Análise do grau de satisfação dos clientes da química Moura em relação á qualidade dos serviços oferecidos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5379 |
Resumo: | Com a expansão do mercado varejista as empresas buscam cada vez mais alternativas para satisfazer as necessidades dos clientes e enfrentar a concorrência. Portanto empresários estão buscando na qualidade dos serviços uma vantagem competitiva. O presente estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada na empresa “Química Moura”, localizada em Campina Grande, na Paraíba, que comercializa produtos químicos. O principal objetivo da pesquisa é diagnosticar na percepção dos clientes qual o nível de qualidade dos serviços prestados pela empresa em estudo, através da ferramenta denominada “SERVQUAL”, identificando as áreas mais fortes e as mais fracas, indicando os setores que necessitam de mais investimento, de acordo com a qualidade dos seus serviços avaliada pelos clientes. Por se tratar de uma empresa que atua no ramo varejista, e necessita de uma clientela fiel para o sucesso, justifica-se a preocupação com a percepção dos clientes a cerca dos serviços prestados pela Química Moura. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizado o método descritivo, com pesquisa de campo e estudo de caso. Na análise dos resultados detectamos os níveis de expectativas e percepções entre os clientes da empresa, e concluímos que os clientes consideram os serviços da Química Moura satisfatório na maioria dos quesitos apresentados. |
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Análise do grau de satisfação dos clientes da química Moura em relação á qualidade dos serviços oferecidos.Analysis of the degree of customer satisfaction of chemistry Moura regarding the quality of services offered.ServiçosQualidadeSERVQUALServicesQualityAdministraçãoCom a expansão do mercado varejista as empresas buscam cada vez mais alternativas para satisfazer as necessidades dos clientes e enfrentar a concorrência. Portanto empresários estão buscando na qualidade dos serviços uma vantagem competitiva. O presente estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada na empresa “Química Moura”, localizada em Campina Grande, na Paraíba, que comercializa produtos químicos. O principal objetivo da pesquisa é diagnosticar na percepção dos clientes qual o nível de qualidade dos serviços prestados pela empresa em estudo, através da ferramenta denominada “SERVQUAL”, identificando as áreas mais fortes e as mais fracas, indicando os setores que necessitam de mais investimento, de acordo com a qualidade dos seus serviços avaliada pelos clientes. Por se tratar de uma empresa que atua no ramo varejista, e necessita de uma clientela fiel para o sucesso, justifica-se a preocupação com a percepção dos clientes a cerca dos serviços prestados pela Química Moura. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizado o método descritivo, com pesquisa de campo e estudo de caso. Na análise dos resultados detectamos os níveis de expectativas e percepções entre os clientes da empresa, e concluímos que os clientes consideram os serviços da Química Moura satisfatório na maioria dos quesitos apresentados.With the expansion of the market retail the organizations they pick more and more alternatives about to satisfy the necessities from the customers and confront the competition. Thus businessmen are fetching on quality from the service a head start. The gift I study was in-depth as of this date a research realized on company “Química Moura”, located in Campina Grande, Paraíba, what she markets products chemicals. The principal objective from research is diagnose on perception from the customers the level of quality from the service provider by company study , via the tool denominative “SERVQUAL” , identifying the zones fortifications & the most unsuccessful , indicating the sectors that require besides investment , according to the brand of its services appraised bristles customers. For if treat from a company what she acts into the bunch retail, & necessity from a clientele faithful about to the success , justified - if the preoccupation with the perception from the customers the hedge from the service provider by Chemistry Toil. To develop the search, was used the descriptive method, with research of field at study of wed. On analysis from the results detecting the levels of expectations & perceptions among the customers of the company, & concluded as the customers considerate the services from Chemistry Toil satisfactory in most from the questions presented.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGVASCONCELOS, Patrício Henrique de.VASCONCELOS, P. H.http://lattes.cnpq.br/0134827478958758SOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666BARBOSA, Maria das Graças de Lucena.BARBOSA, M. G. L.http://lattes.cnpq.br/0776439884460321COSTA, Daladier Silva Garcia da.20092019-08-02T21:58:41Z20092019-08-02T21:58:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5379COSTA, Daladier Silva Garcia da. Análise do grau de satisfação dos clientes da química Moura em relação á qualidade dos serviços oferecidos. 2009. 72 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:26:38Zoai:localhost:riufcg/5379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:26:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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