A jovem mulher Marfinense dos anos 1970: um estudo da personagem Aya do Romance Gráfico Aya de Yopougon.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17866 |
Resumo: | Com o avanço da luta e da crítica feminista em consonância com os movimentos sociais, cada vez mais temos visto mulheres produzindo arte, dentre as quais, podemos ressaltar romances gráficos. Elas têm encontrado nas páginas coloridas dos romances gráficos uma forma de demonstrar resistência ao patriarcalismo, resultando em um comportamento entendido como o empoderamento da mulher e também a tomada de consciência sobre sua condição. Algumas autoras africanas como Marguerite Abouet têm se dedicado a desconstruir estereótipos a respeito da África, e também conduzir jovens africanas a se conscientizarem da força que tem a voz feminina na desconstrução dessas representações, sobre seus próprios corpos e ainda sobre as suas próprias vidas. Diante disso, temos como questionamento de pesquisa a seguinte indagação: como o pensamento da jovem mulher marfinense dos anos de 1970 é construído a partir da personagem Aya, no romance gráfico intitulado Aya de Yopougon? Para responder a tal questão norteadora, temos como objetivo geral desta pesquisa analisar aspectos sociais e comportamentais que caracterizam o pensamento da jovem mulher marfinense dos anos de 1970, verificando como é construído na personagem Aya no romance gráfico Aya de Yopougon, nos volumes de 1, 2 e 3. Como objetivos específicos, buscamos: estudar o romance gráfico, verificando características que permitem a sua leitura enquanto obra literária; tecer ponderações sobre a personagem feminina na literatura infanto-juvenil africana; e, identificar as questões culturais que a personagem Aya coloca em evidência, bem como observar as visões a respeito delas. A fim de atingir os objetivos supracitados, ancoramo-nos em estudos anteriormente realizados por Zappone e Wielewicki (2005); Cagnin (2014); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moisés (2006) e também em Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), dentre outros. O corpus da pesquisa é composto pelos três primeiros volumes do romance gráfico Aya de Yopougon e a nossa pesquisa se qualifica como pesquisa qualitativa, e possui traços de pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. Os nossos resultados apontam que o romance gráfico é um gênero promissor na desconstrução de estereótipos sobre o continente africano e as mulheres africanas e que a referida obra é representativa do discurso de 1970. |
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A jovem mulher Marfinense dos anos 1970: um estudo da personagem Aya do Romance Gráfico Aya de Yopougon.La jeune ivoirienne des années 1970: une étude du personnage Aya de la Romance graphique Aya de Yopougon.Escritoras africanasMulher Marfinense - anos 1970Romance gráfico - Aya de YopougonAya de Yopougon - romance gráficoEstudo de personagem - literatura africanaCrítica e interpretação literáriaLiteratura africanaFeminismo - literatura africanaEstereótipo feminino - romance gráficoMulher negra - romance gráficoLiteratura infanto-juvenil africanaFeminismo na África - anos 1970Pensamento feminista - África 1970África Negra do Oeste - Libertação e resistênciaMulher Africana - estereótiposPoligamia masculinaDireito sobre o próprio corpoÉcrivains africainsAfrican WritersIvorian Woman - 1970sFemme ivoirienne - années 1970Roman graphique - Aya de YopougonGraphic novel - Aya de YopougonCharacter study - African literatureEtude de caractère - Littérature africaineLittérature africaineAfrican LiteratureFeminism - African LiteratureFéminisme - Littérature africaineStéréotype féminin - roman graphiqueFemale stereotype - graphic novelBlack Woman - Graphic NovelFemme noire - Roman graphiqueLittérature enfantine africaineAfrican children's literatureFeminist thinking - Africa 1970Pensée féministe - Afrique 1970Afrique de l'Ouest noire - Libération et résistanceBlack West Africa - Liberation and resistanceAfrican Woman - stereotypesFemme africaine - stéréotypesPolygamie masculine - AfriqueMale polygamy - AfricaRight over one's own body - womenJuste au-dessus de son propre corps - les femmesJusto sobre el propio cuerpo - mujeresMujer de Costa de Marfil - Década de 1970Mujer MarfinenseNovela gráfica - Aya de YopougonEstudio del carácter - literatura africanaFeminismo - Literatura africanaEstereotipo femenino - novela gráficaLiteratura infantil africanaMujer africana - estereotiposÁfrica occidental negra - Liberación y resistenciaLetras.Com o avanço da luta e da crítica feminista em consonância com os movimentos sociais, cada vez mais temos visto mulheres produzindo arte, dentre as quais, podemos ressaltar romances gráficos. Elas têm encontrado nas páginas