Adoção de marketing social media: percepções e atitudes de microempreendedores do agreste pernambucano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Mayk Wisley de Lima.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27487
Resumo: A adoção do marketing de mídia social como uma nova ferramenta de comunicação por organizações e PMEs é cada vez mais global e oferece oportunidades únicas para pequenas e médias empresas e pesquisadores de marketing realizarem pesquisas. No entanto apesar de apresentar benefícios em sua utilização, os PMEs ainda enfrentam dificuldades para adoção de marketing e mídias sociais. Este estudo tem como proposta investigar as percepções e atitudes de microempreendedores do Agreste Pernambucano na adoção do marketing de mídias sociais. O estudo adotou uma abordagem quantitativa por meio da aplicação de questionários. Os dados utilizados na análise foram coletados de 147 micro e pequenas empreendedores de um Polo Atacadista e varejista de Moda do Agreste Pernambucano, por meio de um questionários semiestruturado. Análise de confiabilidade das variáveis, regressão múltipla, e correlação, foram usados para a análise de dados. Os resultados mostram que a atitude e o conhecimento técnico tem influência direta na adoção de marketing de mídias sociais, enquanto a pressão dos clientes tem influência sobre a atitude dos empreendedores. O estudo oferece um meio útil para analisar o cenário organizacional relacionadas a utilização de mídias sociais, particularmente as pequenas empresas, que é relativamente mínima e de auxiliar os PMEs em estratégias de adoção de marketing de mídias sociais que os ajudem a tomar decisões seguras e informadas para se reposicionarem para vantagens competitivas. O estudo conclui com estas recomendações técnicas: que a gestão dos polos de moda da região, empresas operadoras de marketing e o Governo devem apoias o uso de marketing de mídia social por micro e pequenas empresas, fornecendo treinamento e workshops sobre marketing de mídia social para que os empreendedores adquiram conhecimento e habilidades para utilização da ferramenta.
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Os dados utilizados na análise foram coletados de 147 micro e pequenas empreendedores de um Polo Atacadista e varejista de Moda do Agreste Pernambucano, por meio de um questionários semiestruturado. Análise de confiabilidade das variáveis, regressão múltipla, e correlação, foram usados para a análise de dados. Os resultados mostram que a atitude e o conhecimento técnico tem influência direta na adoção de marketing de mídias sociais, enquanto a pressão dos clientes tem influência sobre a atitude dos empreendedores. O estudo oferece um meio útil para analisar o cenário organizacional relacionadas a utilização de mídias sociais, particularmente as pequenas empresas, que é relativamente mínima e de auxiliar os PMEs em estratégias de adoção de marketing de mídias sociais que os ajudem a tomar decisões seguras e informadas para se reposicionarem para vantagens competitivas. O estudo conclui com estas recomendações técnicas: que a gestão dos polos de moda da região, empresas operadoras de marketing e o Governo devem apoias o uso de marketing de mídia social por micro e pequenas empresas, fornecendo treinamento e workshops sobre marketing de mídia social para que os empreendedores adquiram conhecimento e habilidades para utilização da ferramenta.The adoption of social media marketing as a new communication tool by organizations and SMEs is increasingly global and offers unique opportunities for small and medium-sized businesses and marketing researchers to conduct research. However, despite presenting benefits in its use, SMEs still face difficulties in adopting marketing and social media. This study aims to investigate the perceptions and attitudes of microentrepreneurs from Agreste Pernambucano in the adoption of social media marketing. The study adopted a quantitative approach through the application of questionnaires. The data used in the analysis were collected from 147 micro and small entrepreneurs of a Wholesale and Retail Pole in Agreste Pernambucano, through a semi-structured questionnaire. Reliability analysis of variables, multiple regression, and correlation were used for data analysis. The results show that attitude and technical knowledge have a direct influence on the adoption of social media marketing, while pressure from customers has an influence on the attitude of entrepreneurs. The study offers a useful means to analyze the organizational landscape related to the use of social media, particularly by small businesses, which is relatively minimal and to assist SMEs in adopting social media marketing strategies that help them make safe and informed decisions. to reposition themselves for competitive advantages. The study concludes with these technical recommendations: that the management of the region's fashion hubs, marketing operating companies and the Government should support the use of social media marketing by micro and small businesses, providing training and workshops on social media marketing for that entrepreneurs acquire knowledge and skills to use the tool.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-09-28T18:41:40Z No. of bitstreams: 1 MAYK WISLEY DE LIMA LEITE - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2022.pdf: 15035931 bytes, checksum: db36f66b7072a4ff1010095ba4ec50d1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-28T18:41:40Z (GMT). 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Adoção de marketing social media: percepções e atitudes de microempreendedores do agreste pernambucano. 2022. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. 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