Competência leitora: vivenciando estratégias em sala de aula do 8 ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/232 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o nível de competência leitora dos alunos do 8o ano A e B, regular, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Nunes Trindade, a partir da vivência de estratégias leitoras. Para esse fim, discutimos as experiências de leitura com esses alunos; selecionamos textos de diferentes gêneros e lhes propusemos atividades de leitura, considerando o emprego de procedimentos estratégicos; identificamos as estratégias empregadas antes, durante e depois das leituras e, em seguida, descrevemos, com base no uso das estratégias, os níveis de competência leitora. Optamos pela pesquisa qualitativa, quantitativa e participativa por permitir interpretar e identificar o nível de competência leitora desses alunos, bem como interferir no processo da pesquisa. As experiências de leitura, pautadas na concepção interacionista, fundamentaram-se, sobretudo, nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira (2013), que focaliza o aspecto sintetizador da leitura; de Solé (1998), que propõe o ensino das estratégias de leitura como fundamentais à construção dos sentidos do texto; de Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2013), que refletem a leitura como exercício de interação entre autor, texto e leitor; e nos PCN’s, que dizem a leitura como prática planejada e possibilitadora de conhecimentos e autonomia aos leitores. A análise dos dados levou em consideração o que revelaram as atividades de leitura e compreensão textual, operacionalizadas com base nas entrevistas nos grupos focais, e a quantificação dos dados obtidos durante a pesquisa. Identificamos um nível de competência leitora Muito bom para a turma do 8º Ano A e Bom para a do 8º B, pois a maioria das respostas foi muito coerente e coerente, respectivamente, conforme atenderam, perfeitamente e satisfatoriamente, aos propósitos das estratégias de leitura estudadas. Inferimos que esse resultado se justifica pelo trabalho planejado e sistemático pensado e desenvolvido para a compreensão leitora dos alunos. Nesse sentido, percebemos a importância do uso de estratégias para à promoção de leituras competentes. |
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Competência leitora: vivenciando estratégias em sala de aula do 8 ano do ensino fundamental.Reading competence: experiencing strategies in the classroom of 8 years of elementary school.LetrasLeituraCompetência leitoraEstratégias de leituraGêneros textuaisEscola públicaEducaçãoEnsinoLettersReadingReading competenceReading StrategiesTextual genresPublic schoolEducationTeachingLetras.Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o nível de competência leitora dos alunos do 8o ano A e B, regular, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Nunes Trindade, a partir da vivência de estratégias leitoras. Para esse fim, discutimos as experiências de leitura com esses alunos; selecionamos textos de diferentes gêneros e lhes propusemos atividades de leitura, considerando o emprego de procedimentos estratégicos; identificamos as estratégias empregadas antes, durante e depois das leituras e, em seguida, descrevemos, com base no uso das estratégias, os níveis de competência leitora. Optamos pela pesquisa qualitativa, quantitativa e participativa por permitir interpretar e identificar o nível de competência leitora desses alunos, bem como interferir no processo da pesquisa. As experiências de leitura, pautadas na concepção interacionista, fundamentaram-se, sobretudo, nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira (2013), que focaliza o aspecto sintetizador da leitura; de Solé (1998), que propõe o ensino das estratégias de leitura como fundamentais à construção dos sentidos do texto; de Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2013), que refletem a leitura como exercício de interação entre autor, texto e leitor; e nos PCN’s, que dizem a leitura como prática planejada e possibilitadora de conhecimentos e autonomia aos leitores. A análise dos dados levou em consideração o que revelaram as atividades de leitura e compreensão textual, operacionalizadas com base nas entrevistas nos grupos focais, e a quantificação dos dados obtidos durante a pesquisa. Identificamos um nível de competência leitora Muito bom para a turma do 8º Ano A e Bom para a do 8º B, pois a maioria das respostas foi muito coerente e coerente, respectivamente, conforme atenderam, perfeitamente e satisfatoriamente, aos propósitos das estratégias de leitura estudadas. Inferimos que esse resultado se justifica pelo trabalho planejado e sistemático pensado e desenvolvido para a compreensão leitora dos alunos. Nesse sentido, percebemos a importância do uso de estratégias para à promoção de leituras competentes.Este trabajo tiene como objetivo general analisar el nivel de competencia lector de los alunos del 8º A y B, regular de la Escuela Primaria de Enseñanza Fundamental Manoel Nunes Trindade, a partir de viviendas de estrategias lectoras. Para ese objetivo, discutimos las experiencias de la lectura con esos alumnos; seleccionamos textos de diferentes géneros y les propusimos actividades de lectura, considerando el empleo de procedimientos estrategicos; identificamos las estrategias empleadas antes, durante y después de las lecturas y, de pronto, describimos, con base en el uso de las estrategias, los niveles de competencia lector. Optamos por la pesquisa calitativa, cantitativa y participativa por permitir interpretar y identificar el nivel de competencia lector de esos alumnos, como también interferir en el proceso de las pesquisas. Las experiencias de lectura, basado en la concepción interacionista, fundamentanse, sobretodo, en los presupuestos teóricos de Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira (2013), que focaliza el aspecto sintelizador de la lectura; de Solé (1998), que propone la enseñanza de las estrategias de lectura como fundmentales para la construcción de los sentidos del texto; de Marcuschi (2008) y Koch y Elias (2013), que refleten la lectura como ejercicio de interación entre el autor, texto y lector, y en los PCN’s, que dicen la lectura como práctica planeada y posibilitadora de conocimientos y autonomia a los lectores. El analise de los dados llevó en consideración lo que revelaron las atividades de lectura y comprensión textual, operacionalizadas embasadas en las entrevistas en los grupos focales, y a la cantificación de los dados obtenidos durante la pesquisa. Indentificamos un nivel de competencia lector Muy bueno para una clase de 8º año A y Bueno para la de 8º B, pués la mayoría de las respuestas fueran muy coherentes y coherente , respectivamente, conforme atendieran, perfectamente y satisfactoriamente, a los propositos de las estrategias de lectura estudiadas. Deducimos que esos resultados se justifican por el trabajo planeado y sistemático piensado y desarrollado para la comprensión lector de los alumnos. En ese sentido, percebemos la importancia del uso de estrategias para la promoción de lecturas competentes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazereth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968LUCENA, Josete Marinho de.OLEGÁRIO, Maria Daluz.NUNES, Shirley Monteiro Campos.2015-06-182018-01-12T15:01:23Z2015-08-132018-01-12T15:01:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/232NUNES, Shirley Monteiro Campos. Competência leitora: vivenciando estratégias em sala de aula do 8 ano do ensino fundamental. 2015. 197 f. (Dissertação de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T17:41:00Zoai:localhost:riufcg/232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T17:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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