Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Luciana Cristina Viana.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026
Resumo: Trabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos.
id UFCG_8d2d76c583d6e824953af86e891f0138
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10026
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.Marine invertebrates in the classroom: teaching - learning experience through didactic games.Invertebrados marinos en el aula: experiencia docente - aprendizaje a través de juegos didácticos.Biologia MarinhaJogo DidáticoEnsino-AprendizagemMarine BiologyDidatic GamesTeaching and LearningEcossistema aquáticoInvertebrados marinhosAquatic ecosystemMarine invertebratesJuego DidácticoEnseñanza-AprendizajeEcosistema acuáticoInvertebrados marinosCiências BiológicasTrabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos.In relation to work contents not of Marine Biology in inner regions of Northeast of Brazil is a challenging task. The present study aimed to work construction and implementation of educational games about marine invertebrates at Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça de Carvalho da Fonseca, in the city of Cuité -PB. Two classes of secondary school were worked (7th grade A and C), totaling 32 students for the study. After presenting the design and initial contact with students, a semi-structured questionnaire on educational content of Marine Biology was applied. Then, students attended exhibition and demonstration lessons, eventually participating in a practical classroom teaching through a didatic play. After the didactic intervention, another questionnaire was applied to the same initial students. In a comparative approach, there was an increase in the percentage of students who exhibited correct knowledge about Marine Biology, where before intervention 87.5 % thought the beach an important environment and then (after) the number was 93.75 %. The amount of errors as to questions of content area fell from 80 to 35. It can be noticed that the educational games have to be added and that the teacher may do well beyond the classroom, seeking greater leverage and interest of students.Trabajar con contenido de biología marina en regiones no costeras del noreste de Brasil es una tarea desafiante. El presente estudio tuvo como objetivo trabajar en la construcción y aplicación de juegos didácticos sobre invertebrados marinos en la escuela primaria II de la Escuela Primaria Municipal Elça Carvalho da Fonsêca, en la ciudad de Cuité-PB. Se trabajaron dos clases de la Enseñanza Básica II (7° grado A + 7° grado C), totalizando 32 alumnos para el estudio. Tras la presentación del proyecto y el contacto inicial con los alumnos, se aplicó un cuestionario semiestructurado sobre contenidos didácticos de Biología Marina. Luego, los alumnos asistieron a charlas y demostraciones, participando finalmente de una clase práctica a través del juego didáctico. Tras la intervención didáctica, se aplicó otro cuestionario a los mismos alumnos iniciales. En un enfoque comparativo, se incrementó el porcentaje de estudiantes que mostraron conocimientos correctos sobre Biología Marina, donde antes de la intervención el 87,5% consideraba la playa un entorno importante y después el número fue del 93,75%. El número de errores en cuanto al cuestionamiento de contenidos en el área bajó de 80 a 35. Se observa que los juegos didácticos vienen a sumar y que el docente puede ir mucho más allá de un salón de clases, buscando mayor aprovechamiento e interés por parte de los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.MEDEIROS, Maria Trindade Franco.CHAVES, Márcio Frazão.FARIAS, Luciana Cristina Viana.20142019-12-10T09:23:16Z2019-12-102019-12-10T09:23:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:29:02Zoai:localhost:riufcg/10026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
Marine invertebrates in the classroom: teaching - learning experience through didactic games.
Invertebrados marinos en el aula: experiencia docente - aprendizaje a través de juegos didácticos.
title Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
spellingShingle Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
FARIAS, Luciana Cristina Viana.
Biologia Marinha
Jogo Didático
Ensino-Aprendizagem
Marine Biology
Didatic Games
Teaching and Learning
Ecossistema aquático
Invertebrados marinhos
Aquatic ecosystem
Marine invertebrates
Juego Didáctico
Enseñanza-Aprendizaje
Ecosistema acuático
Invertebrados marinos
Ciências Biológicas
title_short Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
title_full Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
title_fullStr Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
title_full_unstemmed Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
title_sort Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
author FARIAS, Luciana Cristina Viana.
author_facet FARIAS, Luciana Cristina Viana.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
MEDEIROS, Maria Trindade Franco.
CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Luciana Cristina Viana.
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia Marinha
Jogo Didático
Ensino-Aprendizagem
Marine Biology
Didatic Games
Teaching and Learning
Ecossistema aquático
Invertebrados marinhos
Aquatic ecosystem
Marine invertebrates
Juego Didáctico
Enseñanza-Aprendizaje
Ecosistema acuático
Invertebrados marinos
Ciências Biológicas
topic Biologia Marinha
Jogo Didático
Ensino-Aprendizagem
Marine Biology
Didatic Games
Teaching and Learning
Ecossistema aquático
Invertebrados marinhos
Aquatic ecosystem
Marine invertebrates
Juego Didáctico
Enseñanza-Aprendizaje
Ecosistema acuático
Invertebrados marinos
Ciências Biológicas
description Trabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-10T09:23:16Z
2019-12-10
2019-12-10T09:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026
FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026
identifier_str_mv FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744420730306560