A atuação do Assistente Social na dimensão técnico- operativa do Serviço Social na educação. Uma investigação sobre sentidos que norteiam a prática.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17055 |
Resumo: | Este trabalho estuda dentro da atuação do assistente social os sentidos que norteiam essa prática, este é um assunto de grande interesse para pessoas que se encontram em formação do curso de Serviço Social que tem interesse em compreender esta relação, e também para as pessoas que são favorecidas com estas ações. Deve-se pensar a questão da prática do assistente social, em seus vários âmbitos, não só no cumprimento da política que está inserido, mas nas determinações que o envolve através de direções e intenções que os orientam. A intenção de uma nova visão nos coloca o desafio de se aproximar sobre o conhecimento do ser humano acerca do seu envolvimento com o mundo nas suas estratégias de ação, o seu modo de agir perante as demandas apresentadas e seu modo de ser limitado, com incertezas que nem sempre a sua ação desenvolve na direção que os orientavam inicialmente. A educação superior no Brasil é o campo que esta inserida a Política da Assistência Estudantil, o qual o assistente social atua. Nesta relação tratamos de estabelecer um entendimento desta, analisando a trajetória da educação superior no Brasil e a inserção do Serviço Social que tem como enfrentamento trabalhar nas expressões da questão social, que também estão inseridas na educação. A metodologia utilizada foi através de analise de documentos, analise de dados no caso entrevista com assistentes sociais atuantes nos campi da UFCG, legislações e estudos relacionados ao tema. Utilizamos do método da logoterapia de Victor Frankl para uma melhor aproximação e compreensão dos sentidos que conduzem a pratica. |
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A atuação do Assistente Social na dimensão técnico- operativa do Serviço Social na educação. Uma investigação sobre sentidos que norteiam a prática.The role of the Social Worker in the technical-operative dimension of Social Work in education. An investigation of meanings that guide the practice.Assistência estudantilpráticasentidosStudent AssistancepracticesensesServiço Social da EducaçãoEste trabalho estuda dentro da atuação do assistente social os sentidos que norteiam essa prática, este é um assunto de grande interesse para pessoas que se encontram em formação do curso de Serviço Social que tem interesse em compreender esta relação, e também para as pessoas que são favorecidas com estas ações. Deve-se pensar a questão da prática do assistente social, em seus vários âmbitos, não só no cumprimento da política que está inserido, mas nas determinações que o envolve através de direções e intenções que os orientam. A intenção de uma nova visão nos coloca o desafio de se aproximar sobre o conhecimento do ser humano acerca do seu envolvimento com o mundo nas suas estratégias de ação, o seu modo de agir perante as demandas apresentadas e seu modo de ser limitado, com incertezas que nem sempre a sua ação desenvolve na direção que os orientavam inicialmente. A educação superior no Brasil é o campo que esta inserida a Política da Assistência Estudantil, o qual o assistente social atua. Nesta relação tratamos de estabelecer um entendimento desta, analisando a trajetória da educação superior no Brasil e a inserção do Serviço Social que tem como enfrentamento trabalhar nas expressões da questão social, que também estão inseridas na educação. A metodologia utilizada foi através de analise de documentos, analise de dados no caso entrevista com assistentes sociais atuantes nos campi da UFCG, legislações e estudos relacionados ao tema. Utilizamos do método da logoterapia de Victor Frankl para uma melhor aproximação e compreensão dos sentidos que conduzem a pratica.This work studies into the role of social worker senses that guide this practice, this is a matter of great interest to people who are in the training course of Social Service who has an interest in understanding this relationship, and also for people who are favored with these actions. Should think the question of the practice of social workers in their various fields, not only in compliance with the policy that is entered, but the determinations that involves using directions and intentions that guide. The intent of a new vision challenges us to approach on the knowledge of man about his involvement with the world in their strategies , their mode of action to the demands presented and their way of being limited , with uncertainties that its action does not always develop in the direction that initially guided them. Higher education in Brazil is the field that is inserted Policy of Student Assistance, which the social worker acts . In this respect we try to establish an understanding of this making , analyzing the trajectory of higher education in Brazil and the insertion of Social Work whose work on coping expressions of social issues , which are also inserted in education . The methodology used was through analysis of documents, data analysis in the case interview with social workers active on campuses UFCG, legislation and studies related to the topic. The use of logotherapy of Victor Frankl for a better approach and understanding of the senses that lead to practical method.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.OLIVEIRA, L. G. S.http://lattes.cnpq.br/2784352958535431SOUSA, Iarley Pereira de.SOUSA, I. P.ALBANO, Maria Sueli Santos.ALBANO, M. S. S.NEVES, Hayanne de Freitas.20142021-01-18T12:38:54Z2021-01-182021-01-18T12:38:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17055NEVES, Hayanne de Freitas. A atuação do Assistente Social na dimensão técnico- operativa do Serviço Social na educação. Uma investigação sobre sentidos que norteiam a prática. 2014. 63 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-20T18:07:33Zoai:localhost:riufcg/17055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-20T18:07:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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