A preservação da natureza nas séries iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Cristiana Pereira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340
Resumo: A presente monografia apresenta a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas series iniciais do Ensino Fundamental I com o objetivo de pesquisar o que os discentes entendem por Meio Ambiente e quais os problemas que afetam a natureza. A mesma aborda as praticas desenvolvidas pelos educadores e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do objeto de estudo, quando relacionava com os conteúdos programados. Esta pesquisa ainda aborda as experiências adquiridas durante o Estagio Supervisionado em Docência, onde foi trabalhado a Educação Ambiental durante todo esse período, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem, e uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, observação e fontes documentais como: portfolio e diário de campo elaborado durante o estagio. Assim conclui-se que para a continuidade deste trabalho e necessário que as escolas e educadores tomem consciência da importância de trabalhar Educação Ambiental em todas as disciplinas como uma possibilidade de conscientizar os discentes.
id UFCG_85a8da71d08e662418a8496385a0ef92
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13340
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A preservação da natureza nas séries iniciais.The preservation of nature in the initial series.Educação ambientalMeio ambienteEducação infantilNatureza-preservaçãoEnvironmental educationEnvironmentChild educationNature-preservationEducação.A presente monografia apresenta a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas series iniciais do Ensino Fundamental I com o objetivo de pesquisar o que os discentes entendem por Meio Ambiente e quais os problemas que afetam a natureza. A mesma aborda as praticas desenvolvidas pelos educadores e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do objeto de estudo, quando relacionava com os conteúdos programados. Esta pesquisa ainda aborda as experiências adquiridas durante o Estagio Supervisionado em Docência, onde foi trabalhado a Educação Ambiental durante todo esse período, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem, e uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, observação e fontes documentais como: portfolio e diário de campo elaborado durante o estagio. Assim conclui-se que para a continuidade deste trabalho e necessário que as escolas e educadores tomem consciência da importância de trabalhar Educação Ambiental em todas as disciplinas como uma possibilidade de conscientizar os discentes.This monograph presents the importance of working with Environmental Education in the series of Elementary School I in order to research what students understand by Environment and what problems affect nature. It addresses the practices developed by educators and the difficulties encountered during the development of the object of study, when related to the programmed contents. This research addresses the experiences acquired during the Supervised Teaching Internship, where Environmental Education worked throughout this period, contributing to the process of teaching learning, and a research with a qualitative approach, which used as instruments for data collection, interviews, observation and documentary sources such as: portfolio and field diary prepared during the internship. Thus it is concluded that for the continuity this work and it is necessary that schools and educators become aware of the importance of to work on Environmental Education in all subjects as a possibility of make students aware.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SOARES, Cristiana Pereira.2010-122020-07-17T09:09:41Z2020-07-172020-07-17T09:09:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340SOARES, Cristiana Pereira. A preservação da natureza nas séries iniciais. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:38:14Zoai:localhost:riufcg/13340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:38:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A preservação da natureza nas séries iniciais.
The preservation of nature in the initial series.
title A preservação da natureza nas séries iniciais.
spellingShingle A preservação da natureza nas séries iniciais.
SOARES, Cristiana Pereira.
Educação ambiental
Meio ambiente
Educação infantil
Natureza-preservação
Environmental education
Environment
Child education
Nature-preservation
Educação.
title_short A preservação da natureza nas séries iniciais.
title_full A preservação da natureza nas séries iniciais.
title_fullStr A preservação da natureza nas séries iniciais.
title_full_unstemmed A preservação da natureza nas séries iniciais.
title_sort A preservação da natureza nas séries iniciais.
author SOARES, Cristiana Pereira.
author_facet SOARES, Cristiana Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Cristiana Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente
Educação infantil
Natureza-preservação
Environmental education
Environment
Child education
Nature-preservation
Educação.
topic Educação ambiental
Meio ambiente
Educação infantil
Natureza-preservação
Environmental education
Environment
Child education
Nature-preservation
Educação.
description A presente monografia apresenta a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas series iniciais do Ensino Fundamental I com o objetivo de pesquisar o que os discentes entendem por Meio Ambiente e quais os problemas que afetam a natureza. A mesma aborda as praticas desenvolvidas pelos educadores e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do objeto de estudo, quando relacionava com os conteúdos programados. Esta pesquisa ainda aborda as experiências adquiridas durante o Estagio Supervisionado em Docência, onde foi trabalhado a Educação Ambiental durante todo esse período, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem, e uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, observação e fontes documentais como: portfolio e diário de campo elaborado durante o estagio. Assim conclui-se que para a continuidade deste trabalho e necessário que as escolas e educadores tomem consciência da importância de trabalhar Educação Ambiental em todas as disciplinas como uma possibilidade de conscientizar os discentes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2020-07-17T09:09:41Z
2020-07-17
2020-07-17T09:09:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340
SOARES, Cristiana Pereira. A preservação da natureza nas séries iniciais. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340
identifier_str_mv SOARES, Cristiana Pereira. A preservação da natureza nas séries iniciais. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447367282688