Competição e performance no varejo supermercadista na perspectiva da resource advantage theory: estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA FILHO, Narcélio Clemente de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17752
Resumo: A complexidade da competição no setor supermercadista vai muito além da disputa nas prateleiras, há uma diversidade de players, dentre eles multinacionais, que competem diretamente com empresas regionais e familiares tornando a competição ainda mais intensa. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a competição e suas implicações sobre a performance organizacional em uma empresa no setor supermercadista sob o prisma da R-A Theory. Para tanto, utilizou-se como base teórica a Resource Advantage Theory (Teoria da Vantagem em Recursos) proposto por Hunt e Morgan (1995). Quanto ao método se utilizou do estudo de caso em um supermercado na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados foi feita diretamente ao principal gestor, através de três questionários, aplicados presencialmente, acrescidos de esclarecimentos sobre as peculiaridades dos recursos avaliados. Tais recursos foram agrupados em sete dimensões (Física, Financeira, Humana, Organizacional, Informacional, Relacional e Legal). O primeiro questionário avaliou a Vantagem Comparativa, o segundo a Vantagem Competitiva e o terceiro a performance organizacional. Como resultados, pode-se constatar que a Loja em estudo apresenta-se em Vantagem Comparativa, em cinco das sete dimensões avaliadas. Tal dotação, reflete o mesmo resultado quando da Posição de Mercado, ou seja, Vantagem Competitiva, em quantro da setes dimensões, resultando em Paridade no que tange à performance organizacional.
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