Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Maria de Fátima Souza de França.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34870
Resumo: Esta comunicação constitui um recorte de uma pesquisa de doutoramento que está sendo realizada na Universidade da Madeira-Portugal. A questão que rege este estudo se instaura no contexto da institucionalização de uma educação intercultural como inovação pedagógica na comunidade indígena KAMBIWÁ. Assim sendo, esta investigação tem por objetivo precípuo, analisar a efetivação e o caráter de práticas educativas interculturais como inovação pedagógica em contextos de aprendizagens específicos como o das escolas indígenas, nomeadamente da Comunidade KAMBIWÁ, em Pernambuco/Brasil. Trata-se, pois, de uma pesquisa etnográfica que se instaura no âmbito da institucionalização da Educação Escolar Indígena, diferenciada, num mundo globalizado, em que os saberes constituídos na escola têm sido vistos, pelos povos indígenas, como componentes de valorização da cultura local, sendo que esses saberes têm sido colocados como referência para a educação intercultural indígena e como um invariante cultural no que se refere à inovação pedagógica das práticas educativas na comunidade atrás referida. Até o presente momento pode-se constatar que a discussão sobre o consenso quase unânime de que a escola indígena deve ser intercultural, está na pauta das lutas sociais contemporâneas pela valorização da diversidade, na qual se inclui o movimento indígena e sua respectiva demanda educacional. Com base nessa constatação a pesquisa aponta como resultados parciais que, no aspecto administrativo, as normas e os regulamentos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e que regem o sistema educativo na Rede Pública, estão sendo revistos, considerando as especificidades das escolas indígenas, que, apesar de estarem nesse sistema, não poderão ser regidas pelas normas gerais do mesmo. Contudo, apresentam-se, ainda, inúmeros desafios, como por exemplo, quanto à adoção de metodologias e processos de avaliação que apoiem e reforce práticas educativas interculturais como inovação pedagógica nas escolas indígenas regidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
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