Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 |
Resumo: | A perspectiva do presente estudo, adota, a compreensão feminista construindo um paralelo com algumas perpendiculares não-sexistas, buscando entre leituras e discussões sobre masculinidade um contínuo aprofundamento teórico-epistemológico sobre produção de sentido, destacando o compromisso ético, de analisar se ocorre à predominância hegemônica – branca, heterossexual dominante nos modelos de masculinidade presente nas histórias de vida dos discentes do Curso de Pedagogia da UEPB. E se, enquanto padrão, ela exerce um efeito controlador, através da incorporação do habitus (Bourdieu, 2003), da ritualização (no sentido antropológico) das práticas da sociabilidade quotidiana e de uma prática de discurso que exclui e subordina os valores do campo emotivo considerado feminino. |
id |
UFCG_92ee4b0c27c8d2153d6498caec8d3f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36769 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero.Masculinities and teacher training: a gender study.MasculinidadesFormação docenteEstudo de gêneroGêneroMasculinitiesTeacher trainingGender studyGenderHistória.A perspectiva do presente estudo, adota, a compreensão feminista construindo um paralelo com algumas perpendiculares não-sexistas, buscando entre leituras e discussões sobre masculinidade um contínuo aprofundamento teórico-epistemológico sobre produção de sentido, destacando o compromisso ético, de analisar se ocorre à predominância hegemônica – branca, heterossexual dominante nos modelos de masculinidade presente nas histórias de vida dos discentes do Curso de Pedagogia da UEPB. E se, enquanto padrão, ela exerce um efeito controlador, através da incorporação do habitus (Bourdieu, 2003), da ritualização (no sentido antropológico) das práticas da sociabilidade quotidiana e de uma prática de discurso que exclui e subordina os valores do campo emotivo considerado feminino.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-22T10:52:56Z2024-07-222024-07-22T10:52:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769BATISTA, Simone Vieira; MENDES, Magda Brandão; SANTOS, Ligia Pereira dos. Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT12: Gênero, Sociabilidades e Sensibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769porBATISTA, Simone Vieira.MENDES, Magda Brandão.SANTOS, Ligia Pereira dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-22T10:53:26Zoai:localhost:riufcg/36769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-22T10:53:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. Masculinities and teacher training: a gender study. |
title |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
spellingShingle |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. BATISTA, Simone Vieira. Masculinidades Formação docente Estudo de gênero Gênero Masculinities Teacher training Gender study Gender História. |
title_short |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
title_full |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
title_fullStr |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
title_full_unstemmed |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
title_sort |
Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. |
author |
BATISTA, Simone Vieira. |
author_facet |
BATISTA, Simone Vieira. MENDES, Magda Brandão. SANTOS, Ligia Pereira dos. |
author_role |
author |
author2 |
MENDES, Magda Brandão. SANTOS, Ligia Pereira dos. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Simone Vieira. MENDES, Magda Brandão. SANTOS, Ligia Pereira dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Masculinidades Formação docente Estudo de gênero Gênero Masculinities Teacher training Gender study Gender História. |
topic |
Masculinidades Formação docente Estudo de gênero Gênero Masculinities Teacher training Gender study Gender História. |
description |
A perspectiva do presente estudo, adota, a compreensão feminista construindo um paralelo com algumas perpendiculares não-sexistas, buscando entre leituras e discussões sobre masculinidade um contínuo aprofundamento teórico-epistemológico sobre produção de sentido, destacando o compromisso ético, de analisar se ocorre à predominância hegemônica – branca, heterossexual dominante nos modelos de masculinidade presente nas histórias de vida dos discentes do Curso de Pedagogia da UEPB. E se, enquanto padrão, ela exerce um efeito controlador, através da incorporação do habitus (Bourdieu, 2003), da ritualização (no sentido antropológico) das práticas da sociabilidade quotidiana e de uma prática de discurso que exclui e subordina os valores do campo emotivo considerado feminino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2024-07-22T10:52:56Z 2024-07-22 2024-07-22T10:52:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 BATISTA, Simone Vieira; MENDES, Magda Brandão; SANTOS, Ligia Pereira dos. Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT12: Gênero, Sociabilidades e Sensibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Simone Vieira; MENDES, Magda Brandão; SANTOS, Ligia Pereira dos. Masculinidades e formação docente: um estudo de gênero. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT12: Gênero, Sociabilidades e Sensibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744629876129792 |