Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Francisleide Pontes.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
Resumo: O objetivo desta monografia é diagnosticar o processo de Gestão do Conhecimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para atuar com excelência no mercado postal competitivo e em constante evolução, na ótica dos seus gestores e funcionários e frente às novas demandas da sociedade e à sua evolução. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos em Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados da pesquisa e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pelo pesquisador na realização da pesquisa, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando a pesquisa como aplicada, descritiva e quantitativa, além de, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresentá-la como um estudo de caso. Os elementos que compõem a gestão estratégica do conhecimento e especificamente a utilização dos recursos, inclusive os intelectuais, são de natureza complexa e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade dos Correios, de modo que é indispensável um melhor direcionamento desses recursos para se potencializar os resultados. Através do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, os Correios podem guiar suas ações em prol do que é realmente imprescindível, já que os recursos, como em qualquer organização, são limitados. O presente estudo relaciona-se a este contexto, ao verificar se o conhecimento é realmente importante para os Correios, na visão de seus gestores e funcionários.
id UFCG_948df8be18592cb4fe58dece27d1e679
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5880
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CAVALCANTE, Carlos Eduardo.CAVALCANTE, C. E.MENDOZA, Roberto.MENDOZA, R.http://lattes.cnpq.br/6480391140195447ARCANJO, Jusciê Alves.ARCANJO, J. A.PEREIRA, F. P.PEREIRA, Francisleide Pontes.O objetivo desta monografia é diagnosticar o processo de Gestão do Conhecimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para atuar com excelência no mercado postal competitivo e em constante evolução, na ótica dos seus gestores e funcionários e frente às novas demandas da sociedade e à sua evolução. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos em Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados da pesquisa e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pelo pesquisador na realização da pesquisa, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando a pesquisa como aplicada, descritiva e quantitativa, além de, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresentá-la como um estudo de caso. Os elementos que compõem a gestão estratégica do conhecimento e especificamente a utilização dos recursos, inclusive os intelectuais, são de natureza complexa e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade dos Correios, de modo que é indispensável um melhor direcionamento desses recursos para se potencializar os resultados. Através do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, os Correios podem guiar suas ações em prol do que é realmente imprescindível, já que os recursos, como em qualquer organização, são limitados. O presente estudo relaciona-se a este contexto, ao verificar se o conhecimento é realmente importante para os Correios, na visão de seus gestores e funcionários.The objective of this research is to diagnosis the process of Knowledge Management of the Brazilian Enterprise of Post and Telegraphs act with excellence in the competitive postal market and constant evolution, in the optics of its managers and employees and front to the new demands of the society and to its evolution. To reach this objective, initially a revision of the main concepts in Knowledge Management was made. After that, they had been shown and analyzed the final results of the research and, later, considerations. In this direction, the way was also pointed that was trod by the researcher in the accomplishment of the research, that is, the methodoly procedures, characterizing the research as applied, descriptive and quantitative, beyond, of the point of view of the procedures technician, it presents it as a case study. The elements that specifically compose the strategical knowledge management and the use of the resources, also the intellectuals, are of complex nature and serve as instrument of reflection on the reality of Post Offices, in way that is indispensable one better aiming of these resources to increase the results. Through the Diagnosis of Knowledge Management, the Post Offices can guide its action in favor of that it is really essential, since the resources, as in any organization, are limited. The present study it becomes related this context, when verifying if the knowledge is really important for the Post Offices, in the vision of its managers and employees.Submitted by Vivianne Morais (vivianne.santos.morais@gmail.com) on 2019-08-17T16:57:12Z No. of bitstreams: 1 FRANCISLEIDE PONTES PEREIRA – TCC ADMINISTRAÇÃO 2007..pdf: 1063192 bytes, checksum: e8b161380a3eafbc60bef4263c8ac8e1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-17T16:57:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISLEIDE PONTES PEREIRA – TCC ADMINISTRAÇÃO 2007..pdf: 1063192 bytes, checksum: e8b161380a3eafbc60bef4263c8ac8e1 (MD5) Previous issue date: 2007Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoConhecimentoGestão do conhecimentoCapital intelectualKnowledgeKnowledge managementIntellectual capitalDiagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.Knowledge management diagnosis: a case study in the Brazilian postal and telegraph company.20072019-08-17T16:57:12Z2019-08-172019-08-17T16:57:12Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880PEREIRA, Francisleide Pontes. Diagnóstico de Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2007. 86 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCISLEIDE PONTES PEREIRA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2007.pdfFRANCISLEIDE PONTES PEREIRA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2007.pdfapplication/pdf892995http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5880/3/FRANCISLEIDE+PONTES+PEREIRA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2007.pdfbb8a39251e463a89b337b192098ea272MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5880/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/58802022-01-24 14:54:45.005oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:02:21.487605Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Knowledge management diagnosis: a case study in the Brazilian postal and telegraph company.
title Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
spellingShingle Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
PEREIRA, Francisleide Pontes.
Administração
Conhecimento
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Knowledge
Knowledge management
Intellectual capital
title_short Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
title_full Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
title_fullStr Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
title_full_unstemmed Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
title_sort Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos.
author PEREIRA, Francisleide Pontes.
author_facet PEREIRA, Francisleide Pontes.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTE, Carlos Eduardo.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CAVALCANTE, C. E.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MENDOZA, Roberto.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv MENDOZA, R.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6480391140195447
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ARCANJO, Jusciê Alves.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv ARCANJO, J. A.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv PEREIRA, F. P.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Francisleide Pontes.
contributor_str_mv CAVALCANTE, Carlos Eduardo.
MENDOZA, Roberto.
ARCANJO, Jusciê Alves.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Conhecimento
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Knowledge
Knowledge management
Intellectual capital
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Gestão do conhecimento
Capital intelectual
Knowledge
Knowledge management
Intellectual capital
description O objetivo desta monografia é diagnosticar o processo de Gestão do Conhecimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para atuar com excelência no mercado postal competitivo e em constante evolução, na ótica dos seus gestores e funcionários e frente às novas demandas da sociedade e à sua evolução. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos em Gestão do Conhecimento. Em seguida, foram mostrados e analisados os resultados da pesquisa e, posteriormente, as considerações finais. Neste sentido, apontou-se também o caminho que foi trilhado pelo pesquisador na realização da pesquisa, ou seja, os procedimentos metodológicos, caracterizando a pesquisa como aplicada, descritiva e quantitativa, além de, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, apresentá-la como um estudo de caso. Os elementos que compõem a gestão estratégica do conhecimento e especificamente a utilização dos recursos, inclusive os intelectuais, são de natureza complexa e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade dos Correios, de modo que é indispensável um melhor direcionamento desses recursos para se potencializar os resultados. Através do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, os Correios podem guiar suas ações em prol do que é realmente imprescindível, já que os recursos, como em qualquer organização, são limitados. O presente estudo relaciona-se a este contexto, ao verificar se o conhecimento é realmente importante para os Correios, na visão de seus gestores e funcionários.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-17T16:57:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-17
2019-08-17T16:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Francisleide Pontes. Diagnóstico de Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2007. 86 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
identifier_str_mv PEREIRA, Francisleide Pontes. Diagnóstico de Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2007. 86 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5880/3/FRANCISLEIDE+PONTES+PEREIRA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2007.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/5880/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bb8a39251e463a89b337b192098ea272
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396572080242688