A transposição didática e as orientações para o ensino de gêneros discursivos: uma investigação à luz da teoria enunciativo-discursiva Bakhtiniana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcia Pereira Gomes.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36186
Resumo: Na grande corrente do discurso humano, muitos são os elos que desencadeiam reaçõesrespostas valoradas dos sujeitos, em meio às esferas da comunicação social, que circunscrevem os nossos atos de uso da linguagem. Assim, nessa pesquisa, problematizamos a seguinte questão: Quais relações de interseção e distanciamento se observam, à luz da teoria enunciativodiscursiva bakhtiniana, na cadeia da transposição didática, quanto às orientações para o ensino de gêneros discursivos, em documentos oficiais e livros didáticos do Ensino Fundamental (Anos Finais) adotados pela rede pública de uma cidade do Agreste de Pernambuco? Com isso, traçamos o objetivo geral de investigar as relações de interseção e distanciamento com a teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana, pelo viés da transposição didática, sob a perspectiva das orientações do ensino de gêneros discursivos, em documentos oficiais e livros didáticos do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Secretaria de Educação de um município do Agreste de Pernambuco. Em específico, buscamos: a) Compreender o processo de transposição didática e suas especificidades, bem como a visão enunciativo-discursiva bakhtiniana quanto ao ensino de gêneros discursivos, com foco para a Análise Dialógica do Discurso; b) Identificar as concepções e orientações didáticas dos documentos oficiais de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de um município de Pernambuco, relativas ao ensino de gêneros discursivos dos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); c) Descrever e analisar as relações de interseção e distanciamento quanto às premissas enunciativo-discursivas bakhtinianas sobre o ensino desses gêneros do discurso, através da cadeia da transposição didática nos Planejamentos Bimestrais e livros didáticos utilizados nessa rede pública de ensino. Pela vertente teórica, enfatizamos a transposição didática, à luz de Chevallard (2013, 2009) e Perrenoud (2002, 2001, 1998, 1997), estabelecendo um elo com as orientações ao ensino dos gêneros discursivos. Fundamentamos também os pressupostos enunciativo-discursivos de Bakhtin (2016, 2011, 2005), Bakhtin/Volóchinov (2018, 1976), Volóchinov (2019, 2013, 1981), interligados aos diversos entendimentos existentes no estudo da linguagem e dos gêneros. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se por ser exploratória (Gil, 2008), de natureza descritiva (Triviños, 2011), do tipo documental (Severino, 2013; Cellard, 2008), com abordagem qualitativo-interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006; Freitas, 2003). Na obtenção dos dados dos Planejamentos Bimestrais e de uma coleção de livros didáticos de Português (Ormundo; Siniscalchi, 2018) adotados pela Secretaria de Educação de um município de Pernambuco, convergimos os resultados subsidiados por elementos do currículo formal (Brasil, 2018; Pernambuco, 2019) e pela Análise Dialógica do Discurso, em dois grupos de dados: 1) Descrição das orientações didáticas para o ensino dos gêneros discursivos; 2) Ensino de gêneros discursivos na cadeia da transposição didática: interseções e distanciamentos com a teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana. Por sua vez, os resultados apontam uma inclinação à normatividade quanto ao ensino de gêneros, com enunciados que sinalizam o revozeamento de orientações nos documentos oficiais, sob os requisitos de programabilidade e dessincretização. Por sua vez, há mais distanciamentos do que interseções quanto aos construtos enunciativo-discursivos de Bakhtin para tal ensino, especificamente, no currículo local, situado e nos LDPs. Então, faz-se necessário revisitar as orientações didáticas para além das características estabilizadas, institucionalizadas de determinados gêneros dos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, nessa realidade de um município pernambucano, em meio aos recorrentes requisitos estruturais do sistema didático e à marginalização de questões dialógicas, prescritivas desse ensino.
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Assim, nessa pesquisa, problematizamos a seguinte questão: Quais relações de interseção e distanciamento se observam, à luz da teoria enunciativodiscursiva bakhtiniana, na cadeia da transposição didática, quanto às orientações para o ensino de gêneros discursivos, em documentos oficiais e livros didáticos do Ensino Fundamental (Anos Finais) adotados pela rede pública de uma cidade do Agreste de Pernambuco? Com isso, traçamos o objetivo geral de investigar as relações de interseção e distanciamento com a teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana, pelo viés da transposição didática, sob a perspectiva das orientações do ensino de gêneros discursivos, em documentos oficiais e livros didáticos do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Secretaria de Educação de um município do Agreste de Pernambuco. Em específico, buscamos: a) Compreender o processo de transposição didática e suas especificidades, bem como a visão enunciativo-discursiva bakhtiniana quanto ao ensino de gêneros discursivos, com foco para a Análise Dialógica do Discurso; b) Identificar as concepções e orientações didáticas dos documentos oficiais de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de um município de Pernambuco, relativas ao ensino de gêneros discursivos dos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); c) Descrever e analisar as relações de interseção e distanciamento quanto às premissas enunciativo-discursivas bakhtinianas sobre o ensino desses gêneros do discurso, através da cadeia da transposição didática nos Planejamentos Bimestrais e livros didáticos utilizados nessa rede pública de ensino. Pela vertente teórica, enfatizamos a transposição didática, à luz de Chevallard (2013, 2009) e Perrenoud (2002, 2001, 1998, 1997), estabelecendo um elo com as orientações ao ensino dos gêneros discursivos. Fundamentamos também os pressupostos enunciativo-discursivos de Bakhtin (2016, 2011, 2005), Bakhtin/Volóchinov (2018, 1976), Volóchinov (2019, 2013, 1981), interligados aos diversos entendimentos existentes no estudo da linguagem e dos gêneros. