Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mariana Mendes e.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
Resumo: Durante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno.
id UFCG_852f6e56aba216e64355602cbef13c19
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20443
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.Using static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented.Programação Orientada a ObjetosDisciplina Programação Orientada a Objetos - UFCGAprendizagem em programaçãoEnsino de programaçãoObjetivos de aprendizagem - programaçãoIniciantes em programaçãoCódigos – análise estáticaCiência da ComputaçãoDurante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGARAÚJO, Eliane Cristina de.ARAÚJO, E. C.BAPTISTA, Cláudio de Souza.BAPTISTA, C. S.SILVA, Mariana Mendes e.2019-11-252021-08-06T18:07:50Z2021-08-062021-08-06T18:07:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-06T18:08:27Zoai:localhost:riufcg/20443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-06T18:08:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
Using static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented.
title Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
spellingShingle Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
SILVA, Mariana Mendes e.
Programação Orientada a Objetos
Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG
Aprendizagem em programação
Ensino de programação
Objetivos de aprendizagem - programação
Iniciantes em programação
Códigos – análise estática
Ciência da Computação
title_short Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
title_full Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
title_fullStr Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
title_full_unstemmed Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
title_sort Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
author SILVA, Mariana Mendes e.
author_facet SILVA, Mariana Mendes e.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Eliane Cristina de.
ARAÚJO, E. C.
BAPTISTA, Cláudio de Souza.
BAPTISTA, C. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mariana Mendes e.
dc.subject.por.fl_str_mv Programação Orientada a Objetos
Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG
Aprendizagem em programação
Ensino de programação
Objetivos de aprendizagem - programação
Iniciantes em programação
Códigos – análise estática
Ciência da Computação
topic Programação Orientada a Objetos
Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG
Aprendizagem em programação
Ensino de programação
Objetivos de aprendizagem - programação
Iniciantes em programação
Códigos – análise estática
Ciência da Computação
description Durante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2021-08-06T18:07:50Z
2021-08-06
2021-08-06T18:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
identifier_str_mv SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744503488118784