A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019 |
Resumo: | A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico. |
id |
UFCG_8911cd8f24d452d82f0c22677d365788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9019 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.Linguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue.LinguísticaPreconceito linguísticoVariação linguísticaEnsinoLinguisticsLinguistic PrejudiceLinguistic VariationTeachingLetras - Língua Portuguesa.A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico.The Portuguese language, like all the others, manifests itself in different ways of uses, reflected in the individual construction of each speaker. It is thus characterized heterogeneous, so there is no way to treat language as the only way to use it. which is traditionally conceptualized as the standard language. Language is one of the characteristics that differ us from each other, therefore, are in these particularities which is linked to the phenomenon of variation and linguistic prejudice, being This is one of the great generators of conflicts in the social environment. This work has as its main objective to discuss the importance of linguistic variation in the school context, thus showing the heterogeneity of the language and the factors that influence the linguistic diversity, such as cultural, regional, historical, economic, among others. For this work we draw on theorists such as Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), as well as the contributions of the NCPs. Starting from such theorists and the objective presented, we propose works with retextualization and transcription focused on teaching with linguistic variation so that, In this way students can recognize linguistic diversity and have both in written and oral use of the language, and for them to understand this linguistic phenomenon and the factors that generate linguistic diversity, thus avoiding the linguistic prejudice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SILVA, Jorgervaldo de Souza.SILVA, Abdoral Inácio da.CAVALCANTE, Maria Raimunda.2016-04-282019-11-08T21:53:37Z2019-11-082019-11-08T21:53:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:10:25Zoai:localhost:riufcg/9019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:10:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. Linguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue. |
title |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
spellingShingle |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. CAVALCANTE, Maria Raimunda. Linguística Preconceito linguístico Variação linguística Ensino Linguistics Linguistic Prejudice Linguistic Variation Teaching Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
title_full |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
title_fullStr |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
title_full_unstemmed |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
title_sort |
A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. |
author |
CAVALCANTE, Maria Raimunda. |
author_facet |
CAVALCANTE, Maria Raimunda. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. OLIVEIRA, R. M. L. http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 SILVA, Jorgervaldo de Souza. SILVA, Abdoral Inácio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Raimunda. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Preconceito linguístico Variação linguística Ensino Linguistics Linguistic Prejudice Linguistic Variation Teaching Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Linguística Preconceito linguístico Variação linguística Ensino Linguistics Linguistic Prejudice Linguistic Variation Teaching Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-28 2019-11-08T21:53:37Z 2019-11-08 2019-11-08T21:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019 CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744411492352000 |