A questão agrária e o fechamento da escola do campo no Assentamento Mandacaru (Sumé – PB): relatos de diferentes sujeitos envolvidos no processo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Amanda Cariri de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36644
Resumo: Este trabalho aborda a problemática do fechamento de escolas localizadas em áreas rurais, destacando o impacto da questão agrária neste processo. O estudo objetiva, de modo geral, analisar os impactos do fechamento de escola do campo na antiga Fazenda Feijão, atual Assentamento Mandacaru, localizado no município de Sumé, na região do Cariri Paraibano, e suas relações com a questão agrária neste território. Como objetivos específicos, buscamos: investigar a questão agrária no Brasil e na Paraíba; identificar como se desenvolveu o latifúndio da Fazenda Feijão na região do Cariri paraibano; investigar o histórico de criação da Escola na Fazenda Feijão e seu desenvolvimento; analisar as tensões e conflitos presentes no processo de fechamento da Escola Municipal “Senador Paulo Guerra”; e analisar os impactos do fechamento da Escola para estudantes e comunidade. Essa pesquisa foi realizada a partir da abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético (MARX; ENGELS, 2007), a partir do qual estudamos sobre processo histórico de conformação do latifúndio em questão, o papel da escola na comunidade e os impactos de seu fechamento nos últimos 5 anos. Como procedimentos de pesquisa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, visitas de campo à comunidade e entrevistas semiestruturadas (GUAZI, 2021) com os moradores, docentes, mãe e liderança local. Como principais resultados, identificamos que o fechamento da escola rural no Assentamento Mandacaru foi um ato arbitrário e autoritário, que desrespeitou os direitos e as demandas dos sujeitos do campo, que lutaram pela terra e pela educação durante muito tempo; foi um reflexo do capitalismo burocrático e do imperialismo, que visam à exploração e a dominação dos trabalhadores rurais afetando negativamente a vida dos estudantes, que tiveram que se deslocar para outras escolas, enfrentando dificuldades de transporte, de adaptação e de aprendizagem. Em particular, o fechamento da escola e o decorrente deslocamento das crianças afetam ainda mais aquelas de idade de 3 a 5 anos, além de ser ilegal, pois a oferta da Educação Infantil é obrigatória que ocorra na própria comunidade rural. Por outro lado, identificamos que o município utilizou-se de estratégias antidemocráticas e de chantagem com a população das comunidades rurais envolvidas, contrapondo a oferta de direitos básicos como a educação e o emprego como se fossem mutuamente excludentes. Conclui-se que o direito à educação do campo não está sendo assegurado à crianças, jovens e adultos da comunidade investigada, sendo necessária maior mobilização e união das famílias para a continuidade da luta por sua efetivação.
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spelling A questão agrária e o fechamento da escola do campo no Assentamento Mandacaru (Sumé – PB): relatos de diferentes sujeitos envolvidos no processo.The agrarian issue and the closure of the rural school in the Mandacaru Settlement (Sumé – PB): reports from different subjects involved in the process.Questão agráriaAssentamento Mandacarú – Sumé - PBFechamento de escola do campo – Sumé - PBNucleação escolarResistência camponesaLatifúndioFazenda Feijão – Sumé – PBAgrarian questionMandacarú Settlement – ​​Sumé - PBClosing of a rural school – Sumé - PBSchool nucleationPeasant resistanceLatifundiumFazenda Feijão – Sumé – PBEducação do Campo.Este trabalho aborda a problemática do fechamento de escolas localizadas em áreas rurais, destacando o impacto da questão agrária neste processo. O estudo objetiva, de modo geral, analisar os impactos do fechamento de escola do campo na antiga Fazenda Feijão, atual Assentamento Mandacaru, localizado no município de Sumé, na região do Cariri Paraibano, e suas relações com a questão agrária neste território. Como objetivos específicos, buscamos: investigar a questão agrária no Brasil e na Paraíba; identificar como se desenvolveu o latifúndio da Fazenda Feijão na região do Cariri paraibano; investigar o histórico de criação da Escola na Fazenda Feijão e seu desenvolvimento; analisar as tensões e conflitos presentes no processo de