Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026 |
Resumo: | RESUMO O uso de cosméticos vem se destacando entre os tratamentos estéticos, pois podem promover melhorias na aparência da pele que sofre alterações por fatores como envelhecimento e a acne. Esses produtos, que ganham destaques nas mídias sociais, podem ser prescritos pelo profissional farmacêutico, que está apto para atuar na saúde estética. Esse trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais no uso de cosméticos e descrever de que forma o farmacêutico pode contribuir para um tratamento estético adequado. Para tanto, foi necessário a realização de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: mídias sociais, cosméticos; atenção farmacêutica; estética e tratamentos estéticos. Foram encontrados 92 trabalhos publicados no período de 2014 a 2023, dos quais 83 foram utilizados. ode-se observar que as mídias sociais têm grande influência no comportamento dos usuários, principalmente no que se refere a padrões estéticos e a busca por tratamentos estéticos como o uso de cosméticos. As empresas buscam consolidar seus negócios através do uso das ferramentas no marketing digital, com conteúdos divulgados por pessoas de maior influência. Tratamentos estéticos precisam ser individualizados e o farmacêutico esteta capacitado possui conhecimentos científicos e técnicos, podendo prescrever e aconselhar o uso de cosméticos, além de realizar outros procedimentos, de acordo com suas atribuições, garantindo um tratamento seguro e eficaz, assim promovendo o bem estar físico e mental dos pacientes. |
id |
UFCG_90910763b424c0dc7ac5ee99ab4d4015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31026 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão.Influence of social media on the use of cosmetics and care pharmacist in aesthetic health: a review.Influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y cuidados farmacéutico en salud estética: una revisión.CosmetologiaCosméticos - mídias sociaisCosméticos - cuidado farmacêuticoSaúde estéticaEstética - mídias sociais - farmacêuticoAtenção farmacêuticaCosmetologyCosmetics - social mediaCosmetics - care pharmaceuticalAesthetic healthAesthetics - social media - pharmacistPharmaceutical careCosmetologíaCosméticos - redes socialesCosméticos - cuidado farmacéuticoSalud estéticaEstética - redes sociales - farmacéuticoAtención farmacéuticaFarmáciaRESUMO O uso de cosméticos vem se destacando entre os tratamentos estéticos, pois podem promover melhorias na aparência da pele que sofre alterações por fatores como envelhecimento e a acne. Esses produtos, que ganham destaques nas mídias sociais, podem ser prescritos pelo profissional farmacêutico, que está apto para atuar na saúde estética. Esse trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais no uso de cosméticos e descrever de que forma o farmacêutico pode contribuir para um tratamento estético adequado. Para tanto, foi necessário a realização de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: mídias sociais, cosméticos; atenção farmacêutica; estética e tratamentos estéticos. Foram encontrados 92 trabalhos publicados no período de 2014 a 2023, dos quais 83 foram utilizados. ode-se observar que as mídias sociais têm grande influência no comportamento dos usuários, principalmente no que se refere a padrões estéticos e a busca por tratamentos estéticos como o uso de cosméticos. As empresas buscam consolidar seus negócios através do uso das ferramentas no marketing digital, com conteúdos divulgados por pessoas de maior influência. Tratamentos estéticos precisam ser individualizados e o farmacêutico esteta capacitado possui conhecimentos científicos e técnicos, podendo prescrever e aconselhar o uso de cosméticos, além de realizar outros procedimentos, de acordo com suas atribuições, garantindo um tratamento seguro e eficaz, assim promovendo o bem estar físico e mental dos pacientes.The use of cosmetics has been highlighted among aesthetic treatments, as they can promote improvements in the appearance of skin that undergoes alterations due to factors such as aging and acne. These products, which gain prominence on social media, can be prescribed by the pharmaceutical professional, who is able to work in aesthetic health. That This study aimed to analyze the influence of social media on the use of cosmetics and describe how the pharmacist can contribute to an aesthetic treatment adequate. Therefore, it was necessary to carry out an integrative literature review. using the Pubmed, Scielo and Google Scholar databases, in which searched the following terms: social media, cosmetics; pharmaceutical attention; aesthetics and aesthetic treatments. A total of 92 works published in the period from 2014 to 2023, of which 83 were used.It should be noted that social media have great influence on user behavior, especially with regard to standards and the search for aesthetic treatments such as the use of cosmetics. The companies seek to consolidate their business through the use of tools in digital marketing, with content released by people of greater influence. Cosmetic treatments need to be individualized and the trained aesthete pharmacist has scientific knowledge and technicians, being able to prescribe and advise the use of cosmetics, in addition to performing other procedures, according to their attributions, guaranteeing a safe and effective treatment, thus promoting the physical and mental well-being of patients.Entre los tratamientos estéticos se ha destacado el uso de cosméticos, ya que pueden promover mejoras en el aspecto de la piel que sufre alteraciones debidas a factores como envejecimiento y acné. Estos productos, que ganan protagonismo en las redes sociales, pueden ser prescrito por el profesional farmacéutico, que esté capacitado para trabajar en salud estética. Eso Este estudio tuvo como objetivo analizar la influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y describir cómo el farmacéutico puede contribuir a un tratamiento estético adecuado. Por ello, fue necesario realizar una revisión integrativa de la literatura. utilizando las bases de datos Pubmed, Scielo y Google Scholar, en las que buscó los siguientes términos: redes sociales, cosméticos; atención farmacéutica; estética y tratamientos estéticos. Un total de 92 trabajos publicados en el periodo de 2014 a 2023, de los cuales se utilizaron 83.Cabe señalar que las redes sociales tienen una