Trabalho docente no programa desafio nota 1000: entre prescrições e propostas de intervenção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Adna dos Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33706
Resumo: O trabalho docente é orientado por tarefas e prescrições que, muitas vezes, são definidas por planejadores, ou seja, por uma hierarquia institucional (AMIGUES, 2004). Assim, programas e projetos, por exemplo, podem ser determinados por terceiros. No contexto de ensino da rede estadual da Paraíba, o trabalho do professor pauta-se em alguns programas, tais como o programa Desafio Nota 1000. Nesta dissertação, tomamos como objeto de investigação, o ensino de produção escrita, propondo, a partir desse contexto de ensino, responder ao seguinte questionamento: Qual a relação entre as prescrições do programa Desafio Nota 1000 que orientam o trabalho do professor e as propostas de intervenção para o ensino de escrita do gênero dissertativo em exame de larga escala? Para responder ao questionamento apresentado, consideramos o que foi proposto nas diretrizes do programa investigado e o que foi realizado pelo docente no tocante ao ensino de produção escrita. Para tanto, buscamos analisar documentos disponibilizados pelo programa que orientam o seu trabalho, em confronto com suas ações, assim como por meio de textos produzidos pelos professores sobre seu próprio trabalho, como é o caso das entrevistas realizadas nesta pesquisa. Posto isso, como objetivo geral, buscamos investigar o trabalho do professor de Língua Portuguesa em contexto de produção de texto no programa Desafio Nota 1000. De modo específico, objetivamos: 1) Identificar as prescrições que orientam a ação docente no tocante ao ensino de produção escrita; 2) Analisar as orientações fornecidas para o direcionamento do trabalho do professor na primeira e segunda temporada do programa; 3) Verificar as relações entre o trabalho prescrito e o realizado pelo professor de Língua Portuguesa em contexto do programa Desafio Nota 1000. Nossa pesquisa baseou-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008;), teoria interdisciplinar de base vigotskiana, que também se insere nos estudos sobre a linguagem, a qual se constitui como fator norteador do desenvolvimento humano. Ademais, nosso trabalho também estabelece relação com as ciências do trabalho (MACHADO, 2007; SOUZA E SILVA, 2003; AMIGUES, 2004) e apoia-se em considerações sobre ensino de escrita (BUNZEN, 2006; GUEDES, 2009; KOCH; ELIAS, 2009; ANTUNES, 2003; GERALDI, 2006). Metodologicamente, este estudo está situado no âmbito dos estudos de Linguística Aplicada ((MOITA LOPES, 2006; 2009), seguindo uma abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), porque seu ambiente natural é fonte direta para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados; e corresponde também a um estudo exploratório, dado seu caráter de novidade a ser investigado e sua maior familiaridade com o problema, tornando-o explícito (PRODANOV; FREITAS, 2013). Como instrumento de geração de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Língua Portuguesa da rede estadual paraibana que participaram do programa em destaque, assim como analisamos documentos de duas naturezas, a saber: a proposta de redação e guias de orientação. Os resultados indicam que existem prescrições para a ação docente, sendo estas textualizadas nos materiais do programa Desafio Nota 1000, assim como nos depoimentos dos professores colaboradores. A relação estabelecida acomoda um modelo de texto em razão de interesses institucionais. Ademais, foi possível constatar a natureza interventiva do contexto de ensino de produção escrita, no qual cabe aos docentes cumprir com as diretrizes propostas, mesmo que as ações realizadas contradigam suas próprias perspectivas de ensino de escrita.