fechamento da Escola Municipal “Senador Paulo Guerra”; e analisar os impactos do fechamento da Escola para estudantes e comunidade. Essa pesquisa foi realizada a partir da abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético (MARX; ENGELS, 2007), a partir do qual estudamos sobre processo histórico de conformação do latifúndio em questão, o papel da escola na comunidade e os impactos de seu fechamento nos últimos 5 anos. Como procedimentos de pesquisa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, visitas de campo à comunidade e entrevistas semiestruturadas (GUAZI, 2021) com os moradores, docentes, mãe e liderança local. Como principais resultados, identificamos que o fechamento da escola rural no Assentamento Mandacaru foi um ato arbitrário e autoritário, que desrespeitou os direitos e as demandas dos sujeitos do campo, que lutaram pela terra e pela educação durante muito tempo; foi um reflexo do capitalismo burocrático e do imperialismo, que visam à exploração e a dominação dos trabalhadores rurais afetando negativamente a vida dos estudantes, que tiveram que se deslocar para outras escolas, enfrentando dificuldades de transporte, de adaptação e de aprendizagem. Em particular, o fechamento da escola e o decorrente deslocamento das crianças afetam ainda mais aquelas de idade de 3 a 5 anos, além de ser ilegal, pois a oferta da Educação Infantil é obrigatória que ocorra na própria comunidade rural. Por outro lado, identificamos que o município utilizou-se de estratégias antidemocráticas e de chantagem com a população das comunidades rurais envolvidas, contrapondo a oferta de direitos básicos como a educação e o emprego como se fossem mutuamente excludentes. Conclui-se que o direito à educação do campo não está sendo assegurado à crianças, jovens e adultos da comunidade investigada, sendo necessária maior mobilização e união das famílias para a continuidade da luta por sua efetivação.This paper addresses the problem of school closures in rural areas, highlighting the impact of the agrarian question on this process. The study's general objective is to analyze the impact of the closure of a rural school in the former Fazenda Feijão, now the Mandacaru Settlement, located in the municipality of Sumé, in the Cariri region of Paraiba, and its relationship with the agrarian question in this territory. As specific objectives, we sought to: investigate the agrarian question in Brazil and Paraíba; identify how the Feijão Farm latifundia developed in the Cariri region of Paraíba; investigate the history of the creation of the school on the Feijão Farm and its development; analyze the tensions and conflicts present in the process of closing the "Senador Paulo Guerra" Municipal School; and analyze the impacts of the school's closure on students and the community. This research was based on the theoretical-methodological approach of historical and dialectical materialism (MARX; ENGELS, 2007), from which we studied the historical process of the formation of the latifundia in question, the role of the school in the community and the impacts of its closure over the last five years. The research procedures included bibliographical and documentary research, field visits to the community and semi-structured interviews (GUAZI, 2021) with residents, teachers, mothers and local leaders. Our main findings are that the closure of the rural school in the Mandacaru settlement was an arbitrary and authoritarian act, which disrespected the rights and demands of rural people who had been fighting for land and education for a long time; it was a reflection of bureaucratic capitalism and imperialism, which aim to exploit and dominate rural workers, negatively affecting the lives of the students, who had to move to other schools, facing difficulties with transportation, adaptation and learning. In particular, the closure of the school and the resulting displacement of the children affects those aged between 3 and 5 even more, as well as being illegal, since the provision of early childhood education is obligatory in the rural community itself. On the other hand, we found that the municipality used undemocratic strategies and blackmailed the population of the rural communities involved, opposing the provision of basic rights such as education and employment as if they were mutually exclusive. The conclusion is that the right to