Relatório final do estágio supervisionado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AYRES, Maria Luisa Caribé.
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21379
Resumo: Os materiais usados na pavimentação rodoviária tem de possuir, como e evidente, características apropriadas, e é frequente os terrenos existentes no local não satisfazerem as especificações exigidas para sua utilização. O engenheiro tem então a sua escolha duas soluções: substituir esses materiais por outros convenientementes ou corrigi-los de modo a conferir-lhes as características necessárias, por meio de um método adequado de estabilização física, química ou de outro tipo. Entre os processos de estabilização química pode-se contar com cimento, cal e outros agentes. A rigor, a estabilização química e o processo em que se observa uma reação química entre o solo, ou algumas de suas frações constituintes e o agente estabilizante utilizado; ou ainda o agente estabilizante poderá atuar no sentido de provocar a reação entre algumas das frações constituintes do solo. Consequentemente, a ação do agente estabilizante, provara uma modificação nas qualidades do solo tornando-o pouco sensível a água e aumentando sua resistência de forma permanente. Nos processos de estabilização física utiliza-se a aplicação de uma energia externa. Este tipo de estabilização inclui, por exemplo, a correção granulométrica de um solo ou agregado de modo que a granulometria resultante esteja enquadrada nas especificações vigentes. O exemplo mais comum de estabilização física e o processo de compactação. Um outro processo e a estabilização físico-química, no qual um aditivo origina mudanças tanto físicas quanto químicas na estrutura do solo. Um produto asfáltico, quando usado como aditivo, atua basicamente como agente coesivo, quando em contato com solos granulares, enquanto que, quando atuando em solos coesivos, sua ação e basicamente impermeabilizante, embora possa ocorrer alguma reação química. A escolha do método a utilizar dependera de muitos fatores, entre os quais destacam-se as propriedades intrísias do solo, disponibilidade de material estabilizante, custo e "Know-how" sobre esses processos. Recentemente foi iniciado no Brasil, um programa de construção de rodovias de baixo custo, no qual três dos tipos de pavimentos a ser estudado, seria o constituído de um solo estabilizado com cal, cimento e emulsão alfástica. Apesar de já existirem muitas rodovias construídas com esses tipos de pavimentos, pode ser sentida uma deficiência muito grande, principalmente no que diz respeito a metodologia empregada. É importante portanto que se intensifique as pesquisas, sobre sistemas solo-emulsão asfáltica, solo-cal e solo-cimento afim de se estabelecer uma metodologia mais racional tanto para o dimensionamento, como para estudos de laboratório, procurando-se, aproximá-los o mais possível, das condições reais a que as misturas estarão sujeitas durante sua vida útil.
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