Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018 |
Resumo: | A ideia de ―desenvolvimento‖ está no centro da visão do mundo. No planeta globalizado e com múltiplos desafios ao Ser Humano a educação manifesta a necessidade de romper com modelos tradicionais para o ensino. Na gestão das cidades, as tomadas de decisão, manifestadas na compreensão de mundo, representam não somente o estado atual da cultura do povo, mas o nível de fertilidade educacional. No Brasil, o crescimento de urbes avançou historicamente desprovido de participação social e em detrimento das áreas férteis. No Estado da Paraíba, Campina Grande evoluiu de povoado à vila e cidade sobre os domínios da Microbacia Hidrográfica Riacho das Piabas (MBHRP). Sob a passividade de sua população 2/3 da microbacia foram urbanizados gerando prejuízos altamente socializados. Em contra ponto a situação, um coletivo afetado passou a questionar o acesso e uso dado aos recursos naturais da microbacia e criou a Articulação Interinstitucional pela Revitalização do Piabas, congregando escolas, igrejas, comunidades, ONGs e universidades. O Autor se fez membro da Articulação. A reflexão da problemática permitiu enxergar padrões intrínsecos à limitação educacional e cultural nos agravos avaliados, sendo acatada a intervenção educacional. Neste contexto a presente tese ocorreu no ambiente da Articulação e teve como objetivo principal evidenciar remanescências naturais e aspectos físicos da ambiência do Piabas dentro de uma proposta educativa. Os objetivos específicos enfocaram quatro pontos de investigação, a saber: a) morfometria e uso e ocupação do solo; b) recursos hídricos; c) composição avifaunística; d) mobilização do coletivo. A pesquisa participante foi realizada durante 36 meses (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014) e envolveu um mix de estratégias entre as ciências exatas, naturais, sociais e cognitivas, tendo a educação ambiental como eixo integrador de ensino, pesquisa e extensão. O processo de sensibilização ocorreu em todas as fases ligando campo e cidade e subsidiando bens comuns: materiais pedagógicos, publicações científicas, reuniões, exposições, mostras pedagógicas, gincanas, caminhadas ecológicas, plantio de mudas, mutirões de limpeza, oficinas, participação em programas locais, palestras, mesas redondas, comunicação pela mídia. Para efeito de analise da hipótese em que ―a atitude coletiva de cuidar da natureza pode ser melhorada com o tempo em função do incremento da base educativa no tecido social‖ foram comparados dois períodos distintos: de 1988 a 2010, período denominado de pré-articulação e de 2011 a 2013 o período pós-surgimento da Articulação. Como resultados destacou a morfometria que a microbacia pertence aos municípios Puxinanã, Lagoa Seca e Campina Grande com respectivamente: 4,57%, 6,47% e 88,15%, área total (A) de 3.541 ha e comprimento do curso d’água principal (L) de 19,6 km. O uso e ocupação do solo verificou crescimento urbano de 122% entre os anos de 1986 e 2007 e redução da vegetação primária em 76,14 %. Nos recursos hídricos apurou-se que os trechos de cabeceiras são ricos em nascentes e água doce com parâmetros físico-químicos desejáveis. O estudo avifaunístico revelou existência de 5,56% da avifauna brasileira, 12 espécies são endêmicas e uma ameaça de extinção. No contexto da mobilização foi reconhecida a inter-relação da Articulação e o avanço das ações em prol do riacho nos anos de sua existência. Concluiu que ainda se resguarda áreas do ecótono Caatinga-Mata Atlântica relativamente preservadas e que a intervenção educativa gerou ganhos institucionais, sociais, ambientais, econômicos, políticos, pedagógicos, culturais para além da conclusão da pesquisa. Como sugestão está um Norte mais claro para a urbe pautado no desafio de revitalizar o sistema em função da utopia de cidade eco inteligente para Campina Grande/PB. |
id |
UFCG_966a59952970f12af6e8b878581aabfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17018 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB.Hydrographic microbasin as an instrument of environmental education in the articulation for the vitalization of the Riacho das Piabas / PB.Bacia HidrográficaEducação AmbientalManejo EcológicoEmancipação CidadãWatershedsEcological ManagementEnvironmental EducationAttitudeRecursos NaturaisA ideia de ―desenvolvimento‖ está no centro da visão do mundo. No planeta globalizado e com múltiplos desafios ao Ser Humano a educação manifesta a necessidade de romper com modelos tradicionais para o ensino. Na gestão das cidades, as tomadas de