O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Francisco Edson de Freitas.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080
Resumo: Durante muito tempo, a literatura ocupou o posto de objeto importante ao aprendizado de línguas estrangeiras, ainda que em um modelo estático de ensino, no qual a gramática era vista apenas como base para a tradução e leitura de literatura estrangeira. O currículo destas reconhecia a compreensão de textos literários como objetivo principal de se aprender uma língua estrangeira, uma vez que o objetivo principal era possibilitar aos estudantes o acesso a textos literários escritos na língua-alvo. Com as alterações no currículo educacional decorrentes da busca por um ensino efetivo, a literatura perdeu a importância adquirida e assumiu um lugar a parte do ensino de línguas, sendo considerada como um componente sem importância à aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, a literatura permanece sendo importante nesse contexto, uma vez que reflete a cultura de um povo e esta não pode ser dissociada da língua dessa comunidade. Além disso, o ensino deste componente nas aulas de língua inglesa torna-se importante como meio facilitador à aprendizagem do estudante de línguas, bem como na construção de seu caráter formativo, o que permite ao aprendiz, em seu processo de letramento, refletir sobre suas práticas sociais e agir como indivíduo crítico dentro de seu processo de formação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da temática “Ensino de Literatura nas Aulas de Língua Inglesa”, procurando compreender como ocorrem as atuais práticas de ensino de literatura em Língua Inglesa no ensino médio e como elas podem tornar-se mais eficientes na aprendizagem conjunta dos estudantes desse nível. Para tanto, contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e de autores como Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) entre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que pretende revisar, observar o estado da arte e discutir sobre as questões relativas ao tema, apresentando alguns benefícios do uso de literatura nas aulas de língua inglesa no nível médio, mais especificamente, bem como algumas estratégias metodológicas que podem ser aplicadas em sala de aula no ensino de literatura em língua inglesa.
id UFCG_884bb51a547ae06a5b78524c03199cde
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9080
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.Teaching Literature in the Language Learning Process English.Língua InglesaLiteratura- ensinoAulas de inglêsMetodologiaEnglish languageLiterature- TeachingEnglish classesMethodologyLetras - Língua Inglesa.Durante muito tempo, a literatura ocupou o posto de objeto importante ao aprendizado de línguas estrangeiras, ainda que em um modelo estático de ensino, no qual a gramática era vista apenas como base para a tradução e leitura de literatura estrangeira. O currículo destas reconhecia a compreensão de textos literários como objetivo principal de se aprender uma língua estrangeira, uma vez que o objetivo principal era possibilitar aos estudantes o acesso a textos literários escritos na língua-alvo. Com as alterações no currículo educacional decorrentes da busca por um ensino efetivo, a literatura perdeu a importância adquirida e assumiu um lugar a parte do ensino de línguas, sendo considerada como um componente sem importância à aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, a literatura permanece sendo importante nesse contexto, uma vez que reflete a cultura de um povo e esta não pode ser dissociada da língua dessa comunidade. Além disso, o ensino deste componente nas aulas de língua inglesa torna-se importante como meio facilitador à aprendizagem do estudante de línguas, bem como na construção de seu caráter formativo, o que permite ao aprendiz, em seu processo de letramento, refletir sobre suas práticas sociais e agir como indivíduo crítico dentro de seu processo de formação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da temática “Ensino de Literatura nas Aulas de Língua Inglesa”, procurando compreender como ocorrem as atuais práticas de ensino de literatura em Língua Inglesa no ensino médio e como elas podem tornar-se mais eficientes na aprendizagem conjunta dos estudantes desse nível. Para tanto, contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e de autores como Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) entre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que pretende revisar, observar o estado da arte e discutir sobre as questões relativas ao tema, apresentando alguns benefícios do uso de literatura nas aulas de língua inglesa no nível médio, mais especificamente, bem como algumas estratégias metodológicas que podem ser aplicadas em sala de aula no ensino de literatura em língua inglesa.For a long time, literature was placed as an important object to foreign language teaching, though in an static teaching model, in which grammar was seen only as a basis for the translation and reading of the foreign literature. Its curriculum recognized the comprehension of the literary texts as a main objective to learning a foreign language, once that the main objective was to enable students to have access to literary texts in the target language. With the changes in the educational curriculum due to the search of an effective teaching, literature lost the acquired importance and was placed as outside of the language teaching, being considered as a minor component to the foreign language teaching. However, literature remains important in this context, once it reflects the culture of people and cannot be dissociated from the language of its community. Besides that, the teaching of this component in English classes becomes