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se por ser exploratória (Gil, 2008), de natureza descritiva (Triviños, 2011), do tipo documental (Severino, 2013; Cellard, 2008), com abordagem qualitativo-interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006; Freitas, 2003). Na obtenção dos dados dos Planejamentos Bimestrais e de uma coleção de livros didáticos de Português (Ormundo; Siniscalchi, 2018) adotados pela Secretaria de Educação de um município de Pernambuco, convergimos os resultados subsidiados por elementos do currículo formal (Brasil, 2018; Pernambuco, 2019) e pela Análise Dialógica do Discurso, em dois grupos de dados: 1) Descrição das orientações didáticas para o ensino dos gêneros discursivos; 2) Ensino de gêneros discursivos na cadeia da transposição didática: interseções e distanciamentos com a teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana. Por sua vez, os resultados apontam uma inclinação à normatividade quanto ao ensino de gêneros, com enunciados que sinalizam o revozeamento de orientações nos documentos oficiais, sob os requisitos de programabilidade e dessincretização. Por sua vez, há mais distanciamentos do que interseções quanto aos construtos enunciativo-discursivos de Bakhtin para tal ensino, especificamente, no currículo local, situado e nos LDPs. Então, faz-se necessário revisitar as orientações didáticas para além das características estabilizadas, institucionalizadas de determinados gêneros dos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, nessa realidade de um município pernambucano, em meio aos recorrentes requisitos estruturais do sistema didático e à marginalização de questões dialógicas, prescritivas desse ensino.In the great current of human discourse, there are many links that trigger valued reactionsresponses from subjects, amidst the spheres of social communication, which circumscribe our acts of language use. Thus, in this research, we problematize the following question: What relations of intersection and distance are observed, in the light of Bakhtin's enunciativediscursive theory, in the chain of didactic transposition, regarding the guidelines for teaching discursive genres, in official documents and textbooks of Elementary School (Final Years) adopted by the public network of a city in the Agreste region of Pernambuco? With this, we outline the general objective of investigating the relations of intersection and distancing with Bakhtin's enunciative-discursive theory, through the bias of didactic transposition, from the perspective of teaching guidelines for discursive genres, in official documents and textbooks of Elementary School (Final Years) of the Department of Education of a municipality in the Agreste region of Pernambuco. Specifically, we seek to: a) Understand the process of didactic transposition and its specificities, as well as Bakhtin's enunciative-discursive vision regarding the teaching of discursive genres, with a focus on Dialogic Discourse Analysis; b) Identify the conceptions and didactic guidelines of the official documents of the Portuguese Language of the Secretary of Education of a municipality of Pernambuco, related to the teaching of discursive genres of the journalistic-media fields and of acting in public life, in Elementary School (6th to 9th grade); c) Describe and analyze the intersecting and distancing relationships regarding the Bakhtinian enunciative-discursive assumptions about the teaching of these discourse genres, through the chain of didactic transposition in the Bimonthly Plans and textbooks used in this public teaching network. On the theoretical side, we emphasize the didactic transposition, in the light of Chevallard (2013, 2009) and Perrenoud (2002, 2001, 1998, 1997), establishing a link with the guidelines for teaching discursive genres. We also base the enunciative-discursive assumptions of Bakhtin (2016, 2011, 2005), Bakhtin/Volóchinov (2018, 1976), Volóchinov (2019, 2013, 1981), interconnected to the various existing understandings in the study of language and genres. Methodologically, the research is characterized by being exploratory (Gil, 2008), descriptive in nature (Triviños, 2011), documentary in nature (Severino, 2013; Cellard, 2008), with a qualitative-interpretative approach (Denzin; Lincoln, 2006; Freitas, 2003). In obtaining data from the Bimonthly Plans and a collection of Portuguese textbooks (Ormundo; Siniscalchi, 2018) adopted by the Department of Education of a municipality in Pernambuco, we converged the results subsidized by elements of the formal curriculum (Brasil, 2018; Pernambuco, 2019) and Dialogical Discourse Analysis, in two groups of data: 1) Description of didactic guidelines for teaching discursive genres; 2) Teaching of discursive genres in the chain of didactic transposition: intersections and distances with Bakhtin's enunciative-discursive theory. In turn, the results point to an inclination towards normativity regarding the teaching of genres, with statements that signal the revoking of guidelines in official documents, under the requirements of programmability and desyncretization. In turn, there are more gaps than intersections regarding Bakhtin's enunciative-discursive constructs for such teaching, specifically, in the local, situated curriculum and in LDPs. Therefore, it is necessary to revisit didactic guidelines beyond the stabilized, institutionalized characteristics of certain genres in the journalistic-media fields and in public life, in this reality of a municipality in Pernambuco, amidst the recurring structural requirements of the didactic system and the marginalization of dialogical issues, prescriptive of this teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSANTOS, Eliete Correia dos.SANTOS, Eliete Correia dos.http://lattes.cnpq.br/3267723385743006ARAÚJO , Denise Lino de.ALMEIDA, Maria de Fátima.SILVA, Marcia Pereira Gomes.2023-11-092024-06-19T18:20:27Z2024-06-192024-06-19T18:20:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36186SILVA, Marcia Pereira Gomes. A transposição didática e as orientações para o ensino de gêneros discursivos: uma investigação à luz da teoria enunciativo-discursiva Bakhtiniana. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T18:20:27Zoai:localhost:riufcg/36186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T18:20:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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