Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mickaelle Maria da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238
Resumo: Este trabalho monográfico intitulado Coordenador (a) Pedagógico (a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade, têm como objetivo geral discutir a ressignificação das atribuições, práticas e desafios do Coordenador Pedagógico, a fim de compreender as funções do Coordenador Pedagógico e os desafios vivenciados cotidianamente na sua profissão. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores Saviani (1986), Medeiros (1987), Rangel (2001), Salvador (2012), Libanêo (2004), Freire (1996), Fonseca (2001). No segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos de 4 (quatro) escolas Municipais da Cidade de Poço Dantas-PB. Na coleta de dados utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 07 (sete) questões. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos Coordenadores Pedagógicos como excesso de atribuições, professores que resistem a ideias de mudança e inovação, a projetos, falta de motivação e de participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, entre outras. Essa situação aponta a importância da clareza da função do Coordenador Pedagógico na escola, como também a necessidade de sua formação contínua e apoio pedagógico da direção escolar, para que todos juntos possibilitem a construção de novos conhecimentos para enfrentar os desafios da prática educativa.
id UFCG_86d8088d31aa61a497f6e8992ee78a24
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7238
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.Pedagogical coordinator: attributions, practices and challenges in contemporary times.Coordenador pedagógicoPráticas educativasAtribuições do coordenadorAssignments of CoordinatedEducational practicesCoordinator AssignmentsEducação.Este trabalho monográfico intitulado Coordenador (a) Pedagógico (a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade, têm como objetivo geral discutir a ressignificação das atribuições, práticas e desafios do Coordenador Pedagógico, a fim de compreender as funções do Coordenador Pedagógico e os desafios vivenciados cotidianamente na sua profissão. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores Saviani (1986), Medeiros (1987), Rangel (2001), Salvador (2012), Libanêo (2004), Freire (1996), Fonseca (2001). No segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos de 4 (quatro) escolas Municipais da Cidade de Poço Dantas-PB. Na coleta de dados utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 07 (sete) questões. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos Coordenadores Pedagógicos como excesso de atribuições, professores que resistem a ideias de mudança e inovação, a projetos, falta de motivação e de participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, entre outras. Essa situação aponta a importância da clareza da função do Coordenador Pedagógico na escola, como também a necessidade de sua formação contínua e apoio pedagógico da direção escolar, para que todos juntos possibilitem a construção de novos conhecimentos para enfrentar os desafios da prática educativa.This monographic work, titled Resignifications of practices, attributions and competences of the Pedagogical Coordinator in the current days, aims to discuss about the resignification of practices, attributions and competences of the Pedagogical Coordinator in order to understand the Pedagogical Coordinator’s functions and the challenges experienced daily in his profession. Initially, an exploratory research was developed based on the theoretical contributions of authors such as SAVIANI (1986), MEDEIROS (1987), RANGEL (2001), SALVADOR (2012), LIBANEO (2004), FREIRE (1996), FONSECA (2001). In the second moment, a field research was carried out with 4 (four) Pedagogical Coordinators from 4 (four) Municipal Schools of the Poço Dantas-PB city. In the data collection, a semi- structured interview was used as instrument, it was composed by 07 (seven) questions, attached to the work. The results pointed out the many difficulties experienced by the Pedagogical Coordinators, such as excess of attributions, teachers who resist ideas and projects, lack of both motivation and participation of parents and/or the person responsible for the students, among others. This situation points to the importance of clarity of the Pedagogical Coordinator’s function at school, as well as the necessity of his continuous training and pedagogical support by school direction, so that all people together enable the construction of new knowledge to face the challenges of the educational practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SILVA, José Amiraldo Alves da.PIRES, Aparecida Carneiro.SILVA, Mickaelle Maria da.2017-09-052019-09-24T16:54:10Z2019-09-242019-09-24T16:54:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238SILVA, Mickaelle Maria da. Coordenador(a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:42:39Zoai:localhost:riufcg/7238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:42:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
Pedagogical coordinator: attributions, practices and challenges in contemporary times.
title Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
spellingShingle Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
SILVA, Mickaelle Maria da.
Coordenador pedagógico
Práticas educativas
Atribuições do coordenador
Assignments of Coordinated
Educational practices
Coordinator Assignments
Educação.
title_short Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
title_full Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
title_fullStr Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
title_full_unstemmed Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
title_sort Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.
author SILVA, Mickaelle Maria da.
author_facet SILVA, Mickaelle Maria da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
SILVA, José Amiraldo Alves da.
PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mickaelle Maria da.
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Práticas educativas
Atribuições do coordenador
Assignments of Coordinated
Educational practices
Coordinator Assignments
Educação.
topic Coordenador pedagógico
Práticas educativas
Atribuições do coordenador
Assignments of Coordinated
Educational practices
Coordinator Assignments
Educação.
description Este trabalho monográfico intitulado Coordenador (a) Pedagógico (a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade, têm como objetivo geral discutir a ressignificação das atribuições, práticas e desafios do Coordenador Pedagógico, a fim de compreender as funções do Coordenador Pedagógico e os desafios vivenciados cotidianamente na sua profissão. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores Saviani (1986), Medeiros (1987), Rangel (2001), Salvador (2012), Libanêo (2004), Freire (1996), Fonseca (2001). No segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos de 4 (quatro) escolas Municipais da Cidade de Poço Dantas-PB. Na coleta de dados utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 07 (sete) questões. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos Coordenadores Pedagógicos como excesso de atribuições, professores que resistem a ideias de mudança e inovação, a projetos, falta de motivação e de participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, entre outras. Essa situação aponta a importância da clareza da função do Coordenador Pedagógico na escola, como também a necessidade de sua formação contínua e apoio pedagógico da direção escolar, para que todos juntos possibilitem a construção de novos conhecimentos para enfrentar os desafios da prática educativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
2019-09-24T16:54:10Z
2019-09-24
2019-09-24T16:54:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238
SILVA, Mickaelle Maria da. Coordenador(a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238
identifier_str_mv SILVA, Mickaelle Maria da. Coordenador(a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396188385280