Crimes que construíram milagreiros no Seridó Potiguar/Caicó-RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mary Campelo de.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ANDRADE JUNIOR, Lourival.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34777
Resumo: A religiosidade não oficial se manifesta num conjunto de práticas que não estão de acordo com os parâmetros ritualísticos da oficialidade canônica. O Seridó Potiguar se consolidou desde muito tempo como um lugar destas devoções, onde há “milagreiros de cemitérios”, benzedeiras que passam a fazer parte das identidades e das representações do povo que aqui vive. E ser devoto de um milagreiro não oficial faz com que o fiel esteja mais perto de sua realidade e das práticas advindas dessa religiosidade. Dessa maneira, a pesquisa se propõe analisar e estabelecer relações entre crimes que ocorreram no Seridó Potiguar e onde os mortos, conforme seus devotos passaram a operar milagres. Buscaremos então crimes que vitimaram Dr. Carlindo de Souza Dantas no dia 28/10/1967 em Caicó no Rio Grande do Norte e José Leão no dia 20/01/1877 na cidade de Flores, atual Florânia, também no Rio Grande do Norte. O primeiro, assassinado a tiros em frente ao Caicó Esportes Clube era um homem com uma popularidade imensa resultado de sua profissão como médico e ter se envolvido na política como Deputado Estadual. Hoje seu túmulo está repleto de ex-votos e de pedidos para que ele conceda graças e milagres aos seus devotos. O segundo crime se deu em uma fazenda e o morto além de ter sido assassinado, foi esquartejado e queimado. No lugar do crime está uma cruz e uma capela, onde devotos da região e até de outros estados acorrem para pedir e agradecer pela intercessão de Zé Leão. Portanto o nosso objetivo é analisar as possíveis semelhanças e diferenças entre essas duas devoções que levaram estes dois homens a tornarem-se milagreiros, e intercessores dos vivos no mundo dos mortos.
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