gran influencia en el comportamiento del usuario, especialmente con respecto a los estándares y la búsqueda de tratamientos estéticos como el uso de cosméticos. Las compañías buscan consolidar su negocio a través del uso de herramientas en marketing digital, con contenido publicado por personas de mayor influencia. Los tratamientos cosméticos deben ser individualizado y el farmacéutico esteta entrenado tiene conocimiento científico y técnicos, pudiendo prescribir y aconsejar el uso de cosméticos, además de realizar otras procedimientos, de acuerdo con sus atribuciones, que garanticen un tratamiento seguro y eficaz, promoviendo así el bienestar físico y mental de los pacientes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMENEZES, Maria Emília da Silva.MENEZES, M. E. S.http://lattes.cnpq.br/6013954511475818LEITE, Renner de Souza.LEITE, R. S.LEITE, RENNER DE SOUZA.LEITE, RENNER.http://lattes.cnpq.br/2837844012118434SOUZA, Julia Beatriz Pereira de.SOUZA, J. B. P.Júlia Beatriz Pereira de Souza.Júlia Beatriz Pereira de Sousa.http://lattes.cnpq.br/1441116996097068SILVA, Carla Beatriz Virginio da.2023-06-092023-07-26T15:30:11Z2023-07-262023-07-26T15:30:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026SILVA, Carla Beatriz Virginio da. Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisã. 2023. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-26T17:00:00Zoai:localhost:riufcg/31026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-26T17:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. Influence of social media on the use of cosmetics and care pharmacist in aesthetic health: a review. Influencia de las redes sociales en el uso de cosméticos y cuidados farmacéutico en salud estética: una revisión. |
title |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
spellingShingle |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. SILVA, Carla Beatriz Virginio da. Cosmetologia Cosméticos - mídias sociais Cosméticos - cuidado farmacêutico Saúde estética Estética - mídias sociais - farmacêutico Atenção farmacêutica Cosmetology Cosmetics - social media Cosmetics - care pharmaceutical Aesthetic health Aesthetics - social media - pharmacist Pharmaceutical care Cosmetología Cosméticos - redes sociales Cosméticos - cuidado farmacéutico Salud estética Estética - redes sociales - farmacéutico Atención farmacéutica Farmácia |
title_short |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
title_full |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
title_fullStr |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
title_full_unstemmed |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
title_sort |
Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisão. |
author |
SILVA, Carla Beatriz Virginio da. |
author_facet |
SILVA, Carla Beatriz Virginio da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENEZES, Maria Emília da Silva. MENEZES, M. E. S. http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 LEITE, Renner de Souza. LEITE, R. S. LEITE, RENNER DE SOUZA. LEITE, RENNER. http://lattes.cnpq.br/2837844012118434 SOUZA, Julia Beatriz Pereira de. SOUZA, J. B. P. Júlia Beatriz Pereira de Souza. Júlia Beatriz Pereira de Sousa. http://lattes.cnpq.br/1441116996097068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Carla Beatriz Virginio da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cosmetologia Cosméticos - mídias sociais Cosméticos - cuidado farmacêutico Saúde estética Estética - mídias sociais - farmacêutico Atenção farmacêutica Cosmetology Cosmetics - social media Cosmetics - care pharmaceutical Aesthetic health Aesthetics - social media - pharmacist Pharmaceutical care Cosmetología Cosméticos - redes sociales Cosméticos - cuidado farmacéutico Salud estética Estética - redes sociales - farmacéutico Atención farmacéutica Farmácia |
topic |
Cosmetologia Cosméticos - mídias sociais Cosméticos - cuidado farmacêutico Saúde estética Estética - mídias sociais - farmacêutico Atenção farmacêutica Cosmetology Cosmetics - social media Cosmetics - care pharmaceutical Aesthetic health Aesthetics - social media - pharmacist Pharmaceutical care Cosmetología Cosméticos - redes sociales Cosméticos - cuidado farmacéutico Salud estética Estética - redes sociales - farmacéutico Atención farmacéutica Farmácia |
description |
RESUMO O uso de cosméticos vem se destacando entre os tratamentos estéticos, pois podem promover melhorias na aparência da pele que sofre alterações por fatores como envelhecimento e a acne. Esses produtos, que ganham destaques nas mídias sociais, podem ser prescritos pelo profissional farmacêutico, que está apto para atuar na saúde estética. Esse trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais no uso de cosméticos e descrever de que forma o farmacêutico pode contribuir para um tratamento estético adequado. Para tanto, foi necessário a realização de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram pesquisados os seguintes termos: mídias sociais, cosméticos; atenção farmacêutica; estética e tratamentos estéticos. Foram encontrados 92 trabalhos publicados no período de 2014 a 2023, dos quais 83 foram utilizados. ode-se observar que as mídias sociais têm grande influência no comportamento dos usuários, principalmente no que se refere a padrões estéticos e a busca por tratamentos estéticos como o uso de cosméticos. As empresas buscam consolidar seus negócios através do uso das ferramentas no marketing digital, com conteúdos divulgados por pessoas de maior influência. Tratamentos estéticos precisam ser individualizados e o farmacêutico esteta capacitado possui conhecimentos científicos e técnicos, podendo prescrever e aconselhar o uso de cosméticos, além de realizar outros procedimentos, de acordo com suas atribuições, garantindo um tratamento seguro e eficaz, assim promovendo o bem estar físico e mental dos pacientes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-09 2023-07-26T15:30:11Z 2023-07-26 2023-07-26T15:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026 SILVA, Carla Beatriz Virginio da. Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisã. 2023. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31026 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carla Beatriz Virginio da. Influência das mídias sociais no uso de cosméticos e o cuidado farmacêutico em saúde estética: uma revisã. 2023. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744587332255744 |