Planejamento e sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU).
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17420 |
Resumo: | As discussões que envolvem o tema sustentabilidade têm ganhado cada vez mais evidência face à preocupação com a escassez de recursos e a necessidade de se viabilizar ações que possam conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. Inseridas nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) carecem de uma metodologia de atuação que incorpore as dimensões da sustentabilidade. Este estudo parte da premissa de que as IES são organizações disseminadoras do conhecimento que, por meio dos pilares ensino, pesquisa e extensão, devem assumir papel precípuo na orientação para o desenvolvimento sustentável e aponta o planejamento estratégico como forte aliado na sua operacionalização, por meio da priorização de ações que possibilitem a definição, implementação, monitoramento e avaliação de ações que contribuam para a sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as atividades acadêmicas, nos eixos ensino, pesquisa e extensão de uma Instituição de Ensino Superior, a Universidade Federal do Ceará, visando verificar de que forma o planejamento estratégico pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Para tanto, procedeuse à verificação dos componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão, em busca de aspectos previstos na agenda dos ODS/ONU, procurando classificálos e dimensionálos quanto às perspectivas ambiental, social e econômica para que, paralelamente à análise de abordagem do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, fosse possível apontar sugestões que possam contribuir para melhoria no processo de alinhamento entre planejamento e sustentabilidade no âmbito das IES. Tratase de uma pesquisa exploratória e descritiva, valendose de uma abordagem de natureza predominantemente qualitativa, viabilizada por um estudo bibliográfico e documental e que utilizouse da técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. A pesquisa revela uma instituição de ensino ainda em evolução, mas bem estruturada e comprometida com as dimensões da sustentabilidade; um PDI consistente e com viés sustentável; componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão alicerçados em aspectos tecnológicos e inovadores e com tendência à flexibilização. Diante disso, identificouse necessidade de se fomentar maiores iniciativas ligadas às temáticas da dimensão ambiental e, destacouse como sugestão de melhoria a implementação de um sistema de monitoramento e avaliação que utilize indicadores de sustentabilidade, apontando a metodologia do Sustainability Balanced Scorecard como referência. |
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Planejamento e sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU).Planning and sustainability in Higher Education Institutions: a study in the light of the objectives of sustainable development (SDG / UN).SustentabilidadePlanejamento estratégicoDesenvolvimento SustentávelInstituição de Ensino SuperiorObjetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONUODS/ONUAdministração PúblicaAs discussões que envolvem o tema sustentabilidade têm ganhado cada vez mais evidência face à preocupação com a escassez de recursos e a necessidade de se viabilizar ações que possam conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. Inseridas nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) carecem de uma metodologia de atuação que incorpore as dimensões da sustentabilidade. Este estudo parte da premissa de que as IES são organizações disseminadoras do conhecimento que, por meio dos pilares ensino, pesquisa e extensão, devem assumir papel precípuo na orientação para o desenvolvimento sustentável e aponta o planejamento estratégico como forte aliado na sua operacionalização, por meio da priorização de ações que possibilitem a definição, implementação, monitoramento e avaliação de ações que contribuam para a sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as atividades acadêmicas, nos eixos ensino, pesquisa e extensão de uma Instituição de Ensino Superior, a Universidade Federal do Ceará, visando verificar de que forma o planejamento estratégico pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Para tanto, procedeuse à verificação dos componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão, em busca de aspectos previstos na agenda dos ODS/ONU, procurando classificálos e dimensionálos quanto às perspectivas ambiental, social e econômica para que, paralelamente à análise de abordagem do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, fosse possível apontar sugestões que possam contribuir para melhoria no processo de alinhamento entre planejamento e sustentabilidade no âmbito das IES. Tratase de uma pesquisa exploratória e descritiva, valendose de uma abordagem de natureza predominantemente qualitativa, viabilizada por um estudo bibliográfico e documental e que utilizouse da técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. A pesquisa revela uma instituição de ensino ainda em evolução, mas bem estruturada e comprometida com as dimensões da sustentabilidade; um PDI consistente e com viés sustentável; componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão alicerçados em aspectos tecnológicos e inovadores e com tendência à flexibilização. Diante disso, identificouse necessidade de se fomentar maiores iniciativas ligadas às temáticas da dimensão ambiental e, destacouse como sugestão de melhoria a implementação de um sistema de monitoramento e avaliação que utilize indicadores de sustentabilidade, apontando a metodologia do Sustainability Balanced Scorecard como referência.Discussions involving sustainability have been increasingly evident in the face of concerns about resource scarcity and the need to implement actions that can reconcile development and sustainability. Inserted in this context, the universities need a methodology of action that incorporates the dimensions of sustainability. This study is based on the premise that universities are knowledge dissemination organizations that, through the teaching, research and extension pillars, should take a leading role in guiding sustainable development and points out strategic planning as a strong ally in its operationalization, through prioritization of actions that enable the definition, implementation, monitoring and evaluation of actions that contribute to sustainability. In this sense, this research had as general objective to analyze the academic activities, in the teaching, research and extension axes of a university, Federal University of Ceará, in order to verify how strategic planning can contribute to the achievement of the Sustainable Development Goals. In order to do so, the curricular components, research projects and extension actions were searched for aspects included in the agenda, seeking to classify and size them as to the environmental, social and economic perspectives for which , in parallel with the universities Institutional Development Plan (IDP) approach analysis, it would be possible to point out suggestions that could contribute to an improvement in the alignment process between planning and sustainability within universitiy. This is an exploratory and descriptive research, using an approach of predominantly qualitative made possible by a bibliographic and documentary study and using the technique of content analysis for data analysis. The research reveals an educational institution still in evolution, but well structured and committed to the dimensions of sustainability; a consistent and sustainable guidance IDP curricular components, research projects and extension actions based on technological and innovative aspects and tending to be flexible. It was also identified the need to promote greater initiatives focused on environmental issues, and it was suggested as a suggestion of improvement the implementation of a monitoring and evaluation system that uses sustainability indicators, pointing to the methodology of the Sustainability Balanced Scorecard as reference.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGMARQUES, Jacyara Farias Souza.MARQUES, J. F. S.http://lattes.cnpq.br/9027755945896248SANTOS, Angela Veras.20192021-02-26T20:13:51Z2021-02-262021-02-26T20:13:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17420SANTOS, Angela Veras. Planejamento e sustentabilidade em instituições de ensino superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU). 2019. 105 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-03-02T20:26:53Zoai:localhost:riufcg/17420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-03-02T20:26:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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