As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205
Resumo: O presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico.
id UFCG_89e236218b506db115adac559dbc0f6f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5205
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).The pedagogical practices approached in the subject of religious teaching at the "Idelfonso Anselmo da Silva" School (Amparo-PB).EducaçãoCurrículoMetodologiaReligião - ensinoEducation  Curriculum  Methodology  Religion - TeachingO presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico.The current work investigates which religious conceptions are approached by the pedagogical practices presented on the religious education in the Fundamental Teaching II, having as field and research, Idelfonso Anselmo da Silva school, in the city of Amparo (PB). Having as specific goals: to document the religious teaching in brazilian education history; to show the metodologies used in the subjects of religious education in the Fundamental Teaching II; and identify the religious conceptions brouched on the religious education in the Fundamental Teaching II. We searched theoretical subsidy in Queiroz and Cavalcanti. Using as methodological proceeding a qualitative approach, through field research, for data gathering. By means of this work, we could see the way how religious education, as a component of curriculum, is performed in brazilian public schools, through the methodological practices in classrooms and in the scope of school comunity, with greater emphasis at the researched school. Wich conclusions point to a permanent cristocentrico teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.OLIVEIRA, E. B.http://lattes.cnpq.br/7884216037181602AIRES, José Luciano de Queiroz.SOUZA, Wallace Ferreira de.OLIVEIRA, Edvirges Batista de.2015-12-022019-07-31T14:13:07Z2019-07-312019-07-31T14:13:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T22:01:37Zoai:localhost:riufcg/5205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T22:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
The pedagogical practices approached in the subject of religious teaching at the "Idelfonso Anselmo da Silva" School (Amparo-PB).
title As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
spellingShingle As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
Educação
Currículo
Metodologia
Religião - ensino
Education  
Curriculum  
Methodology  
Religion - Teaching
title_short As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
title_full As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
title_fullStr As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
title_sort As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
author OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
author_facet OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
OLIVEIRA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/7884216037181602
AIRES, José Luciano de Queiroz.
SOUZA, Wallace Ferreira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo
Metodologia
Religião - ensino
Education  
Curriculum  
Methodology  
Religion - Teaching
topic Educação
Currículo
Metodologia
Religião - ensino
Education  
Curriculum  
Methodology  
Religion - Teaching
description O presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
2019-07-31T14:13:07Z
2019-07-31
2019-07-31T14:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205
identifier_str_mv OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382820089856