decisão, manifestadas na compreensão de mundo, representam não somente o estado atual da cultura do povo, mas o nível de fertilidade educacional. No Brasil, o crescimento de urbes avançou historicamente desprovido de participação social e em detrimento das áreas férteis. No Estado da Paraíba, Campina Grande evoluiu de povoado à vila e cidade sobre os domínios da Microbacia Hidrográfica Riacho das Piabas (MBHRP). Sob a passividade de sua população 2/3 da microbacia foram urbanizados gerando prejuízos altamente socializados. Em contra ponto a situação, um coletivo afetado passou a questionar o acesso e uso dado aos recursos naturais da microbacia e criou a Articulação Interinstitucional pela Revitalização do Piabas, congregando escolas, igrejas, comunidades, ONGs e universidades. O Autor se fez membro da Articulação. A reflexão da problemática permitiu enxergar padrões intrínsecos à limitação educacional e cultural nos agravos avaliados, sendo acatada a intervenção educacional. Neste contexto a presente tese ocorreu no ambiente da Articulação e teve como objetivo principal evidenciar remanescências naturais e aspectos físicos da ambiência do Piabas dentro de uma proposta educativa. Os objetivos específicos enfocaram quatro pontos de investigação, a saber: a) morfometria e uso e ocupação do solo; b) recursos hídricos; c) composição avifaunística; d) mobilização do coletivo. A pesquisa participante foi realizada durante 36 meses (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014) e envolveu um mix de estratégias entre as ciências exatas, naturais, sociais e cognitivas, tendo a educação ambiental como eixo integrador de ensino, pesquisa e extensão. O processo de sensibilização ocorreu em todas as fases ligando campo e cidade e subsidiando bens comuns: materiais pedagógicos, publicações científicas, reuniões, exposições, mostras pedagógicas, gincanas, caminhadas ecológicas, plantio de mudas, mutirões de limpeza, oficinas, participação em programas locais, palestras, mesas redondas, comunicação pela mídia. Para efeito de analise da hipótese em que ―a atitude coletiva de cuidar da natureza pode ser melhorada com o tempo em função do incremento da base educativa no tecido social‖ foram comparados dois períodos distintos: de 1988 a 2010, período denominado de pré-articulação e de 2011 a 2013 o período pós-surgimento da Articulação. Como resultados destacou a morfometria que a microbacia pertence aos municípios Puxinanã, Lagoa Seca e Campina Grande com respectivamente: 4,57%, 6,47% e 88,15%, área total (A) de 3.541 ha e comprimento do curso d’água principal (L) de 19,6 km. O uso e ocupação do solo verificou crescimento urbano de 122% entre os anos de 1986 e 2007 e redução da vegetação primária em 76,14 %. Nos recursos hídricos apurou-se que os trechos de cabeceiras são ricos em nascentes e água doce com parâmetros físico-químicos desejáveis. O estudo avifaunístico revelou existência de 5,56% da avifauna brasileira, 12 espécies são endêmicas e uma ameaça de extinção. No contexto da mobilização foi reconhecida a inter-relação da Articulação e o avanço das ações em prol do riacho nos anos de sua existência. Concluiu que ainda se resguarda áreas do ecótono Caatinga-Mata Atlântica relativamente preservadas e que a intervenção educativa gerou ganhos institucionais, sociais, ambientais, econômicos, políticos, pedagógicos, culturais para além da conclusão da pesquisa. Como sugestão está um Norte mais claro para a urbe pautado no desafio de revitalizar o sistema em função da utopia de cidade eco inteligente para Campina Grande/PB.The idea of ―development" is in the World Vision center. In a globalized and multiple challenges to the planet human being education expresses the need to break with traditional models for teaching. In city management, decision making, expressed in understanding the world, not only represent the current state of popular culture, but the educational level of fertility. In Brazil, the growth of large cities has advanced historically devoid of social participation and to the detriment of the fertile areas. In the State of Paraíba, Campina Grande evolved from village to village and town to the areas of the Creek Watershed Watershed Piabas (MBHRP). Under the passivity of its population two thirds of generating highly urbanized watershed was socialized losses. In point against the situation, an affected collective started to question and given access to the natural resources of the watershed use and created the Interagency Coordination for Revitalization of Piabas, bringing together schools, churches, communities, NGOs