As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 |
Resumo: | O presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico. |
id |
UFCG_89e236218b506db115adac559dbc0f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5205 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).The pedagogical practices approached in the subject of religious teaching at the "Idelfonso Anselmo da Silva" School (Amparo-PB).EducaçãoCurrículoMetodologiaReligião - ensinoEducation Curriculum Methodology Religion - TeachingO presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico.The current work investigates which religious conceptions are approached by the pedagogical practices presented on the religious education in the Fundamental Teaching II, having as field and research, Idelfonso Anselmo da Silva school, in the city of Amparo (PB). Having as specific goals: to document the religious teaching in brazilian education history; to show the metodologies used in the subjects of religious education in the Fundamental Teaching II; and identify the religious conceptions brouched on the religious education in the Fundamental Teaching II. We searched theoretical subsidy in Queiroz and Cavalcanti. Using as methodological proceeding a qualitative approach, through field research, for data gathering. By means of this work, we could see the way how religious education, as a component of curriculum, is performed in brazilian public schools, through the methodological practices in classrooms and in the scope of school comunity, with greater emphasis at the researched school. Wich conclusions point to a permanent cristocentrico teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.OLIVEIRA, E. B.http://lattes.cnpq.br/7884216037181602AIRES, José Luciano de Queiroz.SOUZA, Wallace Ferreira de.OLIVEIRA, Edvirges Batista de.2015-12-022019-07-31T14:13:07Z2019-07-312019-07-31T14:13:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T22:01:37Zoai:localhost:riufcg/5205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T22:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). The pedagogical practices approached in the subject of religious teaching at the "Idelfonso Anselmo da Silva" School (Amparo-PB). |
title |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
spellingShingle |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). OLIVEIRA, Edvirges Batista de. Educação Currículo Metodologia Religião - ensino Education Curriculum Methodology Religion - Teaching |
title_short |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
title_full |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
title_fullStr |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
title_full_unstemmed |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
title_sort |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
author |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. OLIVEIRA, E. B. http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 AIRES, José Luciano de Queiroz. SOUZA, Wallace Ferreira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo Metodologia Religião - ensino Education Curriculum Methodology Religion - Teaching |
topic |
Educação Currículo Metodologia Religião - ensino Education Curriculum Methodology Religion - Teaching |
description |
O presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 2019-07-31T14:13:07Z 2019-07-31 2019-07-31T14:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382820089856 |