textual Produção textual Leitura Canção Retextuality Textual genres Textual comprehension Reading Song Retextualização Linguística. Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. |
title_full |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. |
title_fullStr |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. |
title_full_unstemmed |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. |
title_sort |
O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto. |
author |
NORVINO, Thalis Alves. |
author_facet |
NORVINO, Thalis Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 SOUSA, José Wanderley de. SILVA, Abdoral Inácio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NORVINO, Thalis Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retextualidade Gêneros textuais Compreensão textual Produção textual Leitura Canção Retextuality Textual genres Textual comprehension Reading Song Retextualização Linguística. Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Retextualidade Gêneros textuais Compreensão textual Produção textual Leitura Canção Retextuality Textual genres Textual comprehension Reading Song Retextualização Linguística. Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22 2023-07-10T19:16:56Z 2023-07-10 2023-07-10T19:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721 NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721 |
identifier_str_mv |
NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744584780021760 |