Avaliação funcional de pavimento asfáltico em trecho da PB-262 ligando as cidades de Patos-PB e São José do Bonfim-PB utilizando o método LVC.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36703 |
Resumo: | As rodovias são o principal meio de locomoção de bens, serviços e pessoas no Brasil. Por isso é importante que elas estejam em boas condições para proporcionar conforto e segurança aos usuários. Todavia, muitas rodovias do país apresentam defeitos e algumas nem são pavimentadas. O principal tipo de pavimento utilizado nas rodovias é o flexível, apesar de existir outros como o rígido e o semirrígido. Apesar de sua grande utilização, o pavimento flexível começa a apresentar defeitos (patologias) ao longo do tempo. Essas patologias são inúmeras e são classificadas pela DNIT, para que se possa entender qual melhor tipo de conservação a ser realizada no pavimento. Com isso, o intuito desse trabalho é realizar a análise funcional do pavimento flexível, que liga as cidades de Patos - PB e São José do Bonfim -PB, através do método do Levantamento Visual Contínuo (LVC), normatizado pelo DNIT 008/2003. Esse método analisa visualmente as patologias encontradas no pavimento, com ele são encontrados três índices: Índice de Condição dos Pavimentos Flexíveis (ICPF), o Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE) e Índice do Estado de Superfície do Pavimento (IES). A obtenção dos índices mostrou que a rodovia se apresenta em péssimo estado de conservação. Isso implica em prejuízos para os usuários. |
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Avaliação funcional de pavimento asfáltico em trecho da PB-262 ligando as cidades de Patos-PB e São José do Bonfim-PB utilizando o método LVC.Functional assessment of asphalt pavement on a section of PB-262 connecting the cities of Patos-PB and São José do Bonfim-PB using the LVC method.Pavimento asfálticoAsphalt pavementPavimento flexívelFlexible flooringPatologia em pavimentaçãoPaving pathologyPatologia em rodoviaHighway pathologyRodovia PB-262Método LVCAs rodovias são o principal meio de locomoção de bens, serviços e pessoas no Brasil. Por isso é importante que elas estejam em boas condições para proporcionar conforto e segurança aos usuários. Todavia, muitas rodovias do país apresentam defeitos e algumas nem são pavimentadas. O principal tipo de pavimento utilizado nas rodovias é o flexível, apesar de existir outros como o rígido e o semirrígido. Apesar de sua grande utilização, o pavimento flexível começa a apresentar defeitos (patologias) ao longo do tempo. Essas patologias são inúmeras e são classificadas pela DNIT, para que se possa entender qual melhor tipo de conservação a ser realizada no pavimento. Com isso, o intuito desse trabalho é realizar a análise funcional do pavimento flexível, que liga as cidades de Patos - PB e São José do Bonfim -PB, através do método do Levantamento Visual Contínuo (LVC), normatizado pelo DNIT 008/2003. Esse método analisa visualmente as patologias encontradas no pavimento, com ele são encontrados três índices: Índice de Condição dos Pavimentos Flexíveis (ICPF), o Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE) e Índice do Estado de Superfície do Pavimento (IES). A obtenção dos índices mostrou que a rodovia se apresenta em péssimo estado de conservação. Isso implica em prejuízos para os usuários.Roads serve as the primary conduit for the transportation of goods, services, and people in Brazil. Ensuring their optimal condition is crucial for providing comfort and safety to users. Unfortunately, a significant number of the country's roads are defective, with some lacking proper pavement. Flexible pavement are prevalent on highways, although there exist alternatives like rigid and semi-rigid pavement. Despite their prevalence, flexible pavements are not immune to defects (pathologies) over time. These pathologies are numerous and classified by the DNIT to guide appropriate maintenance. This study focuses on a functional analysis of the flexible pavement connecting Patos - PB and São José do Bonfim - PB, utilizing the Continuous Visual Survey (CVS) method outlined in DNIT 008/2003. The method visually assesses pavement pathologies, yielding three key indices: Flexible Pavement Condition Index (FPCI), Expedito Global Severity Index (EGSI), and Pavement Surface Condition Index (PSCI). The obtained indices reveal a severely deteriorated road, signifying substantial losses for its users.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAUFCGSILVA, Elisângela Pereira da.SILVA, E. P.http://lattes.cnpq.br/7427231236185885MEDEIROS, Eduardo Morais de.CAMELO, Sinara Martins.JUSTINIANO, Maria Helena de Lucena.2023-12-042024-07-18T13:50:49Z2024-07-182024-07-18T13:50:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36703JUSTINIANO, Maria Helena de Lucena. Avaliação funcional de pavimento asfáltico em trecho da pb-262 ligando as cidades de Patos-PB e São José do Bonfim-PB utilizando o método LVC. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-18T14:02:12Zoai:localhost:riufcg/36703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-18T14:02:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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