O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Cíntia dos Santos.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos.
id UFCG_96a7b125298595328ab3e815653c596f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31520
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.The opinion text genre in portuguese textbooks used in 4o and 5o grades in elementary school: a analysis of textual production conditions.Texto de opiniãoCondições de produção textualLivro didáticoEnsino-aprendizagemOpinion textText production conditionsTextbookTeaching-learningEducação.Linguística.O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos.This article presents investigation results concerning the textual production conditions in Portuguese textbooks, used in 4º and 5º grades in elementary school. It is an interpretative and descriptive study, developed through bibliography revision and documental analysis, based on theoretical and methodological references of a discursive and interactionist language and written language teaching conception. Such references have guided not only the research conception and development, but also the corpus analysis. The data makes clear that the analysed books propose activities and strategies in which the main conditions needed for the opinion text genre comprehension and production are observed, although part of this information is only found in the teacher’s guide. It is suggested that this information should also be included in the student’s book. In conclusion, the reviewed books encourage the teaching-learning practices development, which gives meaning to the students’ written production.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T18:03:21Z2023-08-212023-08-21T18:03:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520TAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520porTAVARES, Cíntia dos Santos.SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T18:03:46Zoai:localhost:riufcg/31520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T18:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
The opinion text genre in portuguese textbooks used in 4o and 5o grades in elementary school: a analysis of textual production conditions.
title O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
spellingShingle O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
TAVARES, Cíntia dos Santos.
Texto de opinião
Condições de produção textual
Livro didático
Ensino-aprendizagem
Opinion text
Text production conditions
Textbook
Teaching-learning
Educação.
Linguística.
title_short O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
title_full O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
title_fullStr O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
title_full_unstemmed O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
title_sort O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
author TAVARES, Cíntia dos Santos.
author_facet TAVARES, Cíntia dos Santos.
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
author_role author
author2 SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, Cíntia dos Santos.
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Texto de opinião
Condições de produção textual
Livro didático
Ensino-aprendizagem
Opinion text
Text production conditions
Textbook
Teaching-learning
Educação.
Linguística.
topic Texto de opinião
Condições de produção textual
Livro didático
Ensino-aprendizagem
Opinion text
Text production conditions
Textbook
Teaching-learning
Educação.
Linguística.
description O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-21T18:03:21Z
2023-08-21
2023-08-21T18:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
TAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
identifier_str_mv TAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591116566528