Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026 |
Resumo: | Trabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos. |
id |
UFCG_8d2d76c583d6e824953af86e891f0138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10026 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos.Marine invertebrates in the classroom: teaching - learning experience through didactic games.Invertebrados marinos en el aula: experiencia docente - aprendizaje a través de juegos didácticos.Biologia MarinhaJogo DidáticoEnsino-AprendizagemMarine BiologyDidatic GamesTeaching and LearningEcossistema aquáticoInvertebrados marinhosAquatic ecosystemMarine invertebratesJuego DidácticoEnseñanza-AprendizajeEcosistema acuáticoInvertebrados marinosCiências BiológicasTrabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos.In relation to work contents not of Marine Biology in inner regions of Northeast of Brazil is a challenging task. The present study aimed to work construction and implementation of educational games about marine invertebrates at Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça de Carvalho da Fonseca, in the city of Cuité -PB. Two classes of secondary school were worked (7th grade A and C), totaling 32 students for the study. After presenting the design and initial contact with students, a semi-structured questionnaire on educational content of Marine Biology was applied. Then, students attended exhibition and demonstration lessons, eventually participating in a practical classroom teaching through a didatic play. After the didactic intervention, another questionnaire was applied to the same initial students. In a comparative approach, there was an increase in the percentage of students who exhibited correct knowledge about Marine Biology, where before intervention 87.5 % thought the beach an important environment and then (after) the number was 93.75 %. The amount of errors as to questions of content area fell from 80 to 35. It can be noticed that the educational games have to be added and that the teacher may do well beyond the classroom, seeking greater leverage and interest of students.Trabajar con contenido de biología marina en regiones no costeras del noreste de Brasil es una tarea desafiante. El presente estudio tuvo como objetivo trabajar en la construcción y aplicación de juegos didácticos sobre invertebrados marinos en la escuela primaria II de la Escuela Primaria Municipal Elça Carvalho da Fonsêca, en la ciudad de Cuité-PB. Se trabajaron dos clases de la Enseñanza Básica II (7° grado A + 7° grado C), totalizando 32 alumnos para el estudio. Tras la presentación del proyecto y el contacto inicial con los alumnos, se aplicó un cuestionario semiestructurado sobre contenidos didácticos de Biología Marina. Luego, los alumnos asistieron a charlas y demostraciones, participando finalmente de una clase práctica a través del juego didáctico. Tras la intervención didáctica, se aplicó otro cuestionario a los mismos alumnos iniciales. En un enfoque comparativo, se incrementó el porcentaje de estudiantes que mostraron conocimientos correctos sobre Biología Marina, donde antes de la intervención el 87,5% consideraba la playa un entorno importante y después el número fue del 93,75%. El número de errores en cuanto al cuestionamiento de contenidos en el área bajó de 80 a 35. Se observa que los juegos didácticos vienen a sumar y que el docente puede ir mucho más allá de un salón de clases, buscando mayor aprovechamiento e interés por parte de los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.MEDEIROS, Maria Trindade Franco.CHAVES, Márcio Frazão.FARIAS, Luciana Cristina Viana.20142019-12-10T09:23:16Z2019-12-102019-12-10T09:23:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:29:02Zoai:localhost:riufcg/10026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. Marine invertebrates in the classroom: teaching - learning experience through didactic games. Invertebrados marinos en el aula: experiencia docente - aprendizaje a través de juegos didácticos. |
title |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. |
spellingShingle |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. FARIAS, Luciana Cristina Viana. Biologia Marinha Jogo Didático Ensino-Aprendizagem Marine Biology Didatic Games Teaching and Learning Ecossistema aquático Invertebrados marinhos Aquatic ecosystem Marine invertebrates Juego Didáctico Enseñanza-Aprendizaje Ecosistema acuático Invertebrados marinos Ciências Biológicas |
title_short |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. |
title_full |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. |
title_fullStr |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. |
title_full_unstemmed |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. |
title_sort |
Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. |
author |
FARIAS, Luciana Cristina Viana. |
author_facet |
FARIAS, Luciana Cristina Viana. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Michelle Gomes. SANTOS, M. G. http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. MEDEIROS, Maria Trindade Franco. CHAVES, Márcio Frazão. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIAS, Luciana Cristina Viana. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Marinha Jogo Didático Ensino-Aprendizagem Marine Biology Didatic Games Teaching and Learning Ecossistema aquático Invertebrados marinhos Aquatic ecosystem Marine invertebrates Juego Didáctico Enseñanza-Aprendizaje Ecosistema acuático Invertebrados marinos Ciências Biológicas |
topic |
Biologia Marinha Jogo Didático Ensino-Aprendizagem Marine Biology Didatic Games Teaching and Learning Ecossistema aquático Invertebrados marinhos Aquatic ecosystem Marine invertebrates Juego Didáctico Enseñanza-Aprendizaje Ecosistema acuático Invertebrados marinos Ciências Biológicas |
description |
Trabalhar conteúdos de Biologia Marinha em regiões não litorâneas do Nordeste do Brasil é uma tarefa desafiadora. O presente estudo teve como objetivo trabalhar a construção e aplicação de jogos didáticos sobre invertebrados marinhos no ensino fundamental II da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonsêca, na cidade de Cuité-PB. Foram trabalhadas duas turmas do Ensino Fundamental II (7º ano A + 7º ano C), totalizando para o estudo 32 alunos. Após a apresentação do projeto e do contato inicial com os alunos, foi aplicado um questionário semiestruturado sobre conteúdos didáticos da Biologia Marinha. Em seguida, os alunos assistiram a aulas expositivas e demonstrativas, participando por fim de uma aula prática através do jogo didático. Após a intervenção didática, outro questionário foi aplicado para os mesmos alunos iniciais. Numa abordagem comparativa, registrou-se um aumento no percentual dos alunos que exibiram conhecimentos corretos sobre a Biologia Marinha, onde antes da intervenção 87,5% julgavam a praia um ambiente importante e depois o número foi de 93,75%. A quantidade de erros quanto aos questionamentos de conteúdos da área caiu de 80 para 35. Pode-se perceber que os jogos didáticos vêm a acrescentar e que o professor pode ir bem mais além de uma sala de aula, buscando um maior aproveitamento e interesse por parte dos educandos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-12-10T09:23:16Z 2019-12-10 2019-12-10T09:23:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026 FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10026 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Luciana Cristina Viana. Invertebrados marinhos na sala de aula: vivência de ensino – aprendizagem através de jogos didáticos. 2014. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744420730306560 |