and universities. The author became a member of the Joint. The reflection of the problematic allowed seeing intrinsic limitation in the educational and cultural grievances reviews standards being heeded the educational intervention. In this context this thesis occurred in the joint environment and aimed to highlight natural remnants and physical aspects of the ambience Piabas within an educational proposal. The specific objectives focused on four points of inquiry, namely: a) morphometry and use and occupation; b) water resources; c) avifauna composition; d) mobilize the collective. Participant observation was carried out for 36 months (January 2011 to February 2014) and involved a mix of strategies between the exact social sciences, natural, and cognitive, and environmental education as integrating axis of teaching, research and extension. The sensitization process occurred at all stages of ligand field and city and subsidizing commons: teaching materials, scientific publications, meetings, exhibitions, educational shows, scavenger hunts, nature walks, planting seedlings, cleaning task forces, workshops, participation in local programs , lectures, roundtables, media communication. For purposes of analysis of the hypothesis that "the collective attitude of caring for nature can be improved over time due to the increase of educational background in the social fabric" two distinct periods were compared: 1988-2010, a period known as pre-articulation 2011-2013 and the post-emergence period of Articulation. The results highlighted that the watershed morphometry belongs to municipalities Puxinanã, and Campina Grande Lagoa Seca with respectively 4.57%, 6.47% and 88.15%, total area (A) of 3,541 ha and stroke length d 'water main (L) of 19.6 km. The use and occupation of land found urban growth of 122 % between 1986 and 2007 and decreased vegetation in primary 76.14%. In water it was found that the extracts are rich in headwater streams and freshwater with desirable physicochemical parameters. The study revealed the existence of avifaunístico 5.56 % of Brazilian birds, 12 species are endemic and threatened extinction. In the context of mobilization was recognized the interrelationship of articulation and advancement of the shares in favor of the creek in the years of its existence. Concluded that still protects areas of the Caatinga, Atlantic Forest ecotone relatively preserved and that the educational intervention has generated institutional, social, environmental, economic, political, educational, cultural gains beyond the conclusion of the research. As a suggestion is clearer for the metropolis ruled the challenge of revitalizing the system as a function of utopia smart eco city to Campina Grande / PB one North.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISUFCGSOUZA, Enio Pereira de.SOUZA, E. P.SILVA, Mônica Maria Pereira da.KONIG, Annemarie.FARIAS, Soahd Arruda Rached.SOUSA, Cidoval Morais de.RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.20142021-01-08T15:11:10Z2021-01-082021-01-08T15:11:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. 2014. 114f. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-24T21:37:35Zoai:localhost:riufcg/17018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-24T21:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. Hydrographic microbasin as an instrument of environmental education in the articulation for the vitalization of the Riacho das Piabas / PB. |
title |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. |
spellingShingle |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. Bacia Hidrográfica Educação Ambiental Manejo Ecológico Emancipação Cidadã Watersheds Ecological Management Environmental Education Attitude Recursos Naturais |
title_short |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. |
title_full |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. |
title_fullStr |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. |
title_full_unstemmed |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. |
title_sort |
Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. |
author |
RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. |
author_facet |
RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Enio Pereira de. SOUZA, E. P. SILVA, Mônica Maria Pereira da. KONIG, Annemarie. FARIAS, Soahd Arruda Rached. SOUSA, Cidoval Morais de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bacia Hidrográfica Educação Ambiental Manejo Ecológico Emancipação Cidadã Watersheds Ecological Management Environmental Education Attitude Recursos Naturais |
