Estágio supervisionado em supervisão escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11915 |
Resumo: | Através da observação direta, por ocasião do estágio de Supervisão Escolar, captamos a ausência da comunicabilidade existente entre os alunos dessa escola, que com bastante dificuldades expressam-se na forma escrita e oral. Desenvolver o vocabulário por meio de leitura para a comunicação escrita e falada, contribuindo assim para que o mesmo transmita sua idéias, apresente sugestões e crie senso crítico. “O correio de Informação” consta de uma cartolina onde está contido um envelope, o qual os alunos colocam suas sugestões, críticas, informações e até mesmo elogios, coisas que os mesmos não falam pessoalmente por conta da timidez. Este trabalho foi por demais valiosos, uma vez que, as crianças inicialmente omitiam seu nome com receios de alguém criticasse suas sugestões, informações, elogios, etc. Mas depois conversamos bastante com os alunos, a partir daí não houve mais omissão dos nomes, como também aumentou o número de participantes do “Correio de Informação”, ficando bem claro que aconteceu uma mudança em termos de comunicação com todo pessoal da escola. |
id |
UFCG_89824cef15cb4c1d66c9645f60e23ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11915 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estágio supervisionado em supervisão escolar.Supervised internship in school supervision.EducaçãoSupervisão escolarAusência de comunicaçãoComunicação- escrita e faladaEducationSchool supervisionAbsence of communicationComunicação- escrita e faladaEducação.Através da observação direta, por ocasião do estágio de Supervisão Escolar, captamos a ausência da comunicabilidade existente entre os alunos dessa escola, que com bastante dificuldades expressam-se na forma escrita e oral. Desenvolver o vocabulário por meio de leitura para a comunicação escrita e falada, contribuindo assim para que o mesmo transmita sua idéias, apresente sugestões e crie senso crítico. “O correio de Informação” consta de uma cartolina onde está contido um envelope, o qual os alunos colocam suas sugestões, críticas, informações e até mesmo elogios, coisas que os mesmos não falam pessoalmente por conta da timidez. Este trabalho foi por demais valiosos, uma vez que, as crianças inicialmente omitiam seu nome com receios de alguém criticasse suas sugestões, informações, elogios, etc. Mas depois conversamos bastante com os alunos, a partir daí não houve mais omissão dos nomes, como também aumentou o número de participantes do “Correio de Informação”, ficando bem claro que aconteceu uma mudança em termos de comunicação com todo pessoal da escola.Through direct observation, on the occasion of the School Supervision internship, we perceive the absence of the existing communicability between the students of that school, who with great difficulties express themselves in written and oral form. Develop vocabulary through reading for written and spoken communication, thus contributing to the same to transmit your ideas, make suggestions and create a critical sense. “The information courier” consists of a card containing an envelope, which the students place their suggestions, criticisms, information and even praise for, things that they do not speak personally because of their shyness. This work was extremely valuable, since the children initially omitted their name for fear of someone criticizing their suggestions, information, praise, etc. But afterwards we talked a lot with the students, since then there was no more omission of names, as the number of participants in the “Correio de Informação” also increased, making it very clear that there was a change in terms of communication with all school personneUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDUARTE, Maria Elizabeth Gualberto.BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque.SOUZA, Maria Eliete de.1985-12-182020-02-14T10:50:08Z2020-02-142020-02-14T10:50:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11915BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque; SOUZA, Maria Eliete de. Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1985. 50f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1985.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T11:29:28Zoai:localhost:riufcg/11915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T11:29:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. Supervised internship in school supervision. |
title |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. |
spellingShingle |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque. Educação Supervisão escolar Ausência de comunicação Comunicação- escrita e falada Education School supervision Absence of communication Comunicação- escrita e falada Educação. |
title_short |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. |
title_full |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. |
title_sort |
Estágio supervisionado em supervisão escolar. |
author |
BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque. |
author_facet |
BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque. SOUZA, Maria Eliete de. |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Maria Eliete de. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DUARTE, Maria Elizabeth Gualberto. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque. SOUZA, Maria Eliete de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Ausência de comunicação Comunicação- escrita e falada Education School supervision Absence of communication Comunicação- escrita e falada Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Ausência de comunicação Comunicação- escrita e falada Education School supervision Absence of communication Comunicação- escrita e falada Educação. |
description |
Através da observação direta, por ocasião do estágio de Supervisão Escolar, captamos a ausência da comunicabilidade existente entre os alunos dessa escola, que com bastante dificuldades expressam-se na forma escrita e oral. Desenvolver o vocabulário por meio de leitura para a comunicação escrita e falada, contribuindo assim para que o mesmo transmita sua idéias, apresente sugestões e crie senso crítico. “O correio de Informação” consta de uma cartolina onde está contido um envelope, o qual os alunos colocam suas sugestões, críticas, informações e até mesmo elogios, coisas que os mesmos não falam pessoalmente por conta da timidez. Este trabalho foi por demais valiosos, uma vez que, as crianças inicialmente omitiam seu nome com receios de alguém criticasse suas sugestões, informações, elogios, etc. Mas depois conversamos bastante com os alunos, a partir daí não houve mais omissão dos nomes, como também aumentou o número de participantes do “Correio de Informação”, ficando bem claro que aconteceu uma mudança em termos de comunicação com todo pessoal da escola. |
publishDate |
1985 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1985-12-18 2020-02-14T10:50:08Z 2020-02-14 2020-02-14T10:50:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11915 BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque; SOUZA, Maria Eliete de. Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1985. 50f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1985. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11915 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque; SOUZA, Maria Eliete de. Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1985. 50f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1985. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744436375060480 |