education in the countryside is not being guaranteed to the children, young people and adults in the community investigated, and that greater mobilization and unity of families is needed to continue the struggle for its realization.Este trabajo aborda la problemática del cierre de escuelas en el medio rural, destacando el impacto de la cuestión agraria en este proceso. De forma general, el estudio pretende analizar el impacto del cierre de una escuela rural en la antigua Fazenda Feijão, actual Asentamiento Mandacaru, situada en el municipio de Sumé, en la región de Cariri, Paraíba, y su relación con la cuestión agraria en este territorio. Como objetivos específicos, buscamos: investigar la cuestión agraria en Brasil y Paraíba; identificar cómo se desarrolló la hacienda Feijão en la región de Cariri, Paraíba; investigar la historia de la creación de la escuela en la hacienda Feijão y su desarrollo; analizar las tensiones y conflictos presentes en el proceso de cierre de la Escuela Municipal "Senador Paulo Guerra"; y analizar los impactos del cierre de la escuela en los alumnos y en la comunidad. Esta investigación se basó en el enfoque teórico-metodológico del materialismo histórico y dialéctico (MARX; ENGELS, 2007), a partir del cual se estudió el proceso histórico de formación del latifundio en cuestión, el papel de la escuela en la comunidad y los impactos de su cierre en los últimos cinco años. Los procedimientos de investigación incluyeron investigación bibliográfica y documental, visitas de campo a la comunidad y entrevistas semiestructuradas (GUAZI, 2021) con residentes, profesores, madres y líderes locales. Nuestras principales constataciones fueron que el cierre de la escuela rural del asentamiento de Mandacaru fue un acto arbitrario y autoritario que irrespetó los derechos y las reivindicaciones de la población rural, que luchaba por la tierra y la educación desde hacía mucho tiempo. Fue un reflejo del capitalismo burocrático y del imperialismo, que pretenden explotar y dominar a los trabajadores rurales, afectando negativamente a la vida de los alumnos, que tuvieron que trasladarse a otras escuelas, enfrentando dificultades de transporte, adaptación y aprendizaje. En particular, el cierre de la escuela y el consecuente desplazamiento de los niños afecta aún más a los que tienen entre 3 y 5 años, además de ser ilegal, ya que la oferta de educación infantil es obligatoria en la propia comunidad rural. Por otro lado, encontramos que la municipalidad utilizó estrategias antidemocráticas y chantajeó a la población de las comunidades rurales involucradas, oponiéndose a la provisión de derechos básicos como la educación y el empleo como si fueran mutuamente excluyentes. La conclusión es que el derecho a la educación en el campo no está siendo garantizado a los niños, jóvenes y adultos de la comunidad investigada, y que es necesaria una mayor movilización y unidad de las familias para continuar la lucha por su realización.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSÁ, Carolina Figueiredo de.SÁ, C. F.http://lattes.cnpq.br/0857154787322623NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.NASCIMENTO, T. C. S.http://lattes.cnpq.br/9816430687565695CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.CAVALCANTE NETO, F. T.http://lattes.cnpq.br/4641855432861816OLIVEIRA, Amanda Cariri de.2023-12-062024-07-15T19:01:51Z2024-07-152024-07-15T19:01:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36644OLIVEIRA, Amanda Cariri de. A questão agrária e o fechamento da escola do campo no Assentamento Mandacaru (Sumé – PB): relatos de diferentes sujeitos envolvidos no processo. 2024. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-15T19:02:23Zoai:localhost:riufcg/36644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-15T19:02:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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OLIVEIRA, Amanda Cariri de.
Questão agrária
Assentamento Mandacarú – Sumé - PB
Fechamento de escola do campo – Sumé - PB
Nucleação escolar
Resistência camponesa
Latifúndio
Fazenda Feijão – Sumé – PB
Agrarian question
Mandacarú Settlement – ​​Sumé - PB
Closing of a rural school – Sumé - PB
School nucleation
Peasant resistance
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Fazenda Feijão – Sumé – PB
Educação do Campo.
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