A leitura no livro didático de língua portuguesa: da análise da função das inferências na compreensão leitora à produção de um caderno pedagógico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, Maria do Socorro de Almeida Barbosa.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23591
Resumo: O presente trabalho tem como tema a leitura no livro didático de Língua Portuguesa e busca investigar o tratamento que este confere à função das inferências no processo de compreensão leitora, com gêneros argumentativos, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II. O corpus utilizado foi constituído por recortes de atividades das abordagens de leituras da Coleção Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa (OLIVEIRA, 2018). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que se propõe a analisar de maneira interpretativa a contribuição do livro didático de leitura para o desenvolvimento das habilidades de competência leitora dos alunos. Para o seu desenvolvimento, tomamos como apoio teórico as contribuições da Linguística Textual, orientando-nos por estudos que tratam acerca da leitura em uma perspectiva sóciointerava tais como: Leffa (1996;1999), Kleiman (2000; 2007), Koch & Elias (2012), Solé (1998), Marcuschi (2008), dentre outros; bem como por teóricos da Semântica Argumentativa como: Ducrot (1987) e Nascimento (2015). A partir da análise do material coletado, foi possível perceber que a ausência de perguntas que possam incitar a reflexão com base nas estratégias de inferências é um fator que se estende à maioria das abordagens de leituras da coleção, o que foge ao paradigma sócio interativo de linguagem, no qual a compreensão da leitura se dá em um processo de negociação e construção de sentidos, na ineração texto/leitor, mediado por inferências. A análise dos dados aponta que este é um aspecto ainda pouco explorado pela maioria das atividades de leituras de livros didáticos, o que se constitui motivo de investigação, tendo em vista a importância na formação do leitor crítico e reflexivo. Assim, como forma de poder contribuir de maneira produtiva, propomos um Caderno de Intervenção Pedagógica com o gênero argumentativo da esfera jornalística, artigo de opinião, em que contempla as estratégias de inferências em leitura, objetivando auxiliar o professor na ressignificação das atividades com o texto para além do livro didático.
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Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que se propõe a analisar de maneira interpretativa a contribuição do livro didático de leitura para o desenvolvimento das habilidades de competência leitora dos alunos. Para o seu desenvolvimento, tomamos como apoio teórico as contribuições da Linguística Textual, orientando-nos por estudos que tratam acerca da leitura em uma perspectiva sóciointerava tais como: Leffa (1996;1999), Kleiman (2000; 2007), Koch & Elias (2012), Solé (1998), Marcuschi (2008), dentre outros; bem como por teóricos da Semântica Argumentativa como: Ducrot (1987) e Nascimento (2015). A partir da análise do material coletado, foi possível perceber que a ausência de perguntas que possam incitar a reflexão com base nas estratégias de inferências é um fator que se estende à maioria das abordagens de leituras da coleção, o que foge ao paradigma sócio interativo de linguagem, no qual a compreensão da leitura se dá em um processo de negociação e construção de sentidos, na ineração texto/leitor, mediado por inferências. A análise dos dados aponta que este é um aspecto ainda pouco explorado pela maioria das atividades de leituras de livros didáticos, o que se constitui motivo de investigação, tendo em vista a importância na formação do leitor crítico e reflexivo. Assim, como forma de poder contribuir de maneira produtiva, propomos um Caderno de Intervenção Pedagógica com o gênero argumentativo da esfera jornalística, artigo de opinião, em que contempla as estratégias de inferências em leitura, objetivando auxiliar o professor na ressignificação das atividades com o texto para além do livro didático.El presente trabajo tiene como tema la lectura en el libro de texto de lengua portuguesa y busca indagar el tratamiento que éste le da a la función de las inferencias en el proceso de comprensión lectora, con géneros argumentativos, desde el sexto al noveno grado de la Escuela Primaria II. El corpus utilizado consistió en extractos de actividades de los enfoques de lectura de Tecendo Linguagens: Colección de Lengua Portuguesa (OLIVEIRA, 2018). Se trata de una investigación documental, con un enfoque cualitativo y de carácter descriptivo, ya que propone analizar de manera interpretativa la contribución del libro de texto de lectura para el desarrollo de la competencia lectora de los estudiantes. Para su desarrollo, tomamos como soporte teórico los aportes de la Lingüística Textual, orientándonos por estudios que abordan la lectura en una perspectiva sociointeractiva, tales como: Leffa (1996; 1999), Kleiman (2000; 2007), Koch & Elias (2012), Solé (1998), Marcuschi (2008), entre otros; así como por teóricos de la Semántica Argumentativa como: Ducrot (1987) y Nascimento (2015). A partir del análisis del material recolectado, se pudo constatar que la ausencia de preguntas que pudieran incentivar la reflexión a partir de estrategias de inferencia es un factor que se extiende a la mayoría de enfoques de lectura de la colección, que está más allá del paradigma del lenguaje socio-interactivo, en cuya comprensión lectora se da en un proceso de negociación y construcción de significados, en la interacción texto / lector, mediado por inferencia. El análisis de los datos señala que este es un aspecto aún poco explorado por la mayoría de las actividades de lectura de libros de texto, lo que constituye un motivo de investigación, considerando la importancia en la formación del lector crítico y reflexivo. Así, como forma de poder contribuir productivamente, proponemos un Cuaderno de Intervención Pedagógica con el género argumentativo del ámbito periodístico, artículo de opinión, en el que contempla las estrategias de inferencia en la lectura, con el objetivo de ayudar al docente en la redefinición de actividades con el texto además del libro de texto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SILVA, Henrique Miguel de Lima.SILVA, Francisco Vieira da.XAVIER, Maria do Socorro de Almeida Barbosa.2021-04-302022-02-16T12:55:25Z2022-02-162022-02-16T12:55:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23591XAVIER, Maria do Socorro de Almeida Barbosa. A leitura no livro didático de língua portuguesa: da análise da função das inferências na compreensão leitora à produção de um caderno pedagógico. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-16T12:55:25Zoai:localhost:riufcg/23591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-16T12:55:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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