Um barco que veleje nesse (in)formar: a história pública digital em Campina Grande (2009-2020).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAPOSO, Thiago Acácio.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17344
Resumo: A popularização das novas tecnologias digitais, no final do século XX, provocou uma série de alterações no modo como a humanidade lida com o mundo ao seu redor, conduzindo a novas formas de sentir e pensar. Essas manifestações também interferem na maneira como esses indivíduos se relacionam com o tempo e com a história, reconfigurando suas percepções a respeito do passado e interferindo diretamente na produção e no consumo de narrativas. Neste certame, nos questionamos sobre que tipo de história anda sendo produzida e compartilhada pelos suportes digitais em Campina Grande, cidade do interior paraibano, entre 2009 e 2020. Foi por meio do SESI Museu Digital e do museu virtual Retalhos Históricos de Campina Grande que identificamos as principais iniciativas de uma “história” digital sobre esse município. Nesse movimento, dialogamos com diversos pesquisadores que estudam a relação entre a sociedade e a internet, como François Dosse, Serge Noiret e Anita Lucchesi, bem como o sociólogo Manuel Castells e os filósofos Pierre Levy e Jorge Larrosa, para discutir a sociedade em rede, o ciberespaço e a experiência sensível provocada/vivenciada nestes ambientes. Em termos metodológicos, trabalhamos com a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, para sistematização dos dados coletados nas redes sociais, assim como a História Comparada, balizada pelas considerações de José d’Assunção Barros, que nos permitiu o cruzamento de informações entre as propostas apresentadas pelos conteúdos históricos dos museus. A História Pública Digital, aliada a História Cultural, nos ofereceu subsídios para caminharmos teoricamente pelas fontes, entre elas vídeos, fotografias, hipertextos, entrevistas, reportagens, postagens e etc., que permitiram a constatação de que esses dois espaços digitais atuam como lugares de memória, tal qual pensara Pierre Nora. Esses canais de divulgação atrelam uma determinada orientação historiográfica para narrar uma cidade dita “moderna” e em constante desenvolvimento. Eles dão novas roupagens aos discursos ditos tradicionais, frutos de uma história que estabelece o passado da cidade a partir de uma ótica progressista e harmoniosa.
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Foi por meio do SESI Museu Digital e do museu virtual Retalhos Históricos de Campina Grande que identificamos as principais iniciativas de uma “história” digital sobre esse município. Nesse movimento, dialogamos com diversos pesquisadores que estudam a relação entre a sociedade e a internet, como François Dosse, Serge Noiret e Anita Lucchesi, bem como o sociólogo Manuel Castells e os filósofos Pierre Levy e Jorge Larrosa, para discutir a sociedade em rede, o ciberespaço e a experiência sensível provocada/vivenciada nestes ambientes. Em termos metodológicos, trabalhamos com a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, para sistematização dos dados coletados nas redes sociais, assim como a História Comparada, balizada pelas considerações de José d’Assunção Barros, que nos permitiu o cruzamento de informações entre as propostas apresentadas pelos conteúdos históricos dos museus. A História Pública Digital, aliada a História Cultural, nos ofereceu subsídios para caminharmos teoricamente pelas fontes, entre elas vídeos, fotografias, hipertextos, entrevistas, reportagens, postagens e etc., que permitiram a constatação de que esses dois espaços digitais atuam como lugares de memória, tal qual pensara Pierre Nora. Esses canais de divulgação atrelam uma determinada orientação historiográfica para narrar uma cidade dita “moderna” e em constante desenvolvimento. Eles dão novas roupagens aos discursos ditos tradicionais, frutos de uma história que estabelece o passado da cidade a partir de uma ótica progressista e harmoniosa.The popularization of the new technologies, in the end of the 20th Century, caused a series of modifications in the way humanity deals with the world around it, conducting to new ways of feeling and thinking. These expressions also interfere in the way how these individuals relate to the time and history, reconfiguring their perceptions about the past and directly interfering in the production and the consumption of narratives. In this event, we wonder about what kind of history is being produced and shared by the digital in Campina Grande, inland city of Paraíba, between 2009 and 2020. It was through the Digital Museum of SESI and the virtual museum Retalhos Históricos de Campina Grande that the main initiatives of a digital "history" of this County were identified. In this movement, we dialogued with many researchers that study the relationship between the society and the internet, as François Dosse, Serge Noiret, Anita Lucchesi, as well as the sociologist Manuel Castells and the philosophers Pierre Levy and Jorge Larrosa, to discuss the network society, the cyberspace and the sensitive experience provoked or experienced in these environments. In methodological terms, we worked with content analysis proposed by Laurence Bardin, for systematization of the collected data in the social networks, as well as the Compared History, marked out by the considerations of José d'Assunção Barros, that allowed the cross-check between the submitted proposals by the historical contents of museums. The Digital Public History, combined with the Cultural History, offered us subsidies to make a theoretical walk through the fonts, in between videos, photographies, hypertexts, interviews, posts etc., that allowed the finding that these two digital spaces act as memory places, such as Pierre Nora thought. These dissemination channels harness a particular historiographical orientation to narrate a so-called modern city in a constant development. They give new models to the so-called traditional speeches, results of a history that set the city past from a progressist and harmonious point of view.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGANDRADE, Vivian Galdino de.ANDRADE, V. G.http://lattes.cnpq.br/3377153865065674LIMA , Carlos Adriano Ferreira de.SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.RAPOSO, Thiago Acácio.2020-08-272021-02-23T17:37:19Z2021-02-232021-02-23T17:37:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17344RAPOSO, T. A. Um barco que veleje nesse (in)formar: a história pública digital em Campina Grande (2009-2020). 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-28T16:26:46Zoai:localhost:riufcg/17344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-28T16:26:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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