O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NORVINO, Thalis Alves.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita.
id UFCG_84f5f5523e3b5f3f0e3108905b11afbd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30721
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.The retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story.RetextualidadeGêneros textuaisCompreensão textualProdução textualLeituraCançãoRetextualityTextual genresTextual comprehensionReadingSongRetextualizaçãoLinguística.Letras - Língua Portuguesa.Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita.This research work aims to show that the process of retextualization is a innovative pedagogical practice that is attractive to students and fundamental to the development of reading, comprehension and textual production. It is believed that before of teaching practices still focused for traditional teaching, this proposal of intervention must gain breath, in the sense that the work with retextualization can be an excellent moment for the teaching-learning process. For this research is based mainly on the contributions of Marcuschi (2001, 2010), with regard to the retextualization process; Marcuschi (2008) and Cavalcante (2013) about textual genres; Bosi (2001) about the tale and Costa (2001) referring to the song genre. With regard to methodology, this research is bibliographical, under a qualitative approach, for not presenting methods and techniques statistics. It is also applied by presenting a proposal of activities to be development in the classroom. As a result, the work presented a didactic proposal, aimed at teachers of the 9th grade of Elementary School in perspective of the retextualization of orality for writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paivahttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284SOUSA, José Wanderley de.SILVA, Abdoral Inácio da.NORVINO, Thalis Alves.2023-06-222023-07-10T19:16:56Z2023-07-102023-07-10T19:16:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T17:52:23Zoai:localhost:riufcg/30721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T17:52:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
The retextualization process in the classroom: a song intervention proposal for the short story.
title O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
spellingShingle O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
NORVINO, Thalis Alves.
Retextualidade
Gêneros textuais
Compreensão textual
Produção textual
Leitura
Canção
Retextuality
Textual genres
Textual comprehension
Reading
Song
Retextualização
Linguística.
Letras - Língua Portuguesa.
title_short O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
title_full O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
title_fullStr O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
title_full_unstemmed O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
title_sort O processo de retextualização na sala aula: uma proposta de intervenção de canção para o conto.
author NORVINO, Thalis Alves.
author_facet NORVINO, Thalis Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SOUSA, José Wanderley de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv NORVINO, Thalis Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Retextualidade
Gêneros textuais
Compreensão textual
Produção textual
Leitura
Canção
Retextuality
Textual genres
Textual comprehension
Reading
Song
Retextualização
Linguística.
Letras - Língua Portuguesa.
topic Retextualidade
Gêneros textuais
Compreensão textual
Produção textual
Leitura
Canção
Retextuality
Textual genres
Textual comprehension
Reading
Song
Retextualização
Linguística.
Letras - Língua Portuguesa.
description Este trabalho de pesquisa objetiva mostrar que o processo de retextualização é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos e fundamental para o desenvolvimento da leitura, compreensão e produção textual. Acredita-se que diante das práticas docentes ainda voltadas para o ensino tradicional, esta proposta de intervenção deve ganhar fôlego, no sentido de que o trabalho com a retextualização pode ser um excelente momento para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso a pesquisa está embasada, principalmente nas contribuições de Marcuschi (2001, 2010), no que diz respeito ao processo de retextualização; Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013) acerca dos gêneros textuais; Bosi (2001) sobre o conto e Costa (2001) referente ao gênero canção. No que tange à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, por não apresentar métodos e técnicas estatisticas. É também aplicada por apresentar uma proposta de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como resultado, o trabalho apresentou uma proposta didática, direcionada a professores do 9° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da retextualização da oralidade para a escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
2023-07-10T19:16:56Z
2023-07-10
2023-07-10T19:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30721
identifier_str_mv NORVINO, Thalis Alves. O processo de retextualização na sala de aula: uma proposta de intervenção da canção para o conto. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744584780021760