Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Rosimere da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.bezerra
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar concepções de professores de Matemática acerca do letramento estatístico, numa perspectiva de formação crítica voltada para o entendimento do mundo contemporâneo. Dessa forma, buscou-se identificar a partir da aplicação de um questionário, o perfil, as concepções sobre a importância do conhecimento da estatística e a percepção que os mesmos possuem sobre o letramento estatístico, tendo em vista que os conhecimentos estatísticos estão presentes nas diferentes mídias, redes sociais e meios de comunicação, em que as pessoas, em geral, não letradas estatisticamente, podem ficar sem a possibilidade de entendimento necessário para o exercício pleno da cidadania. Destacamos a necessidade do ensino e aprendizagem da estatística numa perspectiva de letramento estatístico. Conclui-se com este trabalho que a prática pedagógica dos docentes não apresenta índice de que são levadas em consideração, no desenvolvimento de suas aulas, as informações do mundo contemporâneo, o que poderia facilitar na apresentação dos dados estatísticos e assim proporcionar algumas discussões na perspectiva do letramento estatístico. Percebeu-se ainda que os mesmos compreendem a importância da estatística na formação crítica de seus alunos, mas, na sua prática ainda é necessário avançar para atingir esse contexto. Acredita-se que este trabalho pôde contribuir para uma discussão que envolve formação crítica e reflexiva de sujeitos, pois ao identificar concepções, as mesmas podem ser ponto de partida para transformações que irão implicar na prática de ensino em sala de aula.
id UFCG_8fad291d39c4c7be2203b2f4d629668f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4659
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.Teachers' conceptions about the importance of statistical literacy for understanding the world today.Letramento estatísticoEstatístico-ensino fundamentalEstudo de percepçãoStatistical LiteracyStatistic-basic educationPerception studyO presente artigo tem como objetivo investigar concepções de professores de Matemática acerca do letramento estatístico, numa perspectiva de formação crítica voltada para o entendimento do mundo contemporâneo. Dessa forma, buscou-se identificar a partir da aplicação de um questionário, o perfil, as concepções sobre a importância do conhecimento da estatística e a percepção que os mesmos possuem sobre o letramento estatístico, tendo em vista que os conhecimentos estatísticos estão presentes nas diferentes mídias, redes sociais e meios de comunicação, em que as pessoas, em geral, não letradas estatisticamente, podem ficar sem a possibilidade de entendimento necessário para o exercício pleno da cidadania. Destacamos a necessidade do ensino e aprendizagem da estatística numa perspectiva de letramento estatístico. Conclui-se com este trabalho que a prática pedagógica dos docentes não apresenta índice de que são levadas em consideração, no desenvolvimento de suas aulas, as informações do mundo contemporâneo, o que poderia facilitar na apresentação dos dados estatísticos e assim proporcionar algumas discussões na perspectiva do letramento estatístico. Percebeu-se ainda que os mesmos compreendem a importância da estatística na formação crítica de seus alunos, mas, na sua prática ainda é necessário avançar para atingir esse contexto. Acredita-se que este trabalho pôde contribuir para uma discussão que envolve formação crítica e reflexiva de sujeitos, pois ao identificar concepções, as mesmas podem ser ponto de partida para transformações que irão implicar na prática de ensino em sala de aula.This article aims to investigate conceptions of Mathematic teachers about statistical literacy from a critical training perspective, focused on the understanding of the contemporary world. This way, it was sought to identify, through the application of a questionnaire, the profile, conceptions about the importance of statistical knowledge and the perception they have about statistical literacy, considering that the statistical knowledge is present in the different media, social networks and means of communication, where people in general, not statistically literate, may be left without the possibility of the necessary understanding for the full exercise of citizenship. We highlight the need for teaching and learning of statistics from a statistical literacy perspective. It was concluded with this work that.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.http://lattes.cnpq.br/3274805623219013MENEZES, Marcus Bessa.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.BEZERRA, Rosimere da Silva.2018-04-192019-07-03T14:00:02Z2019-07-032019-07-03T14:00:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.bezerrahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659BEZERRA, Rosimere da Silva. Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual. 2018. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T12:57:09Zoai:localhost:riufcg/4659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T12:57:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
Teachers' conceptions about the importance of statistical literacy for understanding the world today.
title Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
spellingShingle Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
BEZERRA, Rosimere da Silva.
Letramento estatístico
Estatístico-ensino fundamental
Estudo de percepção
Statistical Literacy
Statistic-basic education
Perception study
title_short Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
title_full Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
title_fullStr Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
title_full_unstemmed Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
title_sort Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.
author BEZERRA, Rosimere da Silva.
author_facet BEZERRA, Rosimere da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013
MENEZES, Marcus Bessa.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Rosimere da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento estatístico
Estatístico-ensino fundamental
Estudo de percepção
Statistical Literacy
Statistic-basic education
Perception study
topic Letramento estatístico
Estatístico-ensino fundamental
Estudo de percepção
Statistical Literacy
Statistic-basic education
Perception study
description O presente artigo tem como objetivo investigar concepções de professores de Matemática acerca do letramento estatístico, numa perspectiva de formação crítica voltada para o entendimento do mundo contemporâneo. Dessa forma, buscou-se identificar a partir da aplicação de um questionário, o perfil, as concepções sobre a importância do conhecimento da estatística e a percepção que os mesmos possuem sobre o letramento estatístico, tendo em vista que os conhecimentos estatísticos estão presentes nas diferentes mídias, redes sociais e meios de comunicação, em que as pessoas, em geral, não letradas estatisticamente, podem ficar sem a possibilidade de entendimento necessário para o exercício pleno da cidadania. Destacamos a necessidade do ensino e aprendizagem da estatística numa perspectiva de letramento estatístico. Conclui-se com este trabalho que a prática pedagógica dos docentes não apresenta índice de que são levadas em consideração, no desenvolvimento de suas aulas, as informações do mundo contemporâneo, o que poderia facilitar na apresentação dos dados estatísticos e assim proporcionar algumas discussões na perspectiva do letramento estatístico. Percebeu-se ainda que os mesmos compreendem a importância da estatística na formação crítica de seus alunos, mas, na sua prática ainda é necessário avançar para atingir esse contexto. Acredita-se que este trabalho pôde contribuir para uma discussão que envolve formação crítica e reflexiva de sujeitos, pois ao identificar concepções, as mesmas podem ser ponto de partida para transformações que irão implicar na prática de ensino em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-19
2019-07-03T14:00:02Z
2019-07-03
2019-07-03T14:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.bezerra
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
BEZERRA, Rosimere da Silva. Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual. 2018. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.bezerra
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
identifier_str_mv BEZERRA, Rosimere da Silva. Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual. 2018. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379030536192