Estudo das propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas de um solo arenoso fino laterítico (SAFL) utilizado na pavimentação do complexo aeroportuário da grande Natal-RN/NE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUINTANS, André Luiz Lucas.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10019
Resumo: A determinação das propriedades geotécnicas dos solos utilizados em pavimentação e de fundamental importância para o conhecimento do seu comportamento estrutural quando compactado. A busca de materiais que se adaptem as especificações vigentes representa um complexo problema que desafia os órgãos rodoviários. 0 conhecimento das potencialidades e das limitações dos materiais ocorrentes na natureza pode ajudar a solucionar o problema. Estudos específicos tem revelado que o comportamento dos solos lateríticos e fortemente influenciado pelas suas propriedades mineralógicas e que necessário se faz interrelacionar estas propriedades com aquelas que caracterizam estes solos, em função das propriedades de engenharia. No entanto, poucos são os estudos sobre a utilização de solos tropicais em camadas de pavimentos de aeroportos, principalmente no Nordeste do Brasil. Neste trabalho procurou-se o estudo das propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas de um solo tropical proveniente da obra do Complexo Aeroportuário da Grande Natal, localizado no município de São Gonçalo do Amarante - RN/NE. 0 procedimento escolhido para realização da fase experimental da pesquisa consistiu em: caracterização das propriedades físicas dos materiais, caracterização das propriedades mineralógicas do solo, caracterização das propriedades mecânicas do solo e da mistura solo com a brita corrida. Como tentativa de minimizar os efeitos da retração do solo, quando executado como camada de sub-base, empiricamente, foi adotada a solução de uma mistura do solo com 20% de brita corrida. Que obteve em laboratório e "in situ", um comportamento considerado satisfatório. Com relação a classificação do solo quanta a sua natureza laterítica, pode-se inferir que o material alvo da pesquisa e um solo laterítico. Tendo em vista que a sua composição química e formada basicamente pelos elementos Si, Fe e Al, apresentando também, padrões típicos de um material que sofreu o processo de laterização, característica marcante desses solos. Quanta aos resultados de classificação segundo o método MCT, o solo pode ser classificado como sendo: laterítico, pertencente a classe dos arenosos lateríticos (LA'), especificamente, solo arenoso laterítico fino (SAFL) com propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas adequadas para a utilização em camadas de base e de sub-base de pavimentos aeroportuários e rodoviários, desde que seja corretamente manipulado.
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A busca de materiais que se adaptem as especificações vigentes representa um complexo problema que desafia os órgãos rodoviários. 0 conhecimento das potencialidades e das limitações dos materiais ocorrentes na natureza pode ajudar a solucionar o problema. Estudos específicos tem revelado que o comportamento dos solos lateríticos e fortemente influenciado pelas suas propriedades mineralógicas e que necessário se faz interrelacionar estas propriedades com aquelas que caracterizam estes solos, em função das propriedades de engenharia. No entanto, poucos são os estudos sobre a utilização de solos tropicais em camadas de pavimentos de aeroportos, principalmente no Nordeste do Brasil. Neste trabalho procurou-se o estudo das propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas de um solo tropical proveniente da obra do Complexo Aeroportuário da Grande Natal, localizado no município de São Gonçalo do Amarante - RN/NE. 0 procedimento escolhido para realização da fase experimental da pesquisa consistiu em: caracterização das propriedades físicas dos materiais, caracterização das propriedades mineralógicas do solo, caracterização das propriedades mecânicas do solo e da mistura solo com a brita corrida. Como tentativa de minimizar os efeitos da retração do solo, quando executado como camada de sub-base, empiricamente, foi adotada a solução de uma mistura do solo com 20% de brita corrida. Que obteve em laboratório e "in situ", um comportamento considerado satisfatório. Com relação a classificação do solo quanta a sua natureza laterítica, pode-se inferir que o material alvo da pesquisa e um solo laterítico. Tendo em vista que a sua composição química e formada basicamente pelos elementos Si, Fe e Al, apresentando também, padrões típicos de um material que sofreu o processo de laterização, característica marcante desses solos. Quanta aos resultados de classificação segundo o método MCT, o solo pode ser classificado como sendo: laterítico, pertencente a classe dos arenosos lateríticos (LA'), especificamente, solo arenoso laterítico fino (SAFL) com propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas adequadas para a utilização em camadas de base e de sub-base de pavimentos aeroportuários e rodoviários, desde que seja corretamente manipulado.The determination of soils geotechnical properties in pavement is essentially important for the knowledge of its structural behavior when it was compacted. The search for materials that are adapted to existing specifications is a complex problem that defies the national department of transportation. The knowledge of benefits and the limitations of material occurring in nature can help to solve the problem. Specific studies have revealed that the lateritics soils is strongly influenced by its mineralogical properties and that it is necessary to inter-relate these properties with those which characterize these soils, because of the engineering properties. However, there are few studies about the use of tropical soils in layers of pavement in airports, especially in the Northeast of Brazil. This research studied the mineralogical, physical and mechanical of a tropical soil from the building site of the Airport Complex of the Greater City of Natal, located in the county of Sao Gongalo do Amarante - in the state of Rio Grande do Norte, Northeast of Brazil. The chosen procedure for the performance of the experimental phase of the research consisted in: characterization of the physical properties of the materials, characterization of the mineralogical properties of the soil, characterization of the mechanical properties of the soil and of the mixture of soil and coarse agregate. As an attempt to minimize the effects of the retraction of the soil, when executed as a layer of sub-base, empirically, a solution of a mixture of soil with 20% of coarse aggregate was adopted. This mixture obtained a behavior considered satisfactory in laboratory and "in situ". Related to the classification of soil as its lateritic nature, it can be inferred that the material, object of the studies, is a lateritic soil. Its chemical composition formed, basically, by elements Si, Fe and Al and also present behavior typical of a material that has undergone the process of lateritic materials are characteristics of lateritic materials. Related to the classification according the MCT method, the soil can be classified as being: lateritic, belonging to the class of sandy laterites (LA'), specifically, fine sandy lateritic soil (SAFL) with mineralogical, physical and mechanical properties adequate for use in layers of base and sub-base of airport and roadway pavements, as long as it is manipulated correctly.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283FABBRI, Glauco Tulio Pessa.CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.FERREIRA, Heber Carlos.CARVALHO, João Batista Queiroz de.QUINTANS, André Luiz Lucas.2008-05-092019-12-09T19:20:37Z2019-12-092019-12-09T19:20:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10019QUINTANS, André Luiz Lucas. Estudo das propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas de um solo arenoso fino laterítico (SAFL) utilizado na pavimentação do complexo aeroportuário da grande Natal-RN/NE. 2008. 150f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T19:20:24Zoai:localhost:riufcg/10019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T19:20:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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