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Nesta dissertação, tomamos como objeto de investigação, o ensino de produção escrita, propondo, a partir desse contexto de ensino, responder ao seguinte questionamento: Qual a relação entre as prescrições do programa Desafio Nota 1000 que orientam o trabalho do professor e as propostas de intervenção para o ensino de escrita do gênero dissertativo em exame de larga escala? Para responder ao questionamento apresentado, consideramos o que foi proposto nas diretrizes do programa investigado e o que foi realizado pelo docente no tocante ao ensino de produção escrita. Para tanto, buscamos analisar documentos disponibilizados pelo programa que orientam o seu trabalho, em confronto com suas ações, assim como por meio de textos produzidos pelos professores sobre seu próprio trabalho, como é o caso das entrevistas realizadas nesta pesquisa. Posto isso, como objetivo geral, buscamos investigar o trabalho do professor de Língua Portuguesa em contexto de produção de texto no programa Desafio Nota 1000. De modo específico, objetivamos: 1) Identificar as prescrições que orientam a ação docente no tocante ao ensino de produção escrita; 2) Analisar as orientações fornecidas para o direcionamento do trabalho do professor na primeira e segunda temporada do programa; 3) Verificar as relações entre o trabalho prescrito e o realizado pelo professor de Língua Portuguesa em contexto do programa Desafio Nota 1000. Nossa pesquisa baseou-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008;), teoria interdisciplinar de base vigotskiana, que também se insere nos estudos sobre a linguagem, a qual se constitui como fator norteador do desenvolvimento humano. Ademais, nosso trabalho também estabelece relação com as ciências do trabalho (MACHADO, 2007; SOUZA E SILVA, 2003; AMIGUES, 2004) e apoia-se em considerações sobre ensino de escrita (BUNZEN, 2006; GUEDES, 2009; KOCH; ELIAS, 2009; ANTUNES, 2003; GERALDI, 2006). Metodologicamente, este estudo está situado no âmbito dos estudos de Linguística Aplicada ((MOITA LOPES, 2006; 2009), seguindo uma abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), porque seu ambiente natural é fonte direta para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados; e corresponde também a um estudo exploratório, dado seu caráter de novidade a ser investigado e sua maior familiaridade com o problema, tornando-o explícito (PRODANOV; FREITAS, 2013). Como instrumento de geração de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Língua Portuguesa da rede estadual paraibana que participaram do programa em destaque, assim como analisamos documentos de duas naturezas, a saber: a proposta de redação e guias de orientação. Os resultados indicam que existem prescrições para a ação docente, sendo estas textualizadas nos materiais do programa Desafio Nota 1000, assim como nos depoimentos dos professores colaboradores. A relação estabelecida acomoda um modelo de texto em razão de interesses institucionais. Ademais, foi possível constatar a natureza interventiva do contexto de ensino de produção escrita, no qual cabe aos docentes cumprir com as diretrizes propostas, mesmo que as ações realizadas contradigam suas próprias perspectivas de ensino de escrita.Teaching work is guided by tasks and prescriptions that are often defined by planners, that is, by an institutional hierarchy (AMIGUES, 2004). Thus, programs and projects, for example, can be determined by third parties. In the context of teaching in the state network of Paraíba, the teacher's work is based on some programs, such as the Desafio Nota 1000 program. In this dissertation work, we have as an object of investigation the teaching of written production, proposing, from this teaching context, to answer the following question: What is the relationship between the prescriptions of the Desafio Nota 1000 program that guide the teacher's work and the proposals of intervention for teaching essay writing in a large-scale exam? To answer the question presented, we considered what was proposed in the guidelines of the investigated program and what was done by the teacher in relation to the teaching of written production. For this, we seek to analyze documents made available by the program that guide their work, in comparison with their actions, as well as texts produced by teachers about their own work, as is the case of the interviews carried out in this research. That said, as a general objective, we seek to investigate the work of the Portuguese Language teacher in the context of text production in the Desafio Nota 1000 program. Specifically, we aim to: 1) Identify the prescriptions that guide the teaching action regarding the teaching of written production; 2) Analyze the guidelines provided for directing the teacher's work in the first and second seasons of the program; 3) To verify the relationships between the prescribed work and that performed by the Portuguese Language teacher in the context of the Desafio Nota 1000 program. Our research was based on studies of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999; 2006; 2008;), an interdisciplinary theory based on Vygotskian theory, which is also part of studies on language, which constitutes a guiding factor for human development. Furthermore, our work also establishes a relationship with the work sciences (MACHADO, 2007; SOUZA E SILVA, 2003; AMIGUES, 2004) and is supported by considerations on teaching writing (BUNZEN, 2006; GUEDES, 2009; KOCH; ELIAS, 2009; ANTUNES, 2003; GERALDI, 2006). Methodologically, this study is situated within the scope of Applied Linguistics studies ((MOITA LOPES, 2006; 2009), following a qualitative approach (PRODANOV; FREITAS, 2013), because its natural environment is a direct source for data collection, interpretation of phenomena and attribution of meanings; and it also corresponds to an exploratory study, given its novelty character to be investigated and its greater familiarity with the problem, making it explicit (PRODANOV; FREITAS, 2013). As a data generation tool, we conducted semistructured interviews with five Portuguese language teachers from the Paraíba state education network who participated in the highlighted program, as well as analyzing documents of two natures, namely: the writing proposal and guidance guides. The results indicate that there are prescriptions for the teacher's action, which are textualized in the Desafio Nota 1000 program materials, as well as in the testimonials of collaborating teachers. The established relationship accommodates a text model due to institutional interests. Furthermore, it was possible to verify the interventional nature of the context of teaching written production, in which it is up to teachers to comply with the proposed guidelines, even if the actions taken contradict their own perspectives of teaching writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244RAFAEL, Edmilson Luiz.ROCHA, Ana Virgínia da Silva Lima.SOUSA, Adna dos Santos.2023-08-182023-12-19T12:35:15Z2023-12-192023-12-19T12:35:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33706SOUSA, Adna dos Santos. Trabalho docente no programa desafio nota 1000: entre prescrições e propostas de intervenção. 2023. 132 f. 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