Três vezes nêga do cabelo duro: uma nova versão para uma velha canção.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28398 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a música pode ser uma das formas de naturalização e propagação do racismo na sociedade, ao representar as mulheres negras por meio de estereótipos, depreciando e inferiorizando o seu cabelo, característica distinta de sua ancestralidade. O objeto de nossa investigação consistirá em três músicas de períodos distintos (1942, 1985, 2011), abordando o contexto de sua produção e como expõem a ideia da “nêga do cabelo duro em suas letras”, relacionando tais composições às discussões sobre igualdade racial e étnica e manifestações de racismo no Brasil. |
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Três vezes nêga do cabelo duro: uma nova versão para uma velha canção.Twice a nigger with hard hair: a new version of an old song.Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisCanção Nêga do cabelo duroRacismoCabelo e racismoMúsica e racismoMulheres negras - representação na músicaEstereótipos - mulheres negrasEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsHard Hair Nêga SongRacismHair and racismMusic and racismBlack women - representation in musicStereotypes - black womenHistóriaEsta pesquisa tem por objetivo analisar como a música pode ser uma das formas de naturalização e propagação do racismo na sociedade, ao representar as mulheres negras por meio de estereótipos, depreciando e inferiorizando o seu cabelo, característica distinta de sua ancestralidade. O objeto de nossa investigação consistirá em três músicas de períodos distintos (1942, 1985, 2011), abordando o contexto de sua produção e como expõem a ideia da “nêga do cabelo duro em suas letras”, relacionando tais composições às discussões sobre igualdade racial e étnica e manifestações de racismo no Brasil.This research aims to analyze how music can be one of the forms of naturalization and propagation of racism in society by representing black women through stereotypes, depreciating and lowering their hair, a characteristic distinct from their ancestry. The object of our investigation will consist of three songs from different periods (1942, 1985, 2011), addressing the context of their production and how they expose the idea of "nêga do cabelo duro", relating such compositions to the discussions on racial equality and ethnic and manifestations of racism in Brazil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUSA JÚNIOR, José Pereira de.SOUSA JÚNIOR, J. P.CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. C. B.PEREIRA, Maria do Socorro.2019-06-132022-12-19T21:22:20Z2022-12-192022-12-19T21:22:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28398PEREIRA, Maria do Socorro. Três vezes nêga do cabelo duro: uma nova versão para uma velha canção. 2019. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-19T21:24:06Zoai:localhost:riufcg/28398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-19T21:24:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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