important as a facilitator means to the learning of the language, as well as in the formative process of students’ character, since it allows the learner, in her/his literacy process to reflect about the social practices and acting as a critical individual within his/her formation process. Thus, this research has as a main purpose to discuss on the theme “Literature Teaching in the English Language Classes”, in order to comprehend how the actual literature teaching practices happens in high school English Language classes and how they can become more efficient in the collective learning process of students at this level. Therefore, this research has as its theoretical support the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) and authors such as Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) among others. This study consists of a bibliographic research, which intends to review the literature of the area, observing the state of art and discussing about relative questions to theme, presenting some benefits of the literature use in the English language classes at the high school level, more specifically, as well as some methodological strategies which can be applied to literature teaching in the English language classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564BRAGA, Elinaldo Menezes.ALVES, Francisco Francimar de Sousa.LOPES, Francisco Edson de Freitas.2015-12-102019-11-12T11:24:04Z2019-11-122019-11-12T11:24:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080LOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa . 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:23:07Zoai:localhost:riufcg/9080Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:23:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
Teaching Literature in the Language Learning Process English.
title O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
spellingShingle O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
LOPES, Francisco Edson de Freitas.
Língua Inglesa
Literatura- ensino
Aulas de inglês
Metodologia
English language
Literature- Teaching
English classes
Methodology
Letras - Língua Inglesa.
title_short O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
title_full O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
title_fullStr O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
title_full_unstemmed O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
title_sort O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.
author LOPES, Francisco Edson de Freitas.
author_facet LOPES, Francisco Edson de Freitas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Daise Lilian Fonseca.
DIAS, D. L. F.
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564
BRAGA, Elinaldo Menezes.
ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Francisco Edson de Freitas.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
Literatura- ensino
Aulas de inglês
Metodologia
English language
Literature- Teaching
English classes
Methodology
Letras - Língua Inglesa.
topic Língua Inglesa
Literatura- ensino
Aulas de inglês
Metodologia
English language
Literature- Teaching
English classes
Methodology
Letras - Língua Inglesa.
description Durante muito tempo, a literatura ocupou o posto de objeto importante ao aprendizado de línguas estrangeiras, ainda que em um modelo estático de ensino, no qual a gramática era vista apenas como base para a tradução e leitura de literatura estrangeira. O currículo destas reconhecia a compreensão de textos literários como objetivo principal de se aprender uma língua estrangeira, uma vez que o objetivo principal era possibilitar aos estudantes o acesso a textos literários escritos na língua-alvo. Com as alterações no currículo educacional decorrentes da busca por um ensino efetivo, a literatura perdeu a importância adquirida e assumiu um lugar a parte do ensino de línguas, sendo considerada como um componente sem importância à aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, a literatura permanece sendo importante nesse contexto, uma vez que reflete a cultura de um povo e esta não pode ser dissociada da língua dessa comunidade. Além disso, o ensino deste componente nas aulas de língua inglesa torna-se importante como meio facilitador à aprendizagem do estudante de línguas, bem como na construção de seu caráter formativo, o que permite ao aprendiz, em seu processo de letramento, refletir sobre suas práticas sociais e agir como indivíduo crítico dentro de seu processo de formação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da temática “Ensino de Literatura nas Aulas de Língua Inglesa”, procurando compreender como ocorrem as atuais práticas de ensino de literatura em Língua Inglesa no ensino médio e como elas podem tornar-se mais eficientes na aprendizagem conjunta dos estudantes desse nível. Para tanto, contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e de autores como Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) entre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que pretende revisar, observar o estado da arte e discutir sobre as questões relativas ao tema, apresentando alguns benefícios do uso de literatura nas aulas de língua inglesa no nível médio, mais especificamente, bem como algumas estratégias metodológicas que podem ser aplicadas em sala de aula no ensino de literatura em língua inglesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2019-11-12T11:24:04Z
2019-11-12
2019-11-12T11:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080
LOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa . 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080
identifier_str_mv LOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa . 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412247326720