Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Cleide Soares de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de pesquisa de reconstrução do processo histórico da normalista do Colégio Normal Francisca Mendes no período de 1970 a 1990, da cidade de Catolé do Rocha na Paraíba, analisando sua representatividade social, enfatizando a questão de gênero nesta profissão de atuação predominantemente feminina. A pesquisa centra-se na possibilidade de discutir o papel da Normalista na sociedade de Catolé de Rocha, partindo da busca de conhecer os motivos que as conduzem a escolha dessa profissão, considerando a relação existente no processo de conservação e mudança ao longo do tempo, bem como, a relevância social dada à normalista no referido contexto. Para tanto, optaremos para realização da pesquisa por uma revisão bibliográfica que aprofunde a temática abordada, além de fazer uso da história oral recorrendo a sujeitos que fizeram parte do processo de formação no recorte histórico contemplado na pesquisa, analisando os discursos. Este estudo se torna relevante em decorrência da necessidade de pesquisar a questão de gênero na formação docente em seus mais variados aspectos detectando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer de sua história, a fim de que esse estudo possa proporcionar a reflexão do arcabouço social, cultural e histórico desse período. A viabilidade da pesquisa será permitida pela minha vivência como aluna e professora da referida instituição, o que poderá garantir o livre acesso as fontes documentais e, aos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da vasta literatura condizente com o tema abordado, o que irá contribuir com subsídios teóricos. Assim o movimento historiográfico recente valoriza as produções no nível local e regional, possibilitando ao historiador (a) lidar com as diferenças, impasses e multiplicidades, dando-nos a idéia de que a História é também feita com a participação de sujeitos sociais e estes não foram apenas figurantes no seu tempo, mas sim atores que empreenderam um fazer histórico.
id UFCG_978892df2a88ff9d3f4d01ab902ce814
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34028
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).Colégio Normal Francisca Mendes: the role of the normalist in Catholic society (1970-1990).NormalistasColégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PBMemórias da escolaGênero - NormalistasHistória oralCatolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca MendesEscola NormalEducação e sociedadeGênero na formação docenteQuestão de gênero - educaçãoHistória da EducaçãoNormalistsColégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PBSchool memoriesGender - NormalistsOral historyCatolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca MendesNormal SchoolEducation and societyGender in teacher trainingGender issue - educationHistory of EducationHistória.Educação.O presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de pesquisa de reconstrução do processo histórico da normalista do Colégio Normal Francisca Mendes no período de 1970 a 1990, da cidade de Catolé do Rocha na Paraíba, analisando sua representatividade social, enfatizando a questão de gênero nesta profissão de atuação predominantemente feminina. A pesquisa centra-se na possibilidade de discutir o papel da Normalista na sociedade de Catolé de Rocha, partindo da busca de conhecer os motivos que as conduzem a escolha dessa profissão, considerando a relação existente no processo de conservação e mudança ao longo do tempo, bem como, a relevância social dada à normalista no referido contexto. Para tanto, optaremos para realização da pesquisa por uma revisão bibliográfica que aprofunde a temática abordada, além de fazer uso da história oral recorrendo a sujeitos que fizeram parte do processo de formação no recorte histórico contemplado na pesquisa, analisando os discursos. Este estudo se torna relevante em decorrência da necessidade de pesquisar a questão de gênero na formação docente em seus mais variados aspectos detectando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer de sua história, a fim de que esse estudo possa proporcionar a reflexão do arcabouço social, cultural e histórico desse período. A viabilidade da pesquisa será permitida pela minha vivência como aluna e professora da referida instituição, o que poderá garantir o livre acesso as fontes documentais e, aos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da vasta literatura condizente com o tema abordado, o que irá contribuir com subsídios teóricos. Assim o movimento historiográfico recente valoriza as produções no nível local e regional, possibilitando ao historiador (a) lidar com as diferenças, impasses e multiplicidades, dando-nos a idéia de que a História é também feita com a participação de sujeitos sociais e estes não foram apenas figurantes no seu tempo, mas sim atores que empreenderam um fazer histórico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T10:17:05Z2024-01-222024-01-22T10:17:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 321-330. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028porSOUSA, Maria Cleide Soares de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T10:17:30Zoai:localhost:riufcg/34028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T10:17:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
Colégio Normal Francisca Mendes: the role of the normalist in Catholic society (1970-1990).
title Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
spellingShingle Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
SOUSA, Maria Cleide Soares de.
Normalistas
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
Memórias da escola
Gênero - Normalistas
História oral
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Escola Normal
Educação e sociedade
Gênero na formação docente
Questão de gênero - educação
História da Educação
Normalists
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
School memories
Gender - Normalists
Oral history
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Normal School
Education and society
Gender in teacher training
Gender issue - education
History of Education
História.
Educação.
title_short Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
title_full Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
title_fullStr Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
title_full_unstemmed Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
title_sort Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).
author SOUSA, Maria Cleide Soares de.
author_facet SOUSA, Maria Cleide Soares de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Maria Cleide Soares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Normalistas
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
Memórias da escola
Gênero - Normalistas
História oral
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Escola Normal
Educação e sociedade
Gênero na formação docente
Questão de gênero - educação
História da Educação
Normalists
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
School memories
Gender - Normalists
Oral history
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Normal School
Education and society
Gender in teacher training
Gender issue - education
History of Education
História.
Educação.
topic Normalistas
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
Memórias da escola
Gênero - Normalistas
História oral
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Escola Normal
Educação e sociedade
Gênero na formação docente
Questão de gênero - educação
História da Educação
Normalists
Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB
School memories
Gender - Normalists
Oral history
Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes
Normal School
Education and society
Gender in teacher training
Gender issue - education
History of Education
História.
Educação.
description O presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de pesquisa de reconstrução do processo histórico da normalista do Colégio Normal Francisca Mendes no período de 1970 a 1990, da cidade de Catolé do Rocha na Paraíba, analisando sua representatividade social, enfatizando a questão de gênero nesta profissão de atuação predominantemente feminina. A pesquisa centra-se na possibilidade de discutir o papel da Normalista na sociedade de Catolé de Rocha, partindo da busca de conhecer os motivos que as conduzem a escolha dessa profissão, considerando a relação existente no processo de conservação e mudança ao longo do tempo, bem como, a relevância social dada à normalista no referido contexto. Para tanto, optaremos para realização da pesquisa por uma revisão bibliográfica que aprofunde a temática abordada, além de fazer uso da história oral recorrendo a sujeitos que fizeram parte do processo de formação no recorte histórico contemplado na pesquisa, analisando os discursos. Este estudo se torna relevante em decorrência da necessidade de pesquisar a questão de gênero na formação docente em seus mais variados aspectos detectando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer de sua história, a fim de que esse estudo possa proporcionar a reflexão do arcabouço social, cultural e histórico desse período. A viabilidade da pesquisa será permitida pela minha vivência como aluna e professora da referida instituição, o que poderá garantir o livre acesso as fontes documentais e, aos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da vasta literatura condizente com o tema abordado, o que irá contribuir com subsídios teóricos. Assim o movimento historiográfico recente valoriza as produções no nível local e regional, possibilitando ao historiador (a) lidar com as diferenças, impasses e multiplicidades, dando-nos a idéia de que a História é também feita com a participação de sujeitos sociais e estes não foram apenas figurantes no seu tempo, mas sim atores que empreenderam um fazer histórico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-22T10:17:05Z
2024-01-22
2024-01-22T10:17:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 321-330. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
identifier_str_mv SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 321-330. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609818968064