topic |
Bacia Hidrográfica Educação Ambiental Manejo Ecológico Emancipação Cidadã Watersheds Ecological Management Environmental Education Attitude Recursos Naturais |
description |
A ideia de ―desenvolvimento‖ está no centro da visão do mundo. No planeta globalizado e com múltiplos desafios ao Ser Humano a educação manifesta a necessidade de romper com modelos tradicionais para o ensino. Na gestão das cidades, as tomadas de decisão, manifestadas na compreensão de mundo, representam não somente o estado atual da cultura do povo, mas o nível de fertilidade educacional. No Brasil, o crescimento de urbes avançou historicamente desprovido de participação social e em detrimento das áreas férteis. No Estado da Paraíba, Campina Grande evoluiu de povoado à vila e cidade sobre os domínios da Microbacia Hidrográfica Riacho das Piabas (MBHRP). Sob a passividade de sua população 2/3 da microbacia foram urbanizados gerando prejuízos altamente socializados. Em contra ponto a situação, um coletivo afetado passou a questionar o acesso e uso dado aos recursos naturais da microbacia e criou a Articulação Interinstitucional pela Revitalização do Piabas, congregando escolas, igrejas, comunidades, ONGs e universidades. O Autor se fez membro da Articulação. A reflexão da problemática permitiu enxergar padrões intrínsecos à limitação educacional e cultural nos agravos avaliados, sendo acatada a intervenção educacional. Neste contexto a presente tese ocorreu no ambiente da Articulação e teve como objetivo principal evidenciar remanescências naturais e aspectos físicos da ambiência do Piabas dentro de uma proposta educativa. Os objetivos específicos enfocaram quatro pontos de investigação, a saber: a) morfometria e uso e ocupação do solo; b) recursos hídricos; c) composição avifaunística; d) mobilização do coletivo. A pesquisa participante foi realizada durante 36 meses (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014) e envolveu um mix de estratégias entre as ciências exatas, naturais, sociais e cognitivas, tendo a educação ambiental como eixo integrador de ensino, pesquisa e extensão. O processo de sensibilização ocorreu em todas as fases ligando campo e cidade e subsidiando bens comuns: materiais pedagógicos, publicações científicas, reuniões, exposições, mostras pedagógicas, gincanas, caminhadas ecológicas, plantio de mudas, mutirões de limpeza, oficinas, participação em programas locais, palestras, mesas redondas, comunicação pela mídia. Para efeito de analise da hipótese em que ―a atitude coletiva de cuidar da natureza pode ser melhorada com o tempo em função do incremento da base educativa no tecido social‖ foram comparados dois períodos distintos: de 1988 a 2010, período denominado de pré-articulação e de 2011 a 2013 o período pós-surgimento da Articulação. Como resultados destacou a morfometria que a microbacia pertence aos municípios Puxinanã, Lagoa Seca e Campina Grande com respectivamente: 4,57%, 6,47% e 88,15%, área total (A) de 3.541 ha e comprimento do curso d’água principal (L) de 19,6 km. O uso e ocupação do solo verificou crescimento urbano de 122% entre os anos de 1986 e 2007 e redução da vegetação primária em 76,14 %. Nos recursos hídricos apurou-se que os trechos de cabeceiras são ricos em nascentes e água doce com parâmetros físico-químicos desejáveis. O estudo avifaunístico revelou existência de 5,56% da avifauna brasileira, 12 espécies são endêmicas e uma ameaça de extinção. No contexto da mobilização foi reconhecida a inter-relação da Articulação e o avanço das ações em prol do riacho nos anos de sua existência. Concluiu que ainda se resguarda áreas do ecótono Caatinga-Mata Atlântica relativamente preservadas e que a intervenção educativa gerou ganhos institucionais, sociais, ambientais, econômicos, políticos, pedagógicos, culturais para além da conclusão da pesquisa. Como sugestão está um Norte mais claro para a urbe pautado no desafio de revitalizar o sistema em função da utopia de cidade eco inteligente para Campina Grande/PB. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2021-01-08T15:11:10Z 2021-01-08 2021-01-08T15:11:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018 RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. 2014. 114f. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018 |
identifier_str_mv |
RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. Microbacia hidrográfica como instrumento de educação ambiental na articulação pela vitalização do Riacho das Piabas/PB. 2014. 114f. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744477607165952 |