A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Maria Raimunda.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019
Resumo: A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico.
id UFCG_8911cd8f24d452d82f0c22677d365788
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9019
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.Linguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue.LinguísticaPreconceito linguísticoVariação linguísticaEnsinoLinguisticsLinguistic PrejudiceLinguistic VariationTeachingLetras - Língua Portuguesa.A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico.The Portuguese language, like all the others, manifests itself in different ways of uses, reflected in the individual construction of each speaker. It is thus characterized heterogeneous, so there is no way to treat language as the only way to use it. which is traditionally conceptualized as the standard language. Language is one of the characteristics that differ us from each other, therefore, are in these particularities which is linked to the phenomenon of variation and linguistic prejudice, being This is one of the great generators of conflicts in the social environment. This work has as its main objective to discuss the importance of linguistic variation in the school context, thus showing the heterogeneity of the language and the factors that influence the linguistic diversity, such as cultural, regional, historical, economic, among others. For this work we draw on theorists such as Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), as well as the contributions of the NCPs. Starting from such theorists and the objective presented, we propose works with retextualization and transcription focused on teaching with linguistic variation so that, In this way students can recognize linguistic diversity and have both in written and oral use of the language, and for them to understand this linguistic phenomenon and the factors that generate linguistic diversity, thus avoiding the linguistic prejudice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SILVA, Jorgervaldo de Souza.SILVA, Abdoral Inácio da.CAVALCANTE, Maria Raimunda.2016-04-282019-11-08T21:53:37Z2019-11-082019-11-08T21:53:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:10:25Zoai:localhost:riufcg/9019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:10:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
Linguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue.
title A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
spellingShingle A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
CAVALCANTE, Maria Raimunda.
Linguística
Preconceito linguístico
Variação linguística
Ensino
Linguistics
Linguistic Prejudice
Linguistic Variation
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
title_full A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
title_fullStr A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
title_full_unstemmed A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
title_sort A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.
author CAVALCANTE, Maria Raimunda.
author_facet CAVALCANTE, Maria Raimunda.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
SILVA, Jorgervaldo de Souza.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria Raimunda.
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Preconceito linguístico
Variação linguística
Ensino
Linguistics
Linguistic Prejudice
Linguistic Variation
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
topic Linguística
Preconceito linguístico
Variação linguística
Ensino
Linguistics
Linguistic Prejudice
Linguistic Variation
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
description A língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
2019-11-08T21:53:37Z
2019-11-08
2019-11-08T21:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019
CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744411492352000