Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Flávia Gomes.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
Resumo: Durante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008).
id UFCG_9120224d9b89cb307e687d9c0af175e0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18710
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).Lamp for my feet: teaching nursing history, curricular educational practices and professional identities in the URNe nursing course (1974-1988).Ensino SuperiorEnsino de História da EnfermagemIdentidade ProfissionalURNeNursing History TeachingProfessional IdentityHigher EducationHistória da Enfermagem - ensinoProfissionais de Enfermagem - identidadesCurso de Enfermagem - BrasilRoger Chartier - representações simbólicasHistóriaDurante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008).During the 19th century, care practices for body care, developed by nurse Florence Nightingale, favored the emergence of a scientific field and a profession: nursing. Thus, from the institutionalization of the profession, the teaching of nursing history became part of the curricular structures of undergraduate courses in several countries. Thus, this research aims to investigate the teaching of Nursing History and the formation of professional identity in the Nursing course at the Regional University of the Northeast - URNe, from 1974 to 1988. The choice for the institution is due to the fact of the URNe be a pioneer in providing the course in the city of Campina Grande-PB. For that, as research sources we use political pedagogical projects; curricular plans; course ordinances, newspapers from Diário da Borborema and interviews with teachers and students of the period. As a theoretical-methodological contribution, we use the concepts of reading, appropriation and representation postulated by Roger Chartier (2002), of the curriculum exposed by Tomaz Tadeu da Silva (2002) and of school culture presented by Juliá (2001), as well as we seek to problematize the construction professional identity dialoguing with Stuart Hall (2006). The analysis of the sources was carried out through the Discourse Analysis method presented by Foucault (2008).CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.SILVA, Flávia Gomes.2020-05-222021-05-12T14:35:09Z2021-05-122021-05-12T14:35:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-28T16:33:22Zoai:localhost:riufcg/18710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-28T16:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
Lamp for my feet: teaching nursing history, curricular educational practices and professional identities in the URNe nursing course (1974-1988).
title Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
spellingShingle Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
SILVA, Flávia Gomes.
Ensino Superior
Ensino de História da Enfermagem
Identidade Profissional
URNe
Nursing History Teaching
Professional Identity
Higher Education
História da Enfermagem - ensino
Profissionais de Enfermagem - identidades
Curso de Enfermagem - Brasil
Roger Chartier - representações simbólicas
História
title_short Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
title_full Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
title_fullStr Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
title_full_unstemmed Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
title_sort Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
author SILVA, Flávia Gomes.
author_facet SILVA, Flávia Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Flávia Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Ensino de História da Enfermagem
Identidade Profissional
URNe
Nursing History Teaching
Professional Identity
Higher Education
História da Enfermagem - ensino
Profissionais de Enfermagem - identidades
Curso de Enfermagem - Brasil
Roger Chartier - representações simbólicas
História
topic Ensino Superior
Ensino de História da Enfermagem
Identidade Profissional
URNe
Nursing History Teaching
Professional Identity
Higher Education
História da Enfermagem - ensino
Profissionais de Enfermagem - identidades
Curso de Enfermagem - Brasil
Roger Chartier - representações simbólicas
História
description Durante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-22
2021-05-12T14:35:09Z
2021-05-12
2021-05-12T14:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
identifier_str_mv SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744490170155008