Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710 |
Resumo: | Durante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008). |
id |
UFCG_9120224d9b89cb307e687d9c0af175e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18710 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).Lamp for my feet: teaching nursing history, curricular educational practices and professional identities in the URNe nursing course (1974-1988).Ensino SuperiorEnsino de História da EnfermagemIdentidade ProfissionalURNeNursing History TeachingProfessional IdentityHigher EducationHistória da Enfermagem - ensinoProfissionais de Enfermagem - identidadesCurso de Enfermagem - BrasilRoger Chartier - representações simbólicasHistóriaDurante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008).During the 19th century, care practices for body care, developed by nurse Florence Nightingale, favored the emergence of a scientific field and a profession: nursing. Thus, from the institutionalization of the profession, the teaching of nursing history became part of the curricular structures of undergraduate courses in several countries. Thus, this research aims to investigate the teaching of Nursing History and the formation of professional identity in the Nursing course at the Regional University of the Northeast - URNe, from 1974 to 1988. The choice for the institution is due to the fact of the URNe be a pioneer in providing the course in the city of Campina Grande-PB. For that, as research sources we use political pedagogical projects; curricular plans; course ordinances, newspapers from Diário da Borborema and interviews with teachers and students of the period. As a theoretical-methodological contribution, we use the concepts of reading, appropriation and representation postulated by Roger Chartier (2002), of the curriculum exposed by Tomaz Tadeu da Silva (2002) and of school culture presented by Juliá (2001), as well as we seek to problematize the construction professional identity dialoguing with Stuart Hall (2006). The analysis of the sources was carried out through the Discourse Analysis method presented by Foucault (2008).CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.SILVA, Flávia Gomes.2020-05-222021-05-12T14:35:09Z2021-05-122021-05-12T14:35:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-28T16:33:22Zoai:localhost:riufcg/18710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-28T16:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). Lamp for my feet: teaching nursing history, curricular educational practices and professional identities in the URNe nursing course (1974-1988). |
title |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). |
spellingShingle |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). SILVA, Flávia Gomes. Ensino Superior Ensino de História da Enfermagem Identidade Profissional URNe Nursing History Teaching Professional Identity Higher Education História da Enfermagem - ensino Profissionais de Enfermagem - identidades Curso de Enfermagem - Brasil Roger Chartier - representações simbólicas História |
title_short |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). |
title_full |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). |
title_fullStr |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). |
title_full_unstemmed |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). |
title_sort |
Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). |
author |
SILVA, Flávia Gomes. |
author_facet |
SILVA, Flávia Gomes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. OLIVEIRA, I. B. http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Flávia Gomes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Ensino de História da Enfermagem Identidade Profissional URNe Nursing History Teaching Professional Identity Higher Education História da Enfermagem - ensino Profissionais de Enfermagem - identidades Curso de Enfermagem - Brasil Roger Chartier - representações simbólicas História |
topic |
Ensino Superior Ensino de História da Enfermagem Identidade Profissional URNe Nursing History Teaching Professional Identity Higher Education História da Enfermagem - ensino Profissionais de Enfermagem - identidades Curso de Enfermagem - Brasil Roger Chartier - representações simbólicas História |
description |
Durante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-22 2021-05-12T14:35:09Z 2021-05-12 2021-05-12T14:35:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710 SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710 |
identifier_str_mv |
SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744490170155008 |