Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292 |
Resumo: | O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFCG_8aa913cf8bc38e41f1d0226d4fc590ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6292 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.Conception of high school students regarding the conscious use of water resources.Recursos hídricosConscientizaçãoPreservaçãoUso da águaWater ResourcesAwarenessPreservationWater UseCiências Biológicas.O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem.Population growth and industrial development have compromised quality of water available for human consumption and most of the population is unaware or unaware of their influence and responsibility in water pollution process. Based on this information the The present study was developed in a state school in the municipality of Cajazeiras-PB with 25 students from the 3rd grade of high school and aimed to evaluate the level of knowledge of the students involved in research on the importance of conscious use and conservation of water resources. Had As a methodology, data collection through the application of pre- test and post-test with students and lecture presentation regarding the use aware of water resources. The data obtained with the pretest and posttest showed a change of attitude of the students in the previous and subsequent period the intervention on the theme worked emphasizing its importance. The results point to the importance of using methodologies focused on topics related to the student's daily life that value better participation in the teaching-learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALENCAR, Rosana Ferreira de.ALENCAR, Rosana Ferreira de.http://lattes.cnpq.br/5943106991504822COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.SILVA, Wilza Carla Moreira.RODRIGUES, Andressa da Costa.2018-03-162019-08-28T17:25:08Z2019-08-282019-08-28T17:25:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T22:28:50Zoai:localhost:riufcg/6292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T22:28:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Conception of high school students regarding the conscious use of water resources. |
title |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
spellingShingle |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. RODRIGUES, Andressa da Costa. Recursos hídricos Conscientização Preservação Uso da água Water Resources Awareness Preservation Water Use Ciências Biológicas. |
title_short |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
title_full |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
title_fullStr |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
title_full_unstemmed |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
title_sort |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
author |
RODRIGUES, Andressa da Costa. |
author_facet |
RODRIGUES, Andressa da Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. ALENCAR, Rosana Ferreira de. http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da. SILVA, Wilza Carla Moreira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Andressa da Costa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos hídricos Conscientização Preservação Uso da água Water Resources Awareness Preservation Water Use Ciências Biológicas. |
topic |
Recursos hídricos Conscientização Preservação Uso da água Water Resources Awareness Preservation Water Use Ciências Biológicas. |
description |
O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-16 2019-08-28T17:25:08Z 2019-08-28 2019-08-28T17:25:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292 RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744389540413440 |