coloridas dos romances gráficos uma forma de demonstrar resistência ao patriarcalismo, resultando em um comportamento entendido como o empoderamento da mulher e também a tomada de consciência sobre sua condição. Algumas autoras africanas como Marguerite Abouet têm se dedicado a desconstruir estereótipos a respeito da África, e também conduzir jovens africanas a se conscientizarem da força que tem a voz feminina na desconstrução dessas representações, sobre seus próprios corpos e ainda sobre as suas próprias vidas. Diante disso, temos como questionamento de pesquisa a seguinte indagação: como o pensamento da jovem mulher marfinense dos anos de 1970 é construído a partir da personagem Aya, no romance gráfico intitulado Aya de Yopougon? Para responder a tal questão norteadora, temos como objetivo geral desta pesquisa analisar aspectos sociais e comportamentais que caracterizam o pensamento da jovem mulher marfinense dos anos de 1970, verificando como é construído na personagem Aya no romance gráfico Aya de Yopougon, nos volumes de 1, 2 e 3. Como objetivos específicos, buscamos: estudar o romance gráfico, verificando características que permitem a sua leitura enquanto obra literária; tecer ponderações sobre a personagem feminina na literatura infanto-juvenil africana; e, identificar as questões culturais que a personagem Aya coloca em evidência, bem como observar as visões a respeito delas. A fim de atingir os objetivos supracitados, ancoramo-nos em estudos anteriormente realizados por Zappone e Wielewicki (2005); Cagnin (2014); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moisés (2006) e também em Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), dentre outros. O corpus da pesquisa é composto pelos três primeiros volumes do romance gráfico Aya de Yopougon e a nossa pesquisa se qualifica como pesquisa qualitativa, e possui traços de pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. Os nossos resultados apontam que o romance gráfico é um gênero promissor na desconstrução de estereótipos sobre o continente africano e as mulheres africanas e que a referida obra é representativa do discurso de 1970.With the advancement of the feminist struggle and critique in line with the social movement, we have increasingly seen women producing graphic novels. Women have found in the colorful pages of graphic novels a way of showing resistance to patriarchy and women's empowerment, as a way to be aware of their condition. African authors such as Marguerite Abouet have dedicated themselves to the deconstruction of the image about Africa and the empowerment of young girls about the female voice strength in the deconstruction of stereotypes about Africa, their own body and life. Therefore, we have as a research question the following: how is the thinking of the young Ivorian woman of the 1970s built on the character Aya from the graphic novel Aya de Yopougon? To answer this question, we list as a general objective of this research to analyze social and behavioral aspects that characterize the thinking of the young Ivorian woman of the 1970s, and to observe how it is built in the character Aya in the graphic novel Aya de Yopougon- volumes 1 to 3, and as specific objectives we have: to study the graphic novel, by checking features that may be read as a literary work; to weave considerations about the female character in African children's literature and to identify cultural issues that the character Aya highlights, as well as her views about them. In order to achieve the objectives above, we rely on previous studies by Zappone and Wielewicki (2005); Cagnin (1975); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moses (2006). Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), among others. The corpus of the research is composed of the first three volumes of the graphic novel Aya de Yopougon and our research is characterized as qualitative research, and has traces of descriptive, exploratory and bibliographic research. Our results show that the graphic novel is a promising genre in the deconstruction of stereotypes about Africa and African women and that this work is representative of the 1970 discourse.Avec le progrès de la lutte et de la critique féministe en face des luttes des mouvements sociaux, chaque fois on voit plus de romans graphiques produits par des femmes. Les femmes ont rencontré dans les pages colorés des romans graphiques une forme de montrer la résistance au patriarcalisme, ce qui devient le pouvoir d’émanciper des femmes pour avoir conscience de sa condition féminine. Des auteures africaines comme Marguerite Abouet se dédient à déconstruction de l’image à propos de l’Afrique et aussi d’aider les jeunes africaines à la prise de cosncience de la force de la voix féminine