Desenvolvimento do ambiente virtual do experimento transformadores de potência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27624 |
Resumo: | A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) oferta, por meio da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica (EE), a disciplina de Equipamentos Elétricos de cinco créditos. Quatro créditos são destinados às atividades teóricas e um crédito para as atividades laboratoriais. Com a pandemia pelo COVID-19, as atividades laboratoriais não puderam mais ser realizadas presencialmente, tornando inviável a oferta da disciplina pelo Departamento de Engenharia Elétrica, uma vez que para fixar o conhecimento teórico faz-se necessário realizar a aplicação do conhecimento na prática. A alternativa apresentada para viabilizar a oferta desta disciplina foi reunir uma força tarefa constituída por alunos de graduação, alunos de pós-graduação, voluntários e o professor da disciplina para transformar as atividades presenciais em atividades remotas. Foram desenvolvidos, em duas dimensões, todos os experimentos que seriam realizados no prédio do Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG. Com o objetivo de otimizar experimentos como o de inspeção visual de um transformador de potência, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente virtual base para a elaboração de uma plataforma para realização do experimento Transformadores de Potência em três dimensões. Nesta plataforma, as atividades que seriam realizadas na modalidade de ensino presencial, com o equipamento elétrico em foco, poderiam ser realizadas na modalidade de ensino remoto sem fazer uso de apenas fotografias tal como foi realizado na simulação em duas dimensões. Assim, foram desenvolvidos todos os ambientes do prédio em que funciona o LAT, com a aplicação do software Unity 3D, a fim de simular cada etapa que seria realizada presencialmente: desde a entrada do aluno no prédio do laboratório até a possibilidade de manusear os instrumentos de medição e de visualização dispostos na plataforma 3D e que podem ser aplicados da primeira à última atividade relacionada ao experimento Transformadores de Potência. Por se constituir em uma base para a simulação das atividades presenciais, conclui-se que os resultados obtidos com o desenvolvimento da plataforma virtual em três dimensões foram satisfatórios. |
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Desenvolvimento do ambiente virtual do experimento transformadores de potência.Development of the virtual environment of the power transformers experiment.Ambiente virtual de experimentoTransformadores de potência - experimento em ambiente virtualDesenvolvimento de jogosPlataforma virtualAmbiente virtual de aprendizagem - jogosSoftware Unity 3DSoftware Virtual Studio CodeSoftware Fuse CCLinguagem de programação C#Laboratório de Alta Tensão - UFCGAtividades laboratoriais remotas - pandemia de COVID-19Simulação de atividades presenciaisVirtual experiment environmentPower transformers - experiment in a virtual environmentGame developmentVirtual platformVirtual learning environment - gamesUnity 3D SoftwareVirtual Studio Code SoftwareFuse CC SoftwareC# programming languageHigh Voltage Laboratory - UFCGRemote laboratory activities - COVID-19 pandemicSimulation of face-to-face activitiesEngenharia Elétrica.A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) oferta, por meio da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica (EE), a disciplina de Equipamentos Elétricos de cinco créditos. Quatro créditos são destinados às atividades teóricas e um crédito para as atividades laboratoriais. Com a pandemia pelo COVID-19, as atividades laboratoriais não puderam mais ser realizadas presencialmente, tornando inviável a oferta da disciplina pelo Departamento de Engenharia Elétrica, uma vez que para fixar o conhecimento teórico faz-se necessário realizar a aplicação do conhecimento na prática. A alternativa apresentada para viabilizar a oferta desta disciplina foi reunir uma força tarefa constituída por alunos de graduação, alunos de pós-graduação, voluntários e o professor da disciplina para transformar as atividades presenciais em atividades remotas. Foram desenvolvidos, em duas dimensões, todos os experimentos que seriam realizados no prédio do Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG. Com o objetivo de otimizar experimentos como o de inspeção visual de um transformador de potência, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente virtual base para a elaboração de uma plataforma para realização do experimento Transformadores de Potência em três dimensões. Nesta plataforma, as atividades que seriam realizadas na modalidade de ensino presencial, com o equipamento elétrico em foco, poderiam ser realizadas na modalidade de ensino remoto sem fazer uso de apenas fotografias tal como foi realizado na simulação em duas dimensões. Assim, foram desenvolvidos todos os ambientes do prédio em que funciona o LAT, com a aplicação do software Unity 3D, a fim de simular cada etapa que seria realizada presencialmente: desde a entrada do aluno no prédio do laboratório até a possibilidade de manusear os instrumentos de medição e de visualização dispostos na plataforma 3D e que podem ser aplicados da primeira à última atividade relacionada ao experimento Transformadores de Potência. Por se constituir em uma base para a simulação das atividades presenciais, conclui-se que os resultados obtidos com o desenvolvimento da plataforma virtual em três dimensões foram satisfatórios.The Federal University of Campina Grande (UFCG) offers, through the curriculum of the undergraduate course in Electrical Engineering (EE), the subject of Electrical Equipment of five credits. Four credits are for theoretical activities and one credit for laboratory activities. With the COVID-19 pandemic, laboratory activities could no longer be carried out in person, making it impossible to offer the discipline by the Department of Electrical Engineering, since to establish theoretical knowledge it is necessary to apply the knowledge in practice. The alternative presented to make the offer of this discipline viable was to gather a task force made up of undergraduate students, graduate students, volunteers and the professor of the discipline to transform face-to-face activities into remote activities. All the experiments that would be carried out in the building of the High Voltage Laboratory (LAT) at UFCG were developed in two dimensions. In order to optimize experiments such as the visual inspection of a power transformer, it was proposed the development of a base virtual environment for the development of a platform to carry out the Power Transformers experiment in three dimensions. On this platform, the activities that would be carried out in the face-to-face teaching modality, with the electrical equipment in focus, could be carried out in the remote teaching modality without using only photographs, as was done in the two-dimensional simulation. Thus, all environments of the building in which the LAT works were developed, with the application of Unity 3D software, in order to simulate each step that would be carried out in person: from the student's entry into the laboratory building to the possibility of handling the instruments measurement and visualization tools arranged on the 3D platform and which can be applied from the first to the last activity related to the Power Transformers experiment. As it constitutes a basis for the simulation of face-to-face activities, it is concluded that the results obtained with the development of the virtual platform in three dimensions were satisfactory.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGCOSTA, Edson Guedes da.COSTA, E. G.http://lattes.cnpq.br/3930289115658143LIRA, George Rossany Soares de.LIRA, G. R. 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A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) oferta, por meio da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica (EE), a disciplina de Equipamentos Elétricos de cinco créditos. Quatro créditos são destinados às atividades teóricas e um crédito para as atividades laboratoriais. Com a pandemia pelo COVID-19, as atividades laboratoriais não puderam mais ser realizadas presencialmente, tornando inviável a oferta da disciplina pelo Departamento de Engenharia Elétrica, uma vez que para fixar o conhecimento teórico faz-se necessário realizar a aplicação do conhecimento na prática. A alternativa apresentada para viabilizar a oferta desta disciplina foi reunir uma força tarefa constituída por alunos de graduação, alunos de pós-graduação, voluntários e o professor da disciplina para transformar as atividades presenciais em atividades remotas. Foram desenvolvidos, em duas dimensões, todos os experimentos que seriam realizados no prédio do Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG. Com o objetivo de otimizar experimentos como o de inspeção visual de um transformador de potência, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente virtual base para a elaboração de uma plataforma para realização do experimento Transformadores de Potência em três dimensões. Nesta plataforma, as atividades que seriam realizadas na modalidade de ensino presencial, com o equipamento elétrico em foco, poderiam ser realizadas na modalidade de ensino remoto sem fazer uso de apenas fotografias tal como foi realizado na simulação em duas dimensões. Assim, foram desenvolvidos todos os ambientes do prédio em que funciona o LAT, com a aplicação do software Unity 3D, a fim de simular cada etapa que seria realizada presencialmente: desde a entrada do aluno no prédio do laboratório até a possibilidade de manusear os instrumentos de medição e de visualização dispostos na plataforma 3D e que podem ser aplicados da primeira à última atividade relacionada ao experimento Transformadores de Potência. Por se constituir em uma base para a simulação das atividades presenciais, conclui-se que os resultados obtidos com o desenvolvimento da plataforma virtual em três dimensões foram satisfatórios. |
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