Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Andressa da Costa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
Resumo: O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem.
id UFCG_8aa913cf8bc38e41f1d0226d4fc590ab
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6292
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.Conception of high school students regarding the conscious use of water resources.Recursos hídricosConscientizaçãoPreservaçãoUso da águaWater ResourcesAwarenessPreservationWater UseCiências Biológicas.O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem.Population growth and industrial development have compromised quality of water available for human consumption and most of the population is unaware or unaware of their influence and responsibility in water pollution process. Based on this information the The present study was developed in a state school in the municipality of Cajazeiras-PB with 25 students from the 3rd grade of high school and aimed to evaluate the level of knowledge of the students involved in research on the importance of conscious use and conservation of water resources. Had As a methodology, data collection through the application of pre- test and post-test with students and lecture presentation regarding the use aware of water resources. The data obtained with the pretest and posttest showed a change of attitude of the students in the previous and subsequent period the intervention on the theme worked emphasizing its importance. The results point to the importance of using methodologies focused on topics related to the student's daily life that value better participation in the teaching-learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALENCAR, Rosana Ferreira de.ALENCAR, Rosana Ferreira de.http://lattes.cnpq.br/5943106991504822COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.SILVA, Wilza Carla Moreira.RODRIGUES, Andressa da Costa.2018-03-162019-08-28T17:25:08Z2019-08-282019-08-28T17:25:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T22:28:50Zoai:localhost:riufcg/6292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T22:28:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
Conception of high school students regarding the conscious use of water resources.
title Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
spellingShingle Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
RODRIGUES, Andressa da Costa.
Recursos hídricos
Conscientização
Preservação
Uso da água
Water Resources
Awareness
Preservation
Water Use
Ciências Biológicas.
title_short Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
title_full Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
title_fullStr Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
title_full_unstemmed Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
title_sort Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
author RODRIGUES, Andressa da Costa.
author_facet RODRIGUES, Andressa da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALENCAR, Rosana Ferreira de.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
http://lattes.cnpq.br/5943106991504822
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
SILVA, Wilza Carla Moreira.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Andressa da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos hídricos
Conscientização
Preservação
Uso da água
Water Resources
Awareness
Preservation
Water Use
Ciências Biológicas.
topic Recursos hídricos
Conscientização
Preservação
Uso da água
Water Resources
Awareness
Preservation
Water Use
Ciências Biológicas.
description O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-16
2019-08-28T17:25:08Z
2019-08-28
2019-08-28T17:25:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
identifier_str_mv RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389540413440