dans la déconstruction de stéréotypes sur le continent africain, son propre corps et sa vie. À partir de point de vue, nous avons comme question de recherche : comment la pensée de la jeune femme ivoirienne des années 190 est-il construite dans le personnage Aya à partir du roman graphique Aya de Yopougon ? Pour répondre à ce questionnement, nous avons choisi comme objectif général de cette recherche : analyser des aspects sociaux et comportementaux qui qualifient la pensée de la jeune femme ivoirienne des années 1970, en vérifiant comment sont-ils construits dans le personnage Aya du roman graphique Aya de Yopougon- tomes 1, 2 et 3, et comme objectifs spécifiques, on a : étudier le roman graphique, en vérifiant des caractéristiques qui nous permettent le lire comme une oeuvre littéraire ; discuter à propos du personnage féminin dans la littérature de jeunesse africaine et identifier des questions culturelles qui le personnage Aya met en évidence et quelles sont sa visions à ses propos. À fin de réponder aux objectifs ci-dessus, nous nous appuyons sur les études antérieures réalisées par Zappone e Wielewicki (2005); Cagnin (1975); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moisés (2006). Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), parmi d’autres. Le corpus de la recherche est composé par les trois premiers tomes du roman graphique Aya de Yopougon et notre recherche se qualifie comme recherche qualitative et a des traits de recherche descriptive, exploratoire et bibliographique. Nos résultats montrent que le roman graphique est un genre prometteur dans la déconstruction de stéréotypes sur l’Afrique et les femmes Africaines et que cette oeuvre est représentative du discours féministe de 1970.Con el avanzo de la lucha y de la crítica feminista en consonancia con el movimiento social, cada vez más hemos visto mujeres que producen novelas gráficas. Las mujeres han encontrado en las coloridas páginas de las novelas gráficas una forma de mostrar resistencia al patriarcado y empoderamiento de la mujer para el despertar de conciencia acerca de su condición. Autoras africanas como Marguerite Abouet se han dedicado a desconstruyer la imagen sobre África y también para potenciar a las jóvenes chicas acerca de la fuerza de la voz femenina en la deconstrucción de los estereotipos sobre el continente africano y sobre su propio cuerpo y vida. Por lo tanto, tenemos como cuestionamiento de investigación la siguiente pregunta: ¿cómo el pensamiento de la joven mujer marfinense de la década de 1970 es construido en el personaje Aya a partir de la novela gráfica Aya de Yopougon? Para responder a esta pregunta, elegimos como objetivo general de esta investigación analizar los aspectos sociales y de comportamiento que caracterizan el pensamiento de la joven mujer marfinense de los años 70, verificando como se construye en la personaje Aya en la novela gráfica Aya Yopougon - volúmenes de 1 a 3 y como objetivos específicos tenemos: estudiar la novela gráfica, verificando características que pueden ser leídas en cuanto obra literaria; tejer consideraciones sobre el personaje femenino en la literatura infanto-juvenil africana, identificar cuestiones culturales que la personaje Aya pone en evidencia y cuáles son sus puntos de vista sobre ellos. Con el fin de alcanzar los objetivos anteriores, nos basamos en estudios previos de Zappone y Wielewicki (2005); Cagnin (1975); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moses (2006). Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), entre otros. El corpus de la investigación se compone de los tres primeros volúmenes de la novela gráfica de Aya de Yopougon y nuestra investigación se califica como la investigación cualitativa, y posee rasgos de investigación descriptiva, exploratoria y bibliográfica. Nuestros resultados apuntan que la novela gráfica es un género prometedor en la desconstrucción de estereotipos sobre el continente africano y las mujeres africanas y que la referida obra es la representación del discurso de 1970.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGPINHEIRO-MARIZ, Josilene.PINHEIRO-MARIZ, J.http://lattes.cnpq.br/4945243844289619OLIVEIRA, Maria Angélica de.AVELINO, Núbia Veronica Ferreira.MIRANDA, Déborah Alves.2016-10-072021-03-27T14:03:28Z2021-03-272021-03-27T14:03:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17866MIRANDA, Déborah Alves. A jovem mulher Marfinense dos anos 1970: um estudo da personagem Aya do Romance Gráfico Aya de Yopougon. 2016. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-22T18:56:31Zoai:localhost:riufcg/17866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T18:56:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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