Estudo do curso de Engenharia Florestal da UFPB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25218
Resumo: O presente trabalho refere-se a um estudo sobre o Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na região semi-árida, na cidade de Patos. O objetivo foi colher informações sobre o Curso e sobre o aproveitamento e atuagao desse profissional no mercado de trabalho. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários a professores, alunos, ex-alunos (Engenheiros Florestais) e representantes de empresas ligadas ao setor agrário, alem de Prefeituras, e na consulta de literatura que trata da avaliação de Cursos. Constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas correspondem a pequena demanda pelo Curso, elevada evasão escolar, Curso bastante teórico, carência de recursos financeiros, falta de integração e motivação do corpo docente e discente, e deficiência na formação básica (1° e 2° Graus) da maioria dos alunos. Verificou-se ainda que e grande o desconhecimento do Curso de Engenharia Florestal da UFPB e muito grande a desvalorização desse profissional na região. Apesar do desenvolvimento de alguns estudos e projetos pelos professores do Departamento de Engenharia Florestal (DEF), que muito podem contribuir para o desenvolvimento da região semi-árida, e da atuagao de alguns profissionais no mercado de trabalho, principalmente na região norte do Pais, e necessário aprofundar estudos para garantir a consolidação do referido Curso. Nesse sentido, sugere-se que seja implementada uma ampla campanha de divulgação e valorização do profissional, revitalização da estrutura interna, e um estudo interno para integrar.o corpo docente, despertando maior interesse e compromisso com relação ao desempenho no Curso, aliada a motivação e conscientização do corpo discente, segmentos fundamentais para reverter